Programa Minimizar

Programa Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

O Programa desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para a rede sob a forma de projetos, desafios e concursos às quais as escolas inscritas poderão aderir.

O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAE com o apoio da Comissão Nacional(*), Eco-Escolas e dos municípios onde se localiza a escola.

(*) Fazem parte da Comissão Nacional as seguintes instituições: APA, DGE, DGEstE (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo , Algarve), DROTA Madeira; DRA Açores, ADENE, ICNBF, EMEPC.


 Certificado de Qualidade Eco-Escolas 21-22 Minimizar
Aproveitamos para divulgar à nossa comunidade que, no passado dia 25 de março de 2022, a nossa escola foi distinguida com o Certificado de Qualidade Eco-Escolas, em cerimónia que decorreu na Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
Parabéns aos atuais e anteriores Coordenadores deste projeto na nossa escola, a todos os profissionais atualmente em funções na escola ou não pelo seu envolvimento e contributo ao longo destes anos, e a todas as crianças e alunos que nos vão inspirando e dando sentido às atividades e dinâmicas desenvolvidas desde 2008!
OBRIGADO! 💚✨

 Levadas em miniatura 21-22 Minimizar
"O Moinho da Ribeira" está em digressão... 😅

 

Depois da inauguração da Exposição "Levadas em Miniatura" no Museu da Eletricidade, no Funchal, a nossa maquete já esteve no Parque Temático da Madeira, em Santana, onde se realizou o Seminário “Levadas da Madeira candidatas a Património Cultural Mundial”...
Esta iniciativa do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, RAM levou alguns exemplares à Feira Agropecuária, na Santa, Porto Moniz, no início do mês de julho, e agora está no Madeira Shopping, até ao dia 26 julho. Posteriormente, irá também passar pelo Caniço Shopping, de 27 julho a 22 agosto. ✨
E assim, um trabalho desenvolvido na nossa escola, está a "viajar" pela ilha e a levar o nome da nossa freguesia e do nosso concelho mais além!
 

 Hastear da Bandeira 21-22 Minimizar

 

A nossa escola realizou, no dia 17 de dezembro de 2021, o ato simbólico de hastear da Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas. Este momento pretende apoiar e reconhecer as ações e o trabalho desenvolvido por toda a equipa, ao longo do ano letivo 2021/2022.

 

O momento decorreu no exterior do Edifício da EB1/PE de Tabua, contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia e Casa do Povo, membros do Conselho Eco-Escolas, docentes, não docentes e comunidade escolar.


 O mar começa aqui 21/22 Minimizar

O mar começa aqui 2021-22

Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais, é inicialmente feito à superfície nas áreas impermeáveis, como por exemplo, telhados, pátios e valetas de arruamentos, mas é rapidamente conduzida para os coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, onde flui até ser devolvida aos cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou no mar.

As sarjetas de passeio e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

Compete às autarquias não só assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos no seu território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, mas também alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.

 

É neste contexto que a ABAE lança o desafio “O mar começa aqui”.

A figura selecionada representa o golfinho roaz. O golfinho roaz é uma das espécies da família de golfinhos que estão presentes nos mares da Ilha da Madeira. Este mamífero marinho é frequentemente avistado junto à costa madeirense quer por pescadores como pelas embarcações de passeios turísticos. Em média cerca de 500 roazes utilizam as águas costeiras da Madeira. Desses animais, cerca de 25% utilizam estas águas regularmente e são, portanto, animais residentes ou associados às ilhas.

#omarcomeçaaqui

 


 Plantação de árvore 21/22 Minimizar
No dia 17 de setembro de 2021 participamos na plantação de uma árvore, no espaço recentemente requalificado junto à nossa escola. 🌳 Simbolicamente, 3 alunos do 4° ano, representaram todos os seus colegas no momento da colocação da planta, ajudados pelos colaboradores da Câmara Municipal da Ribeira Brava.
Além da componente estética, pois o espaço próximo à escola está mais aprazível, de realçar que oferece agora uma maior segurança às crianças e às famílias. Este momento marcou também o início das atividades no âmbito do Programa Eco-escolas, projeto com os qual os nossos alunos estão muito identificados.

