Erasmus+ (Projeto KA229 - Playing With Maths) Minimizar

 

Projeto KA229 Playing With Maths (KA229-98E881F8-EN)

 

Ação-Chave: KA2 - Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem

Tipo de Ação: KA101 - Mobilidade de pessoal educativo do Ensino Escolar

Início: 01-09-2019 / Final: 31-08-2022

 

O Projeto Playing With Maths (Brincando com a Matemática) visa encontrar abordagens novas e inovadoras para o ensino da Matemática a fim de levar os alunos a terem consciência de que esta está em toda a parte, sendo transversal a todos as disciplinas e à vida ativa. Acrescenta-se que um dos seus principais objetivos é despertar nos estudantes o desejo de iniciativa pessoal, apreciar e incentivar o interesse pela literacia matemática. 

Os professores participantes no projeto são Graça Dias, Marcos Leitão, Márcia TemTem e Paulo Cardoso, mas outros membros da comunidade escolar poderão participar nas atividades e eventos a realizar.

Regulamento de participação em mobilidades Erasmus + KA2: Playing with Maths 2019-2021

       

 

A coordenação 

Graça Dias e Marcos Leitão



 Mobilidade à Croácia, Valpovo, à Osnovna škola Matije Petra Katančića Valpovo Minimizar

 Divulgação da mobilidade de trabalho à Croácia, Valpovo, à (Escola e afins) Osnovna škola Matije Petra Katančića Valpovo, de 16 a 21 de maio de 2022.

 

Playing With Maths de Graça Dias



 Dia da Europa Minimizar


 Semana da Grécia (7 a 11 de março) Minimizar

 



 Dia Internacional da Mulher - 8 de março Minimizar

 

 

 

 



 Mobilidade a Clermont-Ferrand - Collège La Charme Minimizar

 A mobilidade a Clermont-Ferrand insere-se no Projeto ERASMUS + KA1 e permitiu a três professores da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade fazer Job Shadowing.



 Article Madère Camus News 8 Minimizar

 Um artigo da (Escola) "Collège Albert Camus", uma das escolas francesas parceira do projeto do Projeto KA2,  que relata a participação, na mobilidade à Madeira, que decorreu no mês de novembro de 2021, nas diferentes atividades educativas quer pedagógicas quer culturais.



 Projeto Erasmus KA2 - Mobilidade a Portugal (Madeira) Minimizar


 MOBILIDADE A FRANÇA Minimizar

 

O presente ebook, foi criado no âmbito da mobilidade a França, Clermont Ferrand, onde se localizam as escolas francesas envolvidas, bem como a escola coordenadora do projeto. Todos os países parceiros assinalaram a semana da França. Na nossa escola realizamos várias atividades, em particular, uma exposição temática com trabalhos realizados pelos alunos sobre a língua e cultura Francesas. Atualizou-se o “cantinho do ERASMUS” no piso 2 da Escola e, na cantina, a ementa contemplou um prato tipicamente Francês e um flash mob que envolveu vários alunos. Na página da Escola foi publicado um “Sway” que resume, em fotografias, as atividades realizadas e publicado na rede social Facebook, na página do grupo “Playing with Maths”, o trabalho colaborativo sobre a França. Os professores responsáveis pelo projeto ERASMUS KA2 “Playing with Maths”, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade – Campanário visitaram, na semana de 11 a 15 de novembro, duas Escolas em Clermont Ferrand (França). A mobilidade permitiu conhecer o Collège de la Charme e o Collège Albert Camus.

(Clique na imagem para visualizar o ebook)



 ALUNOS DE PROJETO ERASMUS VISITAM OS PAÇOS DO CONCELHO Minimizar



 EB23CJJGAndrade recebeu parceiros europeus Minimizar

 

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade – Campanário, no âmbito do projeto europeu ERASMUS + KA2 “Playing with Maths”, recebeu na semana de 21 a 27 de novembro os parceiros europeus: da França, da Grécia, da Turquia e da Croácia.

Notícia DN



 Sessão de abertura - Mobilidade à Madeira (22 de novembro) Minimizar

 

Mobilidade à MAdeira, Escola básica 2º/3ºciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade: Um dos momentos da sessão de abertura, no dia 22 de novembro, uma atuação de um grupo de alunos do 8ºA, num trabalho colaborativo de Educação Física, Professor Aldónio berimbau e ODS e Frânces, Diretora de Turmas e professora Graça Dias.

 



 Visita à Madeira (22 a 27 novembro) Minimizar

Durante a semana de 22 a 26 de novembro de 2021, os parceiros europeus  de escolas da França: Collège Albert Camus e Collège La Charme em  Clermont-Ferrand , da  Croácia: Osnovna škola Matije Petra Katančića em Valpovo, da Grécia:  10th Primary school em  Xanthi e Turquia Ted Ege koleji, em Aydin estão na Ilha da Madeira e na nossa Escola em atividades no âmbito da mobilidade à nossa região do projeto Eramus+ KA2: "Playing With Maths".  

