TIC  TIC Minimizar

 

O projeto «Aprender com o cinema» assenta na projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.

 Para cada um dos filmes projetados foi elaborado um guia didático para que os professores possam desenvolver um trabalho transdisciplinar que tem como ponto de partida a sétima arte, neste caso filmes do circuito comercial. Desta forma, o professor terá disponíveis diversas atividades que podem ser desenvolvidas em diversos momentos.

Antes da projeção, é essencial proporcionar ao aluno elementos chave que o ajudarão a compreender melhor o que vai ver, sem desvendar muito o desenrolar da história.

Por outro lado, o próprio visionamento numa sala de cinema, torna necessário que o professor dialogue com o aluno sobre o comportamento a adotar numa sala de cinema, como por exemplo: saber sentar-se, esperar o início da projeção, estar em silêncio para ouvir os diálogos, o uso dos alimentos e bebidas durante a projeção, a limpeza da sala, etc.

 

DIPLOMA DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC

 

Introdução

 

Hoje, mais do que nunca, é imprescindível que camadas tão amplas, quanto possível da população, adquiram, logo a partir do Ensino Básico, um conjunto de competências básicas em tecnologias da informação que lhes permitam, em última análise, um exercício pleno dos seus direitos de cidadania.

 

A Direção Regional de Educação, através da Direção Serviços de Tecnologias Educativas, entidade acreditada como instituição de certificação, informa que se torna pertinente a validação das competências básicas mínimas em TI.

 

Objetivos

-Promover o Diploma de Competências Básicas nas escolas;

- Propor a realização dos DCB para Pais/ Encarregados de Educação;

- Dotar os alunos do 4º ano do 1º ciclo, alunos do 2º e 3º ciclos e outros agentes da comunidade educativa da RAM com as competências Básicas em TI.

Destinatários

A certificação de Competências Básicas em Tecnologias de Informação destina-se aos alunos do 4º ano do 1º ciclo (inscritos na atividade de Enriquecimento Curricular - TIC), alunos 2º e 3º ciclos e Secundário e outros agentes da comunidade educativa da RAM.

 

 

Duração do exame

O DCB é obtido através da aprovação do exame, exclusivamente, prático, com uma duração máxima de 60 minutos.

Aos candidatos que obtenham aprovação deve ser atribuído o DCB, após a conclusão do exame de certificação.

 

Organização do DCB

A organização da certificação em cada escola é da responsabilidade do Coordenador TIC.

Calendarização

 

A atribuição do DCB decorrerá entre as datas 10/02/09 a 10/07/09

 

O exame visa avaliar as seguintes competências:

-Escrever, imprimir e guardar um texto;

- Pesquisar informação na Internet;

- Receber e enviar correio eletrónico.

 

Conteúdos

-Criar e nomear uma pasta;

- Digitar, gravar e imprimir um texto;

- Aceder à World Wide Web;

- Entrar num motor de busca;

- Pesquisar sobre um tema dado e imprimir páginas;

- Entrar na caixa de correio eletrónico;

- Ler uma mensagem e imprimi-la;

- Enviar uma mensagem, anexando o texto.

 

Todos os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição.

 

 

Para esclarecimento de dúvidas poderão contactar a Escola através

do telefone/fax:291 944282, do email: eb1pedalourencinha@gmail.com

ou diretamente o Coordenador TIC.

 


 

 
         

 

Antivírus 

 

SecurityEssentials

O novo antivírus da Microsoft.     

 

Download

 

Office

Open Office

Uma boa alternativa ao Office da Microsoft.     

Download

 

Editores de Imagem

Gimp

 O Gimp pode ser usado apenas como um programa de criação de imagem, assim como, pode ser usado por profissionais para manipular com elevada qualidade fotos e outros trabalhos gráficos.     

Download

PhotoFiltre

PhotoFiltre é uma fantástica aplicação de edição de imagem. Tem um interface limpo, sem complicar e ferramentas de altíssimo recorte técnico.

Download

 

PaintNet

Paint.NET é uma aplicação de edição de imagens e fotografia para Windows.

 

Download

 Fotoflexer

 Editor de imagens online.

    
Clica

aqui

 

Compactador/Descompactador

 

7Zip

 Se quer uma solução gratuita com qualidade para comprimir ou descomprimir os seus ficheiros, então opte por usar o 7-Zip. Suporta os formatos 7z, ZIP, CAB, RAR, ARJ, GZIP, BZIP2, TAR, CPIO, RPM e DEB. A sua taxa de compressão varia entre 30-50% melhor que o formato ZIP.

