Docente responsável pelo projeto:
Marco Cardoso (Coordenador)
Susana Caldeira
Horário/Local de Funcionamento:
2ª Feira das 14h50 às 16h20 - Sala ET1
4ª Feira das 14h50 às 16h20 - Sala 503
A União Europeia (UE) é uma família de países democráticos europeus, com um Projeto comum de paz e de prosperidade. Não se trata de um Estado que pretende substituir Estados existentes, mas vai além de qualquer outra organização internacional. A UE é, neste aspeto, única. Os Estados-Membros criaram instituições comuns a que delegam parte da sua soberania por forma a que as decisões sobre questões específicas de interesse comum possam ser tomadas democraticamente a nível europeu.
As raízes históricas da União Europeia residem na Segunda Guerra Mundial. A ideia da integração europeia surgiu para impedir que a morte e a destruição pudessem voltar a acontecer. Foi proposta pela primeira vez pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, num discurso efetuado a 9 de maio de 1950. Esta data, “aniversário” daquilo que é hoje a UE, é celebrada anualmente como o Dia da Europa.
Assim, a criação deste clube tem como principal objetivo dar a conhecer à comunidade escolar os países, símbolos e instituições da União Europeia, assim como a diversidade e heterogeneidade cultural da Europa. Pretende-se que as atividades do clube possam contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania europeia participada, promovendo a coesão social entre regiões e em particular com as regiões ultraperiféricas, nas quais a nossa região se enquadra, a compreensão da diversidade e a aceitação multicultural, favorecendo o respeito pelos direitos humanos.
Objetivos
- Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu e transmiti-lo aos outros membros da comunidade;
- Motivar a participação ativa e responsável de alunos na comemoração do dia da Europa;
- Promover, com apoio das entidades competentes, ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre:
- A Europa (aspetos geográficos, históricos, culturais, económicos, etc.);
- As instituições Europeias (estrutura, funcionamento, objetivos, etc.);
- Os Estados Membros da União Europeia e do Conselho da Europa (a vida política, social, cultural, etc.);
- O património cultural e natural da Europa.
- Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças;
- Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas;
- Contribuir para uma tomada de consciência relativamente a interdependência europeia e mundial;
- Contribuir para o sentido de responsabilidade dos alunos – jovens cidadãos europeus – nomeadamente no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do meio ambiente e do património cultural.