ALUNAS E PROFESSORAS PORTO-SANTENSES EM PROJETO ERASMUS+ “CULTURAL HERITAGE BEYOND BORDERS"

Entre os dias 27 de maio e 04 de junho, quatro alunos do Curso de Artes Visuais deslocaram-se em mobilidade à Hungria, cidade de Ajka no âmbito do programa Erasmus+, KA229, Ação Chave 2- Parcerias de Intercâmbio Escolar no projeto “Cultural Heritage Beyond Borders” que decorre na Fekete István - Vörösmarty Mihály Általános Iskola és Gimnázium, entre 29 de maio e 02 de junho de 2023 acompanhada pelas professoras Dalila Maria Peixe Silva e Maria Eugénia Caldeira Miguéis. Esta mobilidade é a última deste projeto, que teve início em setembro de 2020, tendo como parceiros a Hungria, Portugal (Porto Santo), Eslováquia, Turquia, coordenado por uma escola dos Países Baixos. É de referir que o objetivo principal deste projeto é encorajar a partilha de conhecimento do património cultural da Europa, aumentando a consciência da nossa história, cultura, valores comuns e reforçando o sentimento de pertença num espaço europeu comum.

2023 começou da melhor forma para quatro alunas do curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco da ilha do Porto Santo. Na passada sexta-feira, 13 de janeiro, duas alunas do 12.º ano e duas do 11.º, acompanhadas pelas professoras Dalila Peixe e Eugénia Miguéis, coordenadoras do projeto, deslocaram-se a Stará Ľubovňa, na Eslováquia, onde se situa a escola Cirkevné Gymnázium sv. Mikuláša, que nos acolherá, no âmbito do programa Erasmus+, KA229, Ação Chave 2- Parcerias de Intