Projetos T.I.C.
O PensaRápido consiste num ambiente gráfico onde os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade das diferentes escolas podem interagir (trabalho cooperativo em rede) e podem responder a questões relacionadas com os conteúdos que estão a ser leccionados na componente lectiva (curricular).
Este projeto tem como objetivos:
- Criar condições para o desenvolvimento de um espaço interdisciplinar;
- Fomentar o trabalho em rede e dinamizar relações de convívio, camaradagem e respeito mútuo;
- Permitir aos alunos acessos a recursos informáticos;
- Promover a interacção das escolas com o meio e o mundo;
- Motivar os alunos através do uso das novas tecnologias contribuindo para a promoção do sucesso escolar;
- Incentivar nos alunos o gosto pelo estudo, promovendo aprendizagens activas, interessantes e promissoras;
- Criar condições de acessibilidade cultural e tecnológica;
- Desenvolver um espaço virtual de cariz lúdico - didáctico;
- Utilizar de forma adequada a Língua Portuguesa em diferentes situações de comunicação.
A Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP (UMIC), a Direção Geral da Educação/ Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (DGE/ERTE), a Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal submeteram no Âmbito do programa Europeu Safer Internet Plus, uma candidatura para promoção e consciencialização pública da utilização segura da Internet.
Esta candidatura tem como objetivo promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias, trabalhadores e cidadãos no geral.
Clique para visitar o site da Seguranet
O projeto "Aprender com o cinema" tem por base a projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.
Para cada um dos filmes a projetar, foi elaborado um guia didático que poderá ser utilizado pelos professores para desenvolver um trabalho transdisciplinar que tem como ponto de partida a sétima arte, neste caso filmes do circuito comercial. Desta forma, o professor terá disponível diversas atividades que podem ser desenvolvidas em diversos momentos.
Antes da projeção, é essencial proporcionar ao aluno elementos chave que o ajudarão a compreender melhor o que vai ver, sem desvendar muito o desenrolar da história. Neste caso, atividades de investigação sobre os aspetos mais relevantes da película, como por exemplo, a análise da ficha técnica.
Finalmente, através das atividades posteriores ao visionamento, pretende-se que em contexto de sala de aula, seja explorado o nível de compreensão do filme, a análise dos personagens, bem como desenvolvidas atividades relacionadas com as diferentes áreas do currículo.
Clique para visitar o site do Educamedia
O enfoque do projeto está na construção de produtos multimédia interativos, enquadrados nas áreas de conteúdos da educação pré-escolar.
- Elaborar recursos educativos orientados para a educação pré-escolar;
- Desenvolver recursos educativos, em formato digital, que sirvam de suporte ao processo de ensino e aprendizagem e investigação, assente numa estratégia de inovação e qualidade de difusão do conhecimento;
- Apoiar educadores de infância, aquando abordagens curriculares sobre determinados conteúdos programáticos;
- Promover o acesso de recursos de informação de carater educativo a educadores de infância, pais e encarregados de educação;
- Proporcionar a utilização de uma ferramenta de consulta, de exploração, com uma vertente lúdica;
- Difundir recursos educativos multimédia para a educação pré-escolar.