Educação Física  Educação Física Minimizar

Projeto de Convivialidade, Ética e Mediação Escolar

Ao longo do presente ano letivo, foram desenvolvidos em algumas aulas de Educação Física do 1°Ciclo, os Jogos da Prevenção, no âmbito do Projeto de Convivialidade, Ética e Mediação Escolar.

A aplicação deste projeto foi uma mais-valia no reforço da estimulação do desenvolvimento de competências de vida das nossas crianças, nomeadamente: relacionamento interpessoal, a tomada de decisão assertiva e a resistência dos pares, através de um conjunto de dinâmicas psicofísicas, potenciadoras de comportamentos saudáveis, redutores de comportamentos aditivos e dependências. Todos os alunos mostraram entusiasmo na realização destes Jogos da Prevenção.

Todos os alunos do 1.º Ciclo tiveram oportunidade de experimentar alguns jogos de iniciação ao Badminton, numa sessão dinamizada pelo professor André. As crianças gostaram muito desta vivência.

Realizou-se dia 24 de janeiro de 2023 a atividade do "Andebol e Ultimate Frisbee”, organizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar. A nossa escola foi representada pelos alunos do 3.º B e 4.º anos de escolaridade, os quais mostraram entusiasmo no decorrer dos jogos.

No dia 3 de fevereiro realizou-se a atividade desportiva "Ténis de Campo", na Quinta Magnólia, organizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar em parceria com a Associação de Ténis da Madeira. Os 10 alunos selecionados para representar a escola adoraram a experiência! Parabéns aos nossos atletas pelo empenho e entusiasmo demonstrados no decorrer de todos os jogos realizados!

Multiatividades Desportivas

Mais uma tarde fantástica com as Multiatividades Desportivas, nas quais participaram todos os alunos das turmas do 4° ano de escolaridade. Estas foram realizadas no Centro Náutico de São Lázaro, tendo sido proporcionado aos participantes diversas atividades: Laser Run e Tiro com flecha, Orientação, Canoagem, Sup, Snorkeling e Vela. No fim também deu para nadarem livremente, divertindo-se ainda mais. O grupo adorou a experiência!

CRES  CRES Minimizar

PROJETO C.R.E.S.

A nossa escola foi convidada a participar na segunda fase do projeto de investigação "Crescer com Saúde na Região Autónoma da Madeira", desenvolvido pela Universidade da Madeira e a Universidade do Porto, Secretaria Regional de Educação e Secretaria Regional dos Assuntos Sociais.

O objetivo principal desta pesquisa consistiu em recolher informação sobre a atividade física, desempenho motor, crescimento físico humano, estatuto socioeconómico e maturação biológica. Assim, participaram nesta pesquisa 16 alunos do pré escolar da Sala dos Peixinhos, nascidos no ano 2008.

Todos os alunos participaram com vontade e afinco em todas as provas propostas, apesar de se notar em alguns um pouco de timidez própria desta idade.

Resta referir que foi de vital importância a ajuda da Educadora Liliana na realização deste estudo.

clique na imagem para visualizar as fotografias

EB1/PE da Lourencinha - Câmara de Lobos