 3ª feirinha da Horta Minimizar

A Feirinha e da Horta e da Gastronomia, 3ª edição, foi organizada pela escola, mas pedida a colaboração dos encarregados de educação com a oferta de produtos da terra ou confecionados, para serem vendidos à comunidade escolar e a todos os que nos visitam nestes três dias. De realçar que a escola mantém uma parceria na aquisição de alguns produtos com a empresa agrícola do senhor Carlos Duarte Fernandes.


 Papel por alimentos Minimizar

Mais um ano a contribuir para a Campanha de cariz ambiental e solidário Papel por Alimentos 

Ficamos felizes por sentir que a nossa pequena comunidade escolar continua a mobilizar-se e, com pequenos gestos, a contribuir para grandes causas. No ano letivo 2020/2021, foram 255,0 kgs de papel gasto/usado recolhido para esta campanha!

Agradecemos à 
ADBRAVA por ser parceira ao longo destes anos letivos, no transporte do papel recolhido na nossa escola.

Continuaremos a promover no nosso seio este e outros tipos de eventos solidários!

[Para mais informações sobre esta ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares - 
www.papelporalimentos.pt.]

 


 Hastear de bandeira 20/21 Minimizar


 Plantar a pitangueira Minimizar


 Parque para bicicletas Minimizar

 


 Eco-código Minimizar


 PLANO DE AÇÃO Minimizar


 O mar começa aqui Minimizar

O Mar começa aqui versão 2020-21

 

Esta atividade pretende educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”. 

A atividade decorreu da sensibilização aos alunos para a problemática dos lixos marinhos, atendendo à sua origem e às suas consequências, que após pesquisarem e selecionar algumas espécies existentes nos mares da Madeira, foram colocados a concurso alguns desenhos, do qual resultou a seleção do lobo marinho.  

Esta ativdade decorre de uma sinergia de entidades (Eco-escolas, CMRB e escola).

#omarcomeçaaqui


 Asas de primavera Minimizar

Enquadramento da atividade, aqui.


 Eco-código Minimizar


 O pai é EcoFixe Minimizar

Enquadramento da atividade, aqui.


 PLANO DE AÇÃO 19/20 Minimizar


 O mar começa aqui Minimizar

Enquadramento e Objetivos, aqui:

https://ecoescolas.abae.pt/o-mar-comeca-aqui/

Informações sobre o trabalho/projeto desenvolvido na escola, aqui: 

https://ecoescolas.abae.pt/o-mar-comeca-aqui/trabalhos-2020/?school_id=1295&work_id=1

#omarcomeçaaqui


 Eco-escolas Minimizar

Na passada 6ª feira a nossa escola aderiu à MANIFESTAÇÃO GLOBAL PELO CLIMA. Relembramos os nossos alunos o impacto que os hábitos e as ações adoptadas pelos seres humanos influenciam negativamente o ambiente e, neste dia particularmente, o clima.

Como forma de pesar e de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas colocamos a nossa Bandeira Verde Eco-escolas a meia haste. Todos somos responsáveis! 


 Eco-escolas Minimizar

 

POSTER ECO-CÓDIGO 2018-19

 

 

 

 DIA ECO ESCOLAS

Foi realizado no dia 13 de dezembro de 2018, antes da Festa de Natal, no átrio da escola, para aproveitar a vinda dos encarregados de educação à escola o Dia Eco Escolas. Para além de hastear a Bandeira Eco Escolas, cantar algumas canções temáticas e declamar alguns poemas sobre o ambiente, os coordenadores do programa na escola e o Diretor dirigiram algumas palavras aos presentes no sentido de os sensibilizar para esta temática, explicar o projeto e as atividades previstas para o corrente ano letivo.

