...

Minimizar

 

CURSOS EFA

Minimizar

 

Os Cursos EFA (Educação e Formação para Adultos) são uma oferta formativa assente em percursos flexíveis de formação, para adultos que possuam baixos níveis de escolaridade e de qualificação profissional. São constituídos por componente de formação base e de Formação Tecnológica, ou apenas uma destas. 

Nota: Podem ser integrados em cursos EFA, Formandos com menos de 18 anos, a título excecional, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho e aprovados pelo organismo competente para a autorização de funcionamento do EFA.
 
Blog dos Cursos EFA - http://efa-torre.blogspot.com/ 
 
Projeto Erasmus+ Combater a Iliteracia nos Adultos: https://projetocia.carrd.co/
 
Projeto Erasmus+ Juntos Ajudamos Ensinamos e Aprendemos: https://torreefa.wixsite.com/projetojaea 
 
 
 

NOTÍCIAS ERASMUS+

Minimizar
CURSOS EFA 2023/2024 - 23 de maio de 2023

 

 

 

 ler mais ...

Literacia Digital e segurança online - 15 de maio de 2023

 

 

No âmbito do plano de disseminação do projeto JAEA Erasmus+, estão a ser realizadas um conjunto de atividades relacionadas com a literacia digital e asegurança online. 
 
 
 
 
 ler mais ...

Formação - Educação e Formação de Adultos: trabalhar com grupos socialmente vulneráveis - 15 de maio de 2023

 

Formação - Educação e Formação de Adultos: trabalhar com grupos socialmente vulneráveis

 
Curso de Formação  - Educação e Formação de Adultos: trabalhar com grupos socialmente vulneráveis, validado com 13 Horas (6H30 presenciais e 6H30   não presenciais/assíncronas)   para progressão na carreira docente de todos os grupos de recrutamento.
As sessões presenciais decorrem no dia 16 de maio de 2023,  das 09H00 às 13H00 e das 14H30 às 17H00, na Sala de Sessões da EBTorre. 
 ler mais ...

Erasmus+ Adultos - 31 de janeiro de 2023

 Os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre-Câmara de Lobos, desde 2009 tem participado ativamente em  Projetos Europeus (Groundtvig e ERASMUS + KA1 e KA2).

Desde 2021 possui Acreditação ERASMUS+ Adultos 2021-2027. A acreditação Erasmus+  é uma ferramenta para as organizações se abrirem ao intercâmbio e à cooperação transfronteiriços. A atribuição da acreditação Erasmus confirma que o requerente criou um plano para realizar atividades de mobilidade de elevada qualidade no âmbito de um esforço mais vasto de desenvolvimento da sua organização.

No âmbito da Educação de Adultos a acreditação irá contribuir para a criação do Espaço Europeu da Educação e para a Agenda de Competências para a Europa,  ao aumentar a qualidade da educação formal, informal e não formal destinada a adultos e melhorar a qualidade da oferta de educação de adultos através da profissionalização do seu pessoal e do reforço da capacidade dos prestadores de educação de adultos para executar programas de aprendizagem de elevada qualidade, entre outros objetivos.

Neste sentido durante a semana de 23 a 27 de abril os Cursos EFA da Escola da Torre receberam numa missão de Jobshadwing a diretora do Centro de Educacional de Personas Adultas Fernando Marrero Pulido- Arucas y Firgas (Gran Canarias – Espanha), Montserrat Tramunt Martín. Durante a semana a professora em causa visitou a Escola da Torre, conheceu o  sistema educativo português e teve a oportunidade de ver como funcionam os cursos de Educação e Formação de Adultos. Participou também em várias reuniões e atividades letivas  e não letivas,  visitou o Museu Etnográfico da Madeira e o centro histórico de Câmara de Lobos e assistiu à conferência "Autonomia e Poder Legislativo", com o Presidente da ALM, José Manuel Rodrigues.

Esta visita serviu igualmente para preparar a mobilidade de um grupo de 12 formandos adultos e vários formadores da ilha de Gran Canárias à nossa região durante o mês de abril e  por fim estabeleceu-se um protocolo com a Escola da Torre para futuros projetos de intercâmbio.

 

 

 

 

 

 ler mais ...

