Eco-Náutica

Docentes responsáveis pelo projeto:

Álvaro António Dias Palricas (Coordenador)

O mar é sem dúvida um dos nossos maiores recursos. No plano económico e no plano desportivo/motor é claramente uma das nossas maiores riquezas. No entanto, esta é uma fronteira que urge novamente explorar, ou não fossemos “filhos de exploradores e pescadores” que ao longo dos séculos utilizaram este valiosissimo recurso na construção de uma nação. Urge portanto dar as ferramentas para que os nossos alunos possam ter um contacto continuo com este meio, de forma a proporcionar-lhes uma vivência desportiva, bem como uma consciencialização para a sua importância e conservação. O ECO NÁUTICA Bartolomeu será sem dúvida uma oportunidade para que a Escola e os seu alunos possam criar nesta atividade uma oportunidade única de contacto com algumas atividades náuticas e fomentar atitudes pró-ativas para a defesa dos recursos marinhos.

Neste ano letivo 2022/2023 a escola e o Clube Naval do Funchal dão continuidade ao Protocolo estabelecido, dando a possibilidade de prática de atividades desportivas náuticas aos nossos alunos.

A ida e regresso dos alunos da atividade será a cargo dos Encarregados de Educação. Os alunos interessados deverão levantar a ficha de inscrição/seguro no Gabinete de Educação Física e escolher o turno de atividade.

O projeto tem como objetivos essenciais:

• Promover o contacto / treino de atividades náuticas;
  • Estimular para a importância de uma vida ativa;
  • Desenvolver a cidadania para a preservação da biodiversidade marinha e uso equilibrado dos recursos;
  • Consciencializar para a importância dos mares na economia regional, nacional e mundial;
  • Gerar comportamentos proativos na recolha seletiva do lixo;
  • Incrementar comportamentos de não utilização de materiais plásticos;
  • Alertar para a importância dos mares nas alterações climáticas.

Horário de prática

• quartas feiras (durante período letivo) 14:00/17:00h (turno tarde) junto das Instalações Clube Naval – Varadouro de São Lázaro

Obs: Número de inscrições limitadas. O almoço terá de ser uma refeição muito ligeira para os alunos do turno da tarde.

Material necessário: chinelos, chapéu, protetor solar, fato de banho, t-shirt ou licra para levar para a água e lanche. De acordo com a temperatura, poderá ser necessário agasalho para o pós treino.

Será obrigatório o cumprimento nas instalações do plano de contingência face ao Covid19.

Rua Bartolomeu Perestrelo n.º 3 e 5,
9054-520 Imaculado Coração de Maria