  

EXPOSITOR ECO ESCOLAS 

A escola “libertou” um expositor, para o programa Eco Escolas. Situado logo à entrada dos alunos paras as diversas salas e à dos pais para os diversos serviços. O mesmo fica muito visível e com um espaço muito maior, quer para a divulgação permanente do programa e das diversas ações, quer para exposições temporárias dos colegas que trabalhem esta temática, como por exemplo o Clube Eco Escolas, o Curricular do 4º ano, a Disciplina do Inglês, entre outras. 

 

 

 

HORTA DA ESCOLA

Uma vez mais, remodelámos o espaço da “Nossa Horta”, com novas decorações e a introdução de outras plantas, sempre com a ajuda dos nossos alunos. Decoramos com a introdução de pinturas, desenhos, “cataventos”, pneus pintados, sombreados e com a novidade das flores, entre outras. A nossa horta também tem novas plantas, para juntar às já existentes, como o morangueiro, a videira, o maracujazeiro e diversas plantas aromáticas. Das novas plantas, salienta-se a bananeira, mas também o feijão, o tomate, o cebolinho ou o cogumelo (plantado num ateliê realizado por uma encarregada de educação), todas elas oferecidas pela comunidade educativa. De salientar, que este espaço ficou tão aprazível, que até decorrem ali aulas ao ar livre sobre a temática do Eco Escolas e são também os alunos e funcionários que “cuidam” da horta, quer na rega, quer na limpeza de pequenas plantas invasoras.

 

PALESTRA “PLASTICOLOGIA MARINHA”

Foi no primeiro período do ano letivo que a escola realizou a primeira ação de sensibilização sobre o plástico marinho destinada aos alunos da escola. Enquadrada nas nossas atividades Eco-escolas, recebemos a visita duma colaboradora do Oceanário de Lisboa que nos veio sensibilizar para este crescente problema.

 

DESFILE DE CARNAVAL DE ESCOLAS NA RIBEIRA BRAVA COM “O MAR”

A escola participou no “Desfile de Carnaval da Ribeira Brava”, com o tema “O Mar”. Foi decidido em Conselho Escolar que o tema seria “O Mar”, mais especificamente os cuidados a ter com o plástico. Desta forma, todos os alunos da escola foram vestidos de mergulhadores mas com a tarefa específica de recolher o plástico do mar. Alguns alunos levaram também cartazes temáticos (conselhos), numa pequena “manifestação”, sugerida também no conselho eco escolas pelos alunos. 

 

VISITA DE ESTUDO À EXPOSIÇÃO NA CMRB

No âmbito do projeto Eco Escolas faremos algumas visitas de estudo e passeios temáticos, sendo que a primeira vista de estudo foi à Exposição Sobre Resíduos que decorreu, no dia 21 de fevereiro de 2019, na Câmara Municipal da Ribeira Brava, proporcionada pelos técnicos da ARM (Águas e Resíduos da Madeira) aos nossos alunos. Cartaz Exposto no certame

 

DIA DO AMBIENTE NA 15ª SEMANA DA CULTURA E FEIRA DO LIVRO

Aproveitando a 15ª Semana da Cultura e Feira do Livro da nossa escola, com a realização de 5 dias temáticos, o 2º dia do certame foi dedicado ao “Dia do Ambiente” com a realização de diversas atividades, embora este tema foi transversal ao longo de todo o evento. Deste modo, foram realizados dois ateliês de plantação (Cogumelos e Feijão); Palestra Sobre o Mar, pela empresa VMT; Exposição de Trabalhos sobre “Os Animais Marinhos e Aquáticos”; Aquisição e Explicação do Funcionamento de um “Compostor” pela ARM; Eco Feira do Livro e Filme Lúdico sobre o mar. Palestra pela VMT Eco Feira do Livro Exposição “O Mar” “Compostor”.