Ação de Formação - Ensinar o Holocausto no Século XXI - 10 de outubro de 2022
Os cursos EFA da escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos em conjunto com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e a APEFA - Madeira,  no âmbito do Projeto Nunca Esquecer e inserido no programa do  ERASMUSDAY 2022, dinamizam uma Ação de Formação para docentes de todos os grupos disciplinares, intitulada - Ensinar o Holocausto no Século XXI,  cujo formador é o Dr. Ricardo Presumido (Vice Presidente da Memoshoá), no dia 15 de outubro, pelas 9H00, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos (Rua S. João de Deus, N.º 30 - Câmara de Lobos)
Esta ação terá a duração de 5 H e aguarda-se a validação, pela DRE, para progressão na carreira docente.
Mais informações através do email: efa.torre@gmail.com
As inscrições podem ser feitas através do link:  https://forms.gle/tfP3HZmgAqUhquL19
 
 
 

 

 ler mais ...

Oferta formativa 2022-2023 - 14 de junho de 2022

 

 

 

 

 

 

 ler mais ...

Apresentação Pública - Literacia Digital - 30 de maio de 2022
Reunião do Projeto DIGITART - Erasmus+ - 17 de março de 2022

 Os cursos EFA da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre fizeram-se representar na reunião transnacional do projeto DIGITART (Erasmus+ KA204) que decorreu no dia 14 de Março em Atenas, Grécia. Além da Escola da Torre que representa a Madeira e Portugal, estiveram presentes a instituição Italiana coordenadora do projeto, duas instituições da Grécia, uma da Turquia e uma da Bulgária. 

A Escola da Torre teve oportunidade dar a conhecer o guia multimédia que os adultos dos cursos EFA estão a desenvolver sob orientação do professor Jorge Carvalhal e com o apoio especial dos Formandos do NS3 Técnico/a de Multimédia, sobre o Convento de São Bernardino, um património importantíssimo da nossa comunidade, a dois passos da nossa escola, mas que ainda é desconhecido por muitos. 

Foi dado especial destaque às imagens de 360 graus que permitem visitar virtualmente alguns dos espaços do convento, uma vez que o projeto visa especificamente o desenvolvimento de visitas virtuais do património cultural de cada país. 

Entre16 e 18 de março, os parceiros do projeto participam em atividades de formação (Learning Teaching Training Activities - LTTA) na cidade de Karditsa, no norte da Grécia, no âmbito da Realidade Aumentada e objetos 3D. 

 

 

 

 

O projeto DIGITART tem os seguintes objetivos gerais: 

• Conhecer o património artístico e cultural do seu país;

• Tomar consciência da importância das TIC;

• Ajudar os adultos a adquirir as competências básicas necessárias para superar o isolamento e  tornar-se um cidadão europeu ativo e consciente;

• Desenvolver conhecimento e compreensão da diversidade cultural das civilizações europeias e seu valor. 

 

 ler mais ...

Projeto CIA - Mobilidade Job Shadowing , França - 17 de março de 2022

 Decorreu de 28 de fevereiro a 04 de março uma mobilidade ao abrigo do projeto Erasmus+ Combater a Iliteracia nos Adultos (CIA), proporcionando desta vez uma nova experiência Job Shadowing a um docente dos Cursos de Educação e Formação de Adultos.

A semana de observação decorreu no Collège La Charme em Clermont-Ferrand, França com contactos com diversos intervenientes da educação, desde professores, alunos, pais, membros da direção, conselheiros pedagógicos…

O Balanço foi extremamente positivo, tendo sido reunidas um conjunto de informações e experiências para futura disseminação.

O Collège La Charme encontra-se numa zona marcada pelo desafio da integração social de imigrantes recém-chegados a França. Este colégio multicultural tem alunos de cerca de 20 nacionalidades e diferentes religiões.

Entre outros assuntos, nesta mobilidade foram abordadas questões relativas à literacia e integração dos alunos recém-chegados a França, assim como dos adultos que os acompanham, seus pais e familiares.

No âmbito deste último aspeto, o projeto OEPRE - Ouvrir l'école aux parents pour la réussite des enfants, assume especial importância.  Este projeto que traduzido sognifica “Abrir a Escola aos Pais para o Sucesso das Crianças” (OEPRE) é realizado em parceria entre o Ministério do Interior e o Ministério da Educação Francês. Destina-se a promover a integração de pais de alunos, recém-chegados, imigrantes ou estrangeiros de fora da União Europeia, envolvendo-os nomeadamente na escolarização dos seus filhos. Trata-se de um espaço de aprendizagem para pais estrangeiros recém-chegados em torno do ensino do francês, da descoberta dos valores da República e do funcionamento do sistema escolar.

 

 

 ler mais ...

Comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago na EBTorre. - 7 de dezembro de 2021

 A coordenação dos Cursos EFA da EBTorre agradece a colaboração e disponibilidade da Dra. Violante Saramago Matos e à Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

 

 

 

 

 

 ler mais ...

Inglês - English Breakfast or Continental Breakfast? - 17 de novembro de 2021

 No âmbito da abordagem ao primeiro critério de evidência da unidade B de Língua Estrangeira Inglês de nível B3 (tipos de alimentação e bebidas e diferentes hábitos alimentares), foi organizada a atividade "English Breakfast or Continental Breakfast?". Com o auxílio do curso B3D Cozinheiro foi possível realizar esta atividade prática de degustação e role-play sobre o pequeno-almoço Inglês e o pequeno-almoço continental com o intuito de abarcar igualmente as competências interculturais. 

Participaram na atividade formandos e formadores dos cursos B2, B3B, B3D, NS3. Foram mantidas todas as regras de segurança e o devido distanciamento físico.    

Agradecimentos aos formandos do B3D e ao Chef responsável. 

 

 

 

 

 

 

 ler mais ...

Caminhada Trilhos de Cidadania – “O caminho de S. Bernardino”, dia 29 de setembro - 24 de setembro de 2021

 

 Atividade incluída no SMAL 2021

Faça a sua inscrição aqui.

 ler mais ...

SMAL 2021 - 14 de setembro de 2021
Cursos EFA - 8 de setembro de 2021
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS - 19 de maio de 2021

No próximo dia 28 de maio vai realizar-se, por videoconferência, o Encontro Nacional de Educação e Formação de Adultos.

O evento, com início às 10h00 (Portugal Continental e Madeira – 9h00 nos Açores) reúne um conjunto de especialistas na área da educação de adultos que participam nos quatro painéis:

  • Painel 1 – As políticas de Educação e Formação de Adultos no contexto nacional. Desafios para a formação de adultos.
  • Painel 2 – A educação de adultos em Portugal: os cursos EFA e os Processos de RVCC – da teoria à prática. A oportunidade de ingresso no Ensino Superior.
  • Painel 3 – Os projetos ERASMUS+ e a Educação de Adultos
  • Painel 4 – Lições de Aprendizagem ao Longo da Vida

A iniciativa, dirigida a diretores e profissionais de Centros Qualifica, professores, formandos, estudantes universitários e todos os interessados nesta temática, tem por objetivo:

  • Discutir temáticas da Educação e Formação de Adultos;
  • Abordar a importância das literacias no mundo globalizado;
  • refletir sobre os desafios para a Educação de Adultos;
  • divulgar boas práticas no âmbito da Educação e Formação de Adultos;
  • explorar projetos ERASMUS+ aplicado à Educação de Adultos;
  • dar a conhecer testemunhos de educação e formação de adultos.

Trata-se de uma organização dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta na Madeira, Praia da Vitória, Silves e Reguengos de Monsaraz, em colaboração com o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Mértola e a Escola dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até 26 de maio através de formulário (https://forms.gle/2x7NiKtYRuj8PHfJ7)

 

 ler mais ...

Palestra com António Sousa Mendes (Fundação Aristides Sousa Mendes) - 7 de maio de 2021

 Segunda atividade do Projeto Nunca Esquecer, para lembrar as vitimas do Holocausto e o papel de Aristides Sousa Mendes, uma organização dos Cursos EFA da EBTorre e da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, dia 5 de maio, às 19H20. Palestra com António  Sousa Mendes (Fundação Aristides Sousa Mendes) e projeção do Filme "O Cônsul de bordéus", no Auditório da Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

 

 ler mais ...

Atividades da Semana Magalhães - 29 de abril de 2021

  Semana Magalhães na EBTorre - Cursos EFA, Rede de Escolas Magalhânicas, Escola Azul e Projetos ERASMUS+ CIA e JAEA.

