Um pouco de História
Campanário é a segunda freguesia mais populosa do concelho da Ribeira Brava. Situa-se na linha da costa(sul) a oriente da sede de concelho, outrora conhecida por «celeiro das conquistas» por ter sido centro importante de cereais, exportados para as costas do Norte de África.
Freguesia desde o século XVI, não foi só terra de bom trigo e centeio, mas também de castanhas.
A pintura das casas e o tom garrido e inconfundível do traje feminino conferiram-lhe características muito apreciadas pelos turistas.
Campanário é uma freguesia que importa visitar. Os pólos de interesse turístico não faltam. É o caso do Passeio Pedonal na levada vinda do norte, que passa pela freguesia,(...) a igreja paroquial, consagrada a S. Brás e as várias capelas existentes. Subsiste ainda um artesanato marcado pelos bordados regionais da Madeira.
Da população ativa desta freguesia, aproximadamente 35% dedica-se atualmente à agricutura. Batata, vinha, banana, laranja e frutas tropicais são as culturas mais rentáveis.
Na indústria, os setores da construção cívil, carpintaria e serralharia, oficinas de automóveis, mármores e blocos de cimento são os mais importantes. Em relação ao comércio existe na freguesia uma cobertura às necessidades básicas da população.
A freguesia possui também uma extensão do centro de saúde da Ribeira Brava, famácia e consultórios médicos.