 

ATELIÊS DE PLANTAÇÃO (COGUMELOS; FEIJÃO)

A escola convidou uma Encarregada de Educação para ensinar os nossos alunos sobre como plantar cogumelos. Foram reunidos na “Nossa Horta” e todos puderam fazer a sua “plantação”, usando para o efeito “garrafões de água” reciclados. O produto final ficou exposto na horta, sendo que para o efeito foi criada uma pequena “estufa”. Feijão… Os encarregados de educação forneceram vários tipos de feijão e os alunos, aprenderam a plantar este legume. Usaram, para o efeito, também garrafões de água reciclados, terra, adubo de animais e borra de café. Este legume fará parte das plantas da “Nossa Horta”. Plantação de Legumes e Feijão, sendo os alunos ajudados pelos professores e encarreg, de educação.

 

PALESTRA SOBRE O MAR PELA EMPRESA VMT

Esta empresa, vocacionada para as atividades náuticas, sensibilizaram os nossos alunos, para o “bom” aproveitamento do mar e os cuidados que devemos ter com o mesmo, no sentido de o preservar e não poluí-lo. Esta palestra também decorreu durante na Semana da Cultura e Feira do Livro. Palestra pela Empresa VMT com 2 grupos de ação: 1º Ciclo; Pré + 1º ano.

 

ECO FEIRA DO LIVRO

No âmbito da 15ª Semana da Cultura e Feira da nossa escola, este ano não foi convidada nenhuma livraria. Assim, a escola com o objetivo de “reutilizar” os livros propôs à toda a comunidade educativa que oferecesse livros para este certame. A iniciativa teve uma grande aceitação e foram “vendidos”, à preços simbólicos”, mais de meia centena de livros, cuja receita reverte para o “apetrechamento” da nossa horta. Cartaz da Feira e Livros na Eco Feira do Livro para aquisição dos alunos…

 

AQUISIÇÃO E EXPLICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UM COMPOSTOR

Integrado também no evento da 15ª Semana da Cultura e Feira do Livro, “Dia do Ambiente”, a ARM (Águas e Resíduos da Madeira) ofereceu à escola um “Compostor”. Ele ficou situado na “Nossa Horta” e juntamos todos os nossos alunos para uma explicação sobre o funcionamento do mesmo, por parte de uma técnica desta empresa. ARM entrega um “Compostor” à escola e explica-nos como funciona… EXPOSIÇÃO “ANIMAIS MARINHOS E AQUÁTICOS”: Também integrado na 15ª Semana da Cultura e Feira do Livro, ficou patente no Refeitório/Sala de Espetáculos, a exposição “Animais Marinhos e Aquáticos”. Para o efeito, os alunos realizaram trabalhos temáticos no enriquecimento curricular (TIC, Inglês, Clube Eco Escolas, Expressão Plástica e Pré Escolar), com pesquisas, trabalhos manuais, com ajuda dos encarregados de educação, a qual foi decorada com “brinquedos” temáticos, trazidos pelos alunos, animais vivos (tartaruga e peixes), cartazes, desenhos, painéis, entre outros… Durante a semana foi também criado um espaço temporal para cada aluno ou grupo pudesse apresentar o seu trabalho. Trabalhos expostos na “Sala de Convívio” e alunos a apresentarem as pesquisas que fizeram…

 

FILMES TEMÁTICOS SOBRE O AMBIENTE

As atividades lúdicas, nesta semana cultural, mas tendo quase sempre como referência “o mar”, com o objetivo de criar uma forte empatia com a temática, também foram exploradas e, nesse âmbito, os alunos visualizaram o filme “ Ponyo, uma amizade que veio do mar”. Sessão de Cinema com o filme temático sobre o mar “Ponyo, Uma Amizade Que Veio do Mar”

 

