Erasmus+ (Projeto KA229 - ALIVE to LEAD) Minimizar

Erasmus+ (Projeto N.º KA229 – F97EE640)

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos João Jacinto Gonçalves Andrade está inserida num projeto educativo europeu através do programa Erasmus+ denominado Activating Leadership iniciatives through values education (Projeto N.º KA229 – F97EE640), com a duração de dois anos.

A intenção deste projeto é de desenvolver formações sobre liderança para os jovens de modo a contribuir para que sejam cidadãos da União Europeia capazes e autónomos. Pretende-se desenvolver competências nos jovens, tendo sempre por base os valores inerentes a uma boa liderança, tais como saber assumir a responsabilidade sobre os seus erros, ter uma atitude positiva, possuir excelentes competências de comunicação, ser um bom ouvinte, para além de ser ponderado e honesto. Com tudo isto o projeto tem como um dos seus principais objetivos despertar nos jovens o desejo de iniciativa pessoal e social e de combater fenómenos de absentismo escolar, bullying e exclusão social. Havendo um foco direto sobre as competências de liderança, qualidade humana essencial para conduzir os nossos jovens em direção à inovação e à mudança social.

Erasmus+ Project "Alive" - fifth meeting in Spain Minimizar

Erasmus+ ALIVE TO LEAD - Sessão de Encerramento Minimizar

Na sexta-feira, 7 de maio, as turmas do 9º e 8º B participaram, na sessão de encerramento da mobilidade online promovida pelo parceiro espanhol, no âmbito do programa ERASMUS+, projeto ALIVE. Nesta sessão todos os países apresentaram as principais atividades que foram sendo desenvolvidas ao longo das três últimas semanas e que foram propostas pela equipa de Espanha, nomeadamente as atividades relacionadas com a Reanimação Cardiopulmonar, a Dieta Mediterrânica e Workshop de culinária, a mediação nas escolas e técnicas de relaxamento através do Mindfulness (Atenção Plena), e a Campanha de Solidariedade: Um Livro, Um Sorriso, que mobilizou toda a comunidade escolar. Por fim, os alunos assistiram a algumas apresentações musicais realizadas pelos professores e alunos espanhóis.

ERASMUS+ Projeto ALIVE to LEAD - Um Livro, um sorriso - 28 de abril de 2021 Minimizar

ERASMUS+ Projeto ALIVE to LEAD - Mindfulness (27 abril) Minimizar

Cooking Workshop - Projeto Erasmus + ALIVE To LEAD Minimizar

Activating Leadership Initiatives Through Values Education - 16 abril 2021 Minimizar

Online meeting "Conflict Management" - 13 novembro 2020 Minimizar

Projeto Erasmus+ (Chave 2) - Activating Leadership Iniciatives through Values Education Minimizar

Mobilidade em Biga, Turquia

No âmbito do Projeto Erasmus+ (Chave 2) intitulado Activating Leadership Iniciatives through Values Education a Escola Básica dos 2/3 Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade participou numa mobilidade a Biga, na Turquia entre os dias 6 e 11 de outubro. Este encontro contou com a presença do Presidente do Conselho Executivo da escola, João Alberto Sousa e da coordenadora do projeto, Carol Marques. As reuniões de trabalho visaram o balanço e a avaliação do projeto que se encontra no seu segundo e último ano. Foram realizadas ações formativas e agendadas as próximas atividades a realizar pelas escolas parceiras, bem como o agendamento da próxima mobilidade para alunos em Almeria, Espanha.

Relembramos que a intenção deste projeto é de incutir o espírito de liderança nos jovens de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências sociais, de autonomia e de iniciativa para que sejam cidadãos da União Europeia capazes de intervir e transformar positivamente a sociedade onde se inserem. O projeto tem como principal objetivo despertar nos jovens o desejo de iniciativa pessoal e social de combate a fenómenos de exclusão social, de pobreza, de Bullying, e de absentismo escolar.

Clique aqui para ver a notícia

1ª reunião - Noruega Minimizar

O início dos trabalhos teve lugar em Hadsel videregâende skole og fagskole, Melbu, Noruega, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2018, onde os vários parceiros reuniram para realizar uma formação sobre liderança. Nesse encontro, também, foram estabelecidos os planos de partilha de tarefas e delineadas as atividades a desenvolver pelos três alunos presentes na próxima reunião em Targu-Jiu, na Roménia. Entre outras atividades cada aluno fará uma apresentação, uma sobre a nossa escola, outra sobre a freguesia do Campanário e uma outra sobre a ilha da Madeira.

Por fim os parceiros acordaram em realizar nas suas escolas uma exposição sobre os trabalhos desenvolvidos após cada encontro e informar a comunidade local através do sítio da escola.

Durante a estada na Noruega os diferentes países parceiros assistiram a uma apresentação acerca do sistema educativo norueguês e fizeram uma visita pelas instalações da escola anfitriã orientada por diferentes alunos.

Os parceiros, ainda, tiveram a oportunidade de visitar a fábrica de salmão “Nordlacks” e a galeria “Galleri Uvaer” por serem locais de extrema importância para a comunidade e o desenvolvimento económico e cultural da região.

Deslocação a Itália - Legnago Minimizar

Bullying nas escolas Minimizar

Na continuidade das atividades realizadas em Itália encontram-se expostos na nossa escola cartazes anti-bullying realizados por alguns alunos dos 7º e 8º anos, bem como alguns trabalhos escritos.

No passado dia 7 de maio, foram dinamizados pelo psicólogo da escola, Dr. Renato Carvalho, dois workshops para alunos, sobre o tema “Bullying nas escolas”, onde em grupos o tema foi debatido numa lógica de prevenção.

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade