Este projeto privilegia o modelo híbrido de educação que permite diferentes modalidades de atividades e de formas de aprender, de modo que todas interagem entre si e se complementam para melhorar a aprendizagem dos alunos. As modalidades que figuram no ensino híbrido são:
• On-school: refere-se ao que o aluno faz no espaço da escola, na interação entre professores e colegas nas aulas presenciais.
• On-line: são as atividades que o aluno faz com a escola, em tempo real, porém com o uso de tecnologias de forma síncrona, como nas aulas on-line.
• On-time: o que aluno faz além da escola, de modo autónomo e personalizado conforme o seu interesse, no tempo e espaço que escolher, fazendo uso da tecnologia de forma assíncrona.
O PROJETO PRETENDE:
- Inovar o modelo tradicional de ensino juntando a tecnologia e a educação, criando um modelo híbrido (presencial e remoto), em que os dois modelos se complementem, tornando a aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada;
- Aliar a utilização de tecnologias digitais de comunicação e informação à educação, onde o foco da tecnologia educacional não está sobre os dispositivos tecnológicos em si, mas sobre as práticas que o seu uso possibilita, como comunicação mais assertiva e acesso mais amplo à informação;
- Encontrar e preparar métodos e materiais educacionais online e atividades interativas, que possam ser incorporados no processo educativo quotidiano, de modo a serem utilizados inclusivamente na metodologia de ensino à distância;
- Aprimorar as aptidões didáticas dos professores com métodos inovadores de aprendizagem híbrida, com foco nas disciplinas ligadas às artes, através de troca de experiências, realização de pesquisas e convites a especialistas para debater os temas;
- Melhorar as competências pedagógicas dos professores, apresentando a importância de transformar os seus papéis de instrutores em facilitadores, aprendendo a confiar nas crianças e a aumentar-lhes a motivação em vez de lhes transmitir ordens;
- Promover a aprendizagem online onde parte do papel cabe aos alunos, dando-lhes autonomia e responsabilidade sobre o que eles aprendem, incluindo o tempo, o lugar, o ritmo e o curso que eles tomam;
- Estimular nos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais em todas as áreas do conhecimento.