PASSEIO ECO ESCOLAS PARQUE RIBEIRA PRIMEIRA

A escola, com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava, realizou, no dia 29 de março, o passeio anual Eco Escolas. Desta vez, a nossa escola escolheu o Parque Ribeira Primeira, situado no Santo da Serra. Trata-se de um Parque que dedica-se à natureza e que proporciona novas aprendizagens e passeios sobre a mesma. Refira-se que o Passeio destinou-se à todos os alunos da escola, incluindo as crianças da Pré. Passeio Eco Escolas no Parque Ribeira Primeira

ECO CÓDIGO

O Eco código 2018-19 da nossa escola foi trabalhado no âmbito do Clube Eco Escolas. Deste modo, todos os alunos do 2º, 3º e 4º anos começaram por fazerem frases a rimar sobre os quatro temas obrigatórios trabalhados ao longo do ano letivo: resíduos, água, energia e mar. Depois foram feitos grupos de 3 alunos para, tendo como base o planeta Terra, fazerem desenhos sobre as quatro áreas trabalhadas mais o tema facultativo (floresta). Concluídos os desenhos foram selecionadas as melhores frases sobre cada um tema e expostos no Placar Eco Escolas para que todos os alunos pudessem votar no melhor trabalho antes de ser enviado para a coordenação nacional do Programa Eco Escolas. Eco Código Vencedor; Trabalhos pelos alunos sobre o eco-código e exposição dos mesmos.

 

FEIRINHA DA HORTA – 2ª EDIÇÃO

A Feirinha da Horta, 2ª edição, realizou-se nos últimos 3 dias de aulas deste ano letivo, nos dias 17, 18 e 19 de junho. Ela consistiu em juntar os alimentos produzidos na “Nossa Horta”, com os adquiridos, quer através dos nossos alunos, quer na comunidade e empresas locais, para posterior venda, com a receita da mesma a reverter para aquisição de um gelado para os alunos, aquando do passeio a pé final, e materiais para a horta. A venda dos produtos foi feita pelos alunos, em autênticas aulas práticas de comércio, quer na pesagem dos produtos, quer na contagem do dinheiro, entre outras valências práticas. Esta feira foi, uma vez mais, uma iniciativa fantástica e teve uma adesão duplamente superior em relação ao ano anterior. Cartazes (Exterior e interior) Feirinha Pronta Trabalhos para decoração e a “venda” a começar…

 

DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES ECO ESCOLAS DA NOSSA ESCOLA

Durante este ano letivo tivemos uma enorme preocupação em divulgar as atividades eco escolas pela comunidade escolar e envolvente. A primeira forma de o fazer foi oralmente, transmitindo aos alunos para que depois o fizessem nas suas casas. A divulgação foi também feita no nosso facebook, na nossa página, no jornalinho escolar, com grande destaque para as atividades Eco Escolas, nos meios de comunicação regionais algumas atividades) e sempre com abordagens sobre o tema aquando da vinda dos encarregados de educação às festas da escola. Expositor Eco Escolas Jornalinho Escolar Facebook Página Internet Festas da Escola

 

PASSEIO ECO ESCOLAS PELA LEVADA NOVA E CONVÍVIO FINAL

O passeio a pé pela Levada Nova (atravessa a freguesia da Tabua, na área da escola) realizou-se no último dia de escola deste ano letivo, 21 de junho. Os alunos finalistas, 4º ano, a semelhança dos anos anteriores, acompanhados pelos professores e coordenadores do Eco Escolas, fazem este percurso pela natureza, no intuito de os cativar e sensibilizar para a mesma. Durante o passeio são abordados alguns 

 

CONCURSO DE RECICLAGEM

Faz como a Cristina. Participa no Concurso de Reciclagem da nossa escola, ajuda a melhorar o meio ambiente e ganha prémios. 3 modalidades diferentes: Tampas, Rolhas e Pilhas... a contagem já começou: o Iúri comanda nas tampas (520) e nas pilhas (11); a Juliana nas rolhas (69)... e só termina no final do ano letivo.

 

 

 


EB1/PE de Tabua