Sessão de abertura (Zulay Freitas), Apresentação do Projeto (Alcino Penso) e Palestra "Os Locais e Culturas da Viagem de Fernão de Magalhães" (José Xavier Dias), 6.º B (11H30).

Visita ao navio Kraken e ação de sensibilização "O plástico nos Oceanos".

 

 

 Formandos e formadores dos cursos EFA visitaram o navio Kraken da associação "Wings of the ocean" e assistiram a uma ação de sensibilização sobre o plástico nos oceanos através da plataforma Zomm. 

 

Aquacultura: o potencial e a necessidade de cultivar o mar

 

 

Formandos e formadores dos cursos EFA e assistiram a uma ação de sensibilização intitulada "Aquacultura: o potencial e a necessidade de cultivar o mar", proferida pelo Dr. Carlos Andrade (OOM), através da plataforma Zoom.

 

 
Formandos e formadores dos cursos EFA assistiram à Apresentação do Projeto Escola Azul, com a Dr. Sandra Brito e o professor Adelino Faria, através da plataforma Zoom.

#escolaazul 

 

 

Conferência e sessão de encerramento - Semana Magalhães

 

Formandos e formadores dos cursos EFA assistiram à Palestra: "A vida a bordo das naus da carreira da Índia," proferida por Vítor Grácio, através da plataforma Zoom.

A coordenação dos cursos EFA agradece a disponibilidade e colaboração do Dr. Vítor Grácio.
Sessão de encerramento da Semana Magalhães.
A Coordenação dos Cursos EFA agradece a presença e disponibilidade do Dr. Marco Gomes (DRE), da Dra. Helena Neto (DGE), da Dra. Sónia Pereira (CMCL), do professor Maurício de Casto (EBTorre) , do professor Alcino Penso (REM-EBTorre) e dos formandos Amílcar Figueira, Sara Corte e Noélia Camacho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 ler mais ...

Semana Magalhães - 27 de abril de 2021

Link para a página da atividade:  

https://torreefa.wixsite.com/escolas-magalhanicas/programa 

 

 

 

 ler mais ...

Campanha Online "Minuto Saúde" - 12 de abril de 2021

 Numa colaboração entre os projetos Erasmus+ KA104 adultos (CIA e JAEA) desenvolvidos na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, os Cursos EFA e o Departamento de Línguas, está a ser lançada uma campanha online de sensibilização  à comunidade educativa acerca do COVID-19. Esta campanha é produto da  exploração da página online da Organização Mundial de Saúde em Língua Inglesa, realizada pelos formandos dos Cursos EFA para a área de competência de Língua Estrangeira Inglês.  

A campanha online Minuto Saúde (Health Minute) é composta por diversos vídeos de um minuto que esclarecem, em português e em Inglês, recomendações da OMS sobre diversos assuntos relacionados com a pandemia, desde a utilização de máscaras, o exercício físico, a ansiedade, a desinfeção de superfícies, a ida às compras,  entre outros…

Os trabalhos que culminaram nos vídeos foram realizados no regime de ensino à distância em sessões síncronas de apoio e supervisão e foram ao encontro da promoção da literacia digital, da literacia para a saúde e do aumento das competências em língua Inglesa.

A campanha é complementada por uma exposição física patente no átrio da escola que conta igualmente com diversas mensagens em Inglês coloridas pelos alunos do 2.º ciclo do ensino básico e marca o início da Semana das Línguas na Escola da Torre.

 

Links

Campanha Minuto Saúde – https://www.youtube.com/watch?v=7wAUJDmGGy8&list=PLE0HtmQRzBn285x2DKyjYhTLGorxjJosO

 

Minuto Saúde 1 - Exercício Físico e Máscaras (PT-ENG) - Noélia EFA NS1 - https://youtu.be/7wAUJDmGGy8

Minuto Saúde 2 - Superfícies (ENG-PT) Mário EFA NS2- https://youtu.be/GR_f5r46tj0

Minuto Saúde 3 - Máscaras (PT-ENG) Lídia EFA NS1 - https://youtu.be/aFF3SXd0TY8

Minuto Saúde 4 Compras (PT-ENG) Sara EFA NS2 - https://youtu.be/JD8ldfsGvak

Minuto Saúde 5 - Dinheiro (ENG-PT) Ana Carla - EFA NS1 - https://youtu.be/n94rE7No4sA

Minuto Saúde 6 - Ansiedade nas Crianças (PT - ENG) João Miguel EFA NS1- https://youtu.be/VoyzoowiUhM

Minuto Saúde 7   Lavagem da Roupa (PT - ENG) Suzete EFA NS2 - https://youtu.be/IwPw0DoUHTs

Minuto Saúde 8 - Compras online (PT- ENG) Elsa EFA NS1 - https://youtu.be/-iJcR28i7Zs

Minuto Saúde 9 Exercício (ENG-PT) Noélia EFA NS1 - https://youtu.be/m3eg4uQO_xo

Minuto Saúde 10 Manter-se Informado (PT-ENG) Mário EFA NS2 - https://youtu.be/jjejtNHToms

Minuto Saúde 11 Lavar as mãos (ENG-PT) Ana Carla NS1 - https://youtu.be/j3TtkupDZsg

Minuto Saúde 12 Compras (PT-ENG) Lídia NS1 - https://youtu.be/B9m_plgGXG0

 ler mais ...

Apresentação de atividades no âmbito do projeto Erasmus+ JAEA (Escola da Torre) - 27 de fevereiro de 2021

Divulgação do projeto JAEA – Juntos Aprendemos e Ensinamos e Ajudamos (ERASMUS - KA104) coordenado pela Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, em conjunto com APEFA e da Universidade Aberta.

 Ver vídeo 

 

 Conferência internacional 

"APEFA, ERASMUS, EUROPA - a step for Adult Education development".

 

 

 ler mais ...

Palestra "Igualdade de Género e Direitos das Mulheres" - 10 de dezembro de 2020

 Palestra "Igualdade de Género e Direitos das Mulheres", dia 9 de dezembro de 2020, pela 19H20 minutos, através da plataforma Teams. A coordenação dos cursos EFA da EBTorre agradece a colaboração e disponibilidade da Dra. Valentina Ferreira (UMAR-Madeira).

 ler mais ...

Ação de Sensibilização Escola Segura - 4 de dezembro de 2020

A Escolada Torre pela coordenação dos cursos EFA - Educação e Formação de Adultos, organizou uma ação de sensibilização cujo tema debatido foi "Estrada Segura"

 Esta ação de sensibilização realizada pela PSP de Câmara de Lobos, foi executada através da plataforma Teams, uma ferramenta bastante útil em tempo de distanciamento social.

 

 

 

 

 

 

 ler mais ...

Critérios de Seleção para a Participação em Mobilidades - 10 de novembro de 2020

Cursos EFA – EBTorre

ERASMUS + - Adultos

 

Critérios de seleção dos participantes nas mobilidades internacionais:

1.       Formador  dos cursos de Educação e Formação de Adultos;

2.       Coordenador / Mediador dos Cursos de Formação e  Educação de Adultos;

3.       Membros do Conselho da Comunidade Educativa;

4.       Elementos do Conselho Pedagógico;

5.       Possuir competência linguística na língua / línguas em que será ministrado o curso /ou  na língua /línguas definida para as reuniões transversais ;

6.       Disponibilidade, vontade e motivação para participar em atividades de formação fora de Portugal;

 

7.       Disponibilidade, vontade e motivação para participar nas atividades transnacionais e reuniões de projeto fora de Portugal;

 

8.       Disponibilidade para disseminar dentro e fora da organização os conteúdos das atividades frequentadas;

 

9.       Disponibilidade para participar ativamente em todas as atividades dos Projetos europeus, mesmo depois da sua vigência.

 ler mais ...

ERASMUS DAY - 14 de outubro de 2020
Filme "Mulheres ao Poder" - 30 de outubro de 2020

 No âmbito das questões da cidadania ativa e da igualdade de direitos, formandos do cursos EFA foram ao cinema ver o filme "Mulheres ao Poder". 

 ler mais ...

Aviso

Minimizar

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre declina qualquer responsabilidade em relação ao uso de informação, imagens e vídeos extraídos da sua página oficial e utilizados noutros sítios Web. Obrigado.

...

Minimizar

// Plano de Recuperação e Resiliência - http://www.recuperarportugal.gov.pt //

EB23Torre @ copyrights