Enter Title

A adoção de soluções próprias relativas à organização do ano escolar surge, no âmbito da publicação da Portaria n.º 235/2021, de 10 de maio, alterada pela Portaria n.º 357/2021, de 29 de junho.

A EB1/PE das Figueirinhas, aderiu ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), no ano letivo 2017/2018. O PAFC possibilitou experienciar novas metodologias, diversificar práticas educativas e outras formas de organização e planeamento. É consensual o sentimento de querer continuar a repensar a relação pedagógica, explorando, cada vez mais o trabalho interdisciplinar que deve responder aos problemas dos alunos e da comunidade, mobilizando conhecimentos das diferentes componentes do currículo, articulando saberes tradicionais, científicos e tecnológicos.

A missão da escola, explanada no Projeto Educativo, tem funcionado como princípio orientador da organização e gestão da Escola: “o sucesso educativo das nossas crianças/alunos que resultará da prestação de um serviço de rigor e excelência, investir-se-á na diversificação de respostas educativas e no estabelecimento de parcerias estratégicas. A exploração das capacidades das nossas crianças/alunos conduzirá à formação de cidadãos cultos, criativos, responsáveis, solidários e com espírito crítico. Assim se cumprirá a missão de contribuirmos para uma sociedade mais justa, solidária e democrática.” Esta premissa exige que o sucesso resulte de aprendizagens efetivas e significativas, que se traduzem em conhecimentos consolidados e mobilizados, bem como o desenvolvimento de competências que contribuam para uma cidadania plena.

EB1/PE das Figueirinhas