HISTÓRIA DA ESCOLA
As EB1/PE dos Maroços e a EB1/PE/C de Santo António António eram escolas independentes até ao final do ano letivo 2017-2018, ano, em que pela Portaria n.º 207/2018 publicada no Joram, Serie 1 - 101/2018 de 2 de julho definiu a fusão de ambos os estabelecimentos, passando assim, a designar-se Escola Básica do 1º Ciclo com Pré Escolar e Creche de Maroços e Santo António da Serra.
Ambas as escolas foram alvo de fusão devido à escassez de alunos, ambas funcionavam com cerca de 50 alunos cada, o que levava ao facto de existirem turmas mistas tornando o trabalho e o rendimento dentro da sala de aula menos profícuo. Desta data em diante passamos a escrever uma nova história, agora temos turmas compostas por um único ano de escolaridade, passamos a conhecer a cultura, as vivências e a história de ambas as localidades.
Numa realidade diferente entre duas freguesias, somos apoiados no transporte de alunos entre Maroços e Santo António da Serra pela Câmara Municipal de Machico do mesmo modo, que também, temos o apoio das duas Juntas de Freguesias (Machico e Santo António da Serra) na nossa ação pedagógica.
A história da EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra recomeça aqui, mas em momento algum esquecemos as raízes e a história da cada uma.
Assim, os sítios da Ribeira Grande e Maroços já possuíram um total de três escolas, duas das quais inseridas na Ribeira Grande. Estas escolas não eram mais do que pequenas casas alugadas, onde uma sala de aula funcionava com vários anos juntos. Muitas vezes as suas condições físicas eram precárias, principalmente no espaço exterior (recreios muito limitados, pisos irregulares e casas de banho relativamente afastadas da sala de aula), para já não falar no difícil percurso para chegar até lá – acessos com lama e estreitos. O tempo foi passando e uma das escolas fechou no início dos anos 90, por falta de condições. Aquelas que se mantiveram fizeram-no, apenas, por mais alguns anos (95/96), até restar apenas uma escola com 3 salas para todos os alunos de ambos os sítios (96/97). Mas as condições não melhoraram. A superlotação e a falta de espaço, fizeram com que finalmente se construísse uma nova escola, a fim de satisfazer as necessidades da população. Nasceu então uma Escola de raiz, que ficou concluída em Setembro de 1997, tornando-se um motivo de grande orgulho para toda a comunidade. A nova Escola começou a funcionar a “Tempo Inteiro”, ou seja, num novo sistema de organização do horário curricular e das atividades extracurriculares ou de enriquecimento do currículo, proporcionando desta forma um maior e mais completo serviço escolar.
Quanto ao Edifício Escolar de Santo António da Serra é um espaço do Plano Centenário construído na década de 60. A partir de 2001 passou a integrar o Projeto Escola a Tempo Inteiro, segundo a portaria 133/98 de 14 de Agosto e sofreu obras de ampliação e reconstrução em 2005. O campo polidesportivo foi construído posteriormente à escola, tendo sido inaugurado em Outubro de 2008 e sofreu obras de requalificação em 2019.