Download

 

PDFs

 

DoPdf

O doPDF é das mais recentes ferramentas para criar documentos em PDF, a partir de qualquer aplicação. Para isso, é criada uma impressora virtual, fácil de usar e com uma aparência bastante apelativa.

Download

Foxit

Esta é uma aplicação alternativa ao Adobe Reader. Com ela poderá de forma fácil ler os seus PDFs, converter os seus documentos em PDF e preencher formulários.

Download

 

Vídeo 

Movie Maket

 Movie Maket é um excelente editor de vídeo e de fácil utilização.

 

Download

SolveigMM

Com este programa poderá cortar qualquer parte de um vídeo.

Download

 

GomPlayer

O GOM Player é um leitor multimédia gratuito para sistemas operativos Windows. Umas das suas vantagens é o facto de incluir os mais populares codecs de áudio e vídeo pelo que o utilizador não terá de os instalar separadamente. Suporta diversos formatos de ficheiro entre os quais AVI, DAT, MPEG, DivX, XviD, WMV, ASF, entre outros, e ainda FLV, sendo por isso capaz de reproduzir vídeos obtidos de sites como o YouTube.

 

Download

 

Áudio

Audacity

Esta aplicação de edição de áudio, serve para gravar sons, reproduzir músicas, importar e exportar ficheiros WAV, AIFF e MP3 e muitas outras opções no tratamento de áudio. Pode ser usada para editar som, cortar, copiar e colar fragmentos áudio, com a possibilidade de retroceder para qualquer ponto anterior. Misturar músicas ou aplicar efeitos existentes na lista disponível. Gravar também o áudio da Internet de forma simples.

Download

 
Vídeo e Áudio

Format Factory

A melhor ferramenta de conversão multimédia. Format Factory é uma aplicação que obrigatoriamente deve constar no seu kit multimédia. Com os milhares de formatos existentes no mundo do som e imagem, é bem possível que mais tarde ou mais cedo, esbarre com um formato impossível de abrir ou exportar. Para isso e para muitas outras funções, nada como converter o formato para outro que lhe seja útil.

  Download

VDownloader Programa para realizar downloads do youtube. 

Download

 

 

Prezi

Prezi, criação de apresentações multimédia.  Link

Wix

Wix, criação online de websites em flash.

Link

Calaméo

Publicações digitais. Link

 

 MY STUDIO : Criação de quizes.

SKYDRIVE / FILEQUBE / DROPBOX : Armazenamento de ficheiros.

 

 

VÍRUS

Programa malicioso que pode danificar ficheiros e, até mesmo, o disco rígido do computador. Os vírus agregam-se a determinados programas e ficheiros que, quando estes arrancam, o vírus atua, propagando, assim, uma infeção. As formas mais comuns de propagação são através dos dispositivos de armazenamento amovíveis e ficheiros enviados por email.

               

WORM (Verme)

Programa malicioso, semelhante ao vírus, que se propaga dentro de um computador, originando cópias de si mesmo. Replica-se automaticamente e multiplica-se com tanta rapidez que pode provocar danos irreversíveis no equipamento.

 

TROJAN (Cavalo de Tróia)

Programa malicioso que contém um pacote de vírus que, geralmente, é utilizado para destruir um computador. Os trojans são disfarçados de programas legítimos, não criam réplicas de si  e são instalados, diretamente, no computador com o intuito de executar operações sem consentimento do proprietário do equipamento.

  

SPYWARE

Programa malicioso que permite a recolha de informação de computadores, por parte de desconhecidos e divulga, essa informação, a entidades externas de Internet, sem conhecimento e consentimento por parte dos utilizadores. Geralmente, o spyware surge integrado em programas não fidedignos ou quando se acede a um site de Internet.

               

SPYONE

Backdoor criado por um hacker italiano, que tem como algumas funções espiar, através de uma webcam ou de um microfone, os arquivos da vítima para fins criminosos.

               

SPAM

Mensagens de correio eletrónico, não solicitadas, com fins abusivos (anúncios enganosos, mensagens de phishing, publicidade...), que enchem as caixas de correio eletrónico dos utilizadores e aumentam o volume de tráfego na internet.

               

SHAREWARE

Software distribuído para teste, sem custos, mas cujos direitos de autor terão que ser pagos. Após experimentar o software, se não pretender continuar a utilizá-lo, basta apagá-lo. O uso de um shareware não registado, para além do período de avaliação, é considerado pirataria.

               

ROOTKIT

Tipo de malware cujo principal objetivo é camuflar-se dos softwares de segurança do utilizador, usando diversas técnicas avançadas de programação. Estas aplicações têm a capacidade de interpretar as solicitações ao sistema operativo, podendo alterar o seu resultado. Estas escondem a sua presença no sistema, através das chaves de registo; e os seus processos, no gestor de tarefas.

               

RAT (Remote Administrator Tool)

Categoria de trojans que permite que outros utilizadores controlem, remotamente, o computador infetado.

                 

RANSOMWARE

Software nocivo que encripta o disco rígido do PC por ele infetado. Posteriormente, ocracker poderá extorquir dinheiro do dono do PC em troca do software de descodificação, de modo a que os dados do PC possam ser utilizados novamente.

              

POP-UP

Janela automática que se abre quando se acede a um página web ou a uma hiperligação específica para fins publicitários ou de informação adicional.

             

PHISHING (Pescar)

Método de recolha de informação, geralmente, por email, que visa obter dados pessoais e confidenciais (números de cartões de crédito, informações de contas bancárias, passwords...), para acessos, não autorizados, a computadores, contas bancárias e outros.

  

PHARMING

Desvio de tráfego da web de um site para outro, de aspeto idêntico, mas criado com intenções criminosas.

           

MALWARE

Software destinado a infiltrar-se no sistema do computador, de forma ilícita, com o intuito de causar danos ou obter informação confidencial ou não.

 

KEYLOGGER

Programa capaz de registar tudo o que o utilizador digita. Captura e organiza as teclas pressionadas pelo utilizador, no teclado do seu computador, incluindo mensagens instantâneas, o corpo do texto de emails, endereços eletrónicos, sítios web visitados, palavras-chave, moradas, números de cartões de crédito, contas ou outros dados privados.

 

HOAX (Embuste)

Histórias falsas, recebidas por email, redes sociais e na Internet, em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas correntes, consistem em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, falsos vírus que ameaçam destruir, contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

         

HACKER

Pessoa com conhecimentos avançados a nível de programação de computadores, que se dedica à compreensão de sistemas informáticos e à descoberta de códigos de acesso a outros computadores. Os objetivos deste indivíduo não são maliciosos, apenas, pretende aprofundar os seus conhecimentos e descobrir falhas de segurança.

               

CRACKER

Pessoa com conhecimentos avançados a nível de programação de computadores, que se dedica à compreensão de sistemas informáticos e à descoberta de códigos de acesso a outros computadores, para quebrar sistemas de segurança. Os objetivos deste indivíduo são maliciosos, ilegais e sem ética.

 

COOKIES

Pequenos ficheiros de texto que muitas páginas web implantam nos computadores para recolher informação sobre os utilizadores (páginas visitadas, carrinhos de compras, gostos...), de modo a personalizar e agilizar acessos futuros.

               

BOT

Pequeno programa informático que permite aos hackers tomarem o controlo remoto do sistema. Simula ações humanas, geralmente numa taxa mais elevada do que seria possível para um utilizador. Botnets são grupos de computadores infetados por bots preparados para atuarem em conjunto. Os ciber-criminosos enviam instruções para estes computadores, incluindo comandos para transferir malware para o sistema, mostrar publicidade ao utilizador, lançar ataques de negação de serviços e, acima de tudo, distribuir SPAM.

               

BACKDOOR (Porta dos fundos)

Falha de segurança que pode existir num programa de computador ou no sistema operativo, que poderá permitir a invasão do sistema por um cracker para que possa obter um controlo total da máquina. Muitos crackers utilizam-se de um Backdoor para instalar vírus ou malwares (programas maliciosos).

               

ADWARE

Programa que, quando instalado, executa, mostra ou descarrega, automaticamente, publicidade para o computador, sempre que este estiver conectado à internet.

 

 Semana da Educação em Ciência da Computação

No âmbito da Semana da Educação em Ciência da Computação, de 05 a 09 de dezembro, as turmas do 1.º Ciclo de escolaridade realizaram a Hora do Código, um movimento global que alcança dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países.

 

 

 

 


Curso Web Code.org  Curso Web Code.org Minimizar

 Code.org

Inicia sessão  

1.ºA 

2.ºA 

1.ºB

2.ºB

3.ºA 

4.ºA 

3.ºB

4.ºB 

 

É a Hora do Código!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


EB1/PE da Lourencinha - Câmara de Lobos