 



 #Update Erasmus KA2 PWM corner Minimizar



 Campanário & Le Monde Minimizar

 

Dans le cadre du projet Erasmus + KA2 "Playing With Maths" et de l'apprentissage du français, du portugais et la matière Orientação e Desenvolvimento Social et en partenariat avec Associação Desportiva do Campanário on organise un menu français, update du "little Erasmus Corner" et une exposition: France et Portugal, un showcooking, des moments musicaux et du hip hop/fitness dans un travail collaboratif, avec la participation des populations locales et pour la communauté scolaire et de la paroisse du Campanário.
As part of the Erasmus + KA2 project "Playing With Maths" and the learning of French, Portuguese and the subject Orientação e Desenvolvimento Social and in partnership with Associação Desportiva do Campanário we are organizing a French menu, update of the "little Erasmus Corner "and an exhibition: France and Portugal, a show cooking, musical moments and hip hop / fitness in a collaborative work, with the participation of local populations and for the school community and the parish of Campanário.

Para saber mais sobre este evento clique aqui ou na imagem.



 Sabores Europeus Minimizar

 

O departamento de línguas no âmbito do 17º aniversário da Escola, do Erasmus Days e do projeto KA2 "Playing With Maths" realizará uma atividade no campo da gastronomia a fim de divulgar pratos da França, Portugal e Inglaterra.



 Dia Europeu das Línguas 2021 Minimizar



 Calendário Minimizar



 Novo Programa Erasmus+ 2021-2027 (abril 2021) Minimizar

 

Descubra o novo programa Erasmus+ para 2021-2027. Saiba mais sobre como a nossa Escola pode beneficiar das oportunidades.

 

Inscreva-se no novo MOOC na Teacher Academy: http://bit.ly/ErasmusNewProgrammeCall



 Seminário eTwinning para futuros professores - 18 janeiro de 2021 Minimizar

Em 2012 começou o projeto-piloto nas Instituições de Ensino Superior com o objetivo de dar a conhecer o eTwinning na formação inicial de professores. Em 2018, foi alargado a todos os países oficialmente, tornando-se uma peça-chave no desenvolvimento e aplicação prática das competências do século XXI, trabalho colaborativo e de projeto, experiência internacional e cidadania digital, entre muitas outras. 
Em Portugal existem diversas Instituições de Ensino Superior a participar nesta iniciativa eTwinning dirigida aos futuros professores.

 

Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, a Organização Nacional de Apoio do eTwinning (ERTE / DGE) dinamiza o Seminário eTwinning para futuros professores: Abordagem transversal do currículo através do trabalho de projeto. Este Seminário destina-se a docentes de Instituições do Ensino Superior responsáveis pela formação inicial de professores em licenciaturas ou mestrado de ensino; orientadores de estágio em Jardins de Infância, ensino básico ou secundário e estudantes da formação inicial de professores a frequentar a licenciatura ou mestrado de ensino.

Clique aqui para se inscrever!

 



 MOOC: Trabalho colaborativo e eTwinning - 15 janeiro de 2021 Minimizar

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “Trabalho colaborativo com o eTwinning: Primeiros passos”, em formato MOOC (Massive Open Online Course), sobre o projeto eTwinning, desenvolvido pelo Serviço de Apoio Nacional eTwinning PT. O curso é gratuito e está disponível em língua portuguesa. O MOOC decorre entre 18 de janeiro e 01 de março de 2021.

Clique aqui!



 Lançamento do Programa - Horizonte Europa Minimizar


 Evento de Boas Práticas 2020 Minimizar

 

 

 



 Ciclo Seminários Digitais - Acreditação Erasmus KA1 - 29 de junho 2020 Minimizar

Iremos realizar um conjunto de seminários digitais de divulgação sobre a Acreditação Erasmus KA1, destinados às instituições de ensino escolar, ensino e formação profissional e educação de adultos.
Estes encontros virtuais são um primeiro contacto com esta nova oportunidade oferecida pela ação-chave 1 (KA1) no âmbito do Programa Erasmus 2021-2027. A ação KA1 irá absorver a atual ação-chave KA229 do ensino escolar.
Participe, saiba mais sobre a Acreditação Erasmus e comece a preparar a sua entrada na "Família Erasmus" 2021-2027.

Participa, já participou ou está interessado num projeto KA229?

 

Esta ação-chave, no novo programa 2021-2027, será assimilada pela ação-chave1 (KA1). Antevendo as vossas dúvidas e necessidade de informação preparámos um seminário digital dedicado a esta mudança.

 

21 de julho das 14:30 às 15:30



 World Play Day - 28 de maio de 2020 Minimizar

O projeto KA2 "Playing with Maths" sendo um projeto para melhoria das aprendizagens da Matemática com recurso às atividades lúdicas, reconhece a importância da comemoração do 'World Play Day". Neste dia 28 maio de 2020, que continuemos a brincar e tenhamos tempo disponível para brincar quer com adolescentes quer com adultos, mas devido ao Covid19, ainda na 2ª fase de desconfinamento "Be Safe, Play at Home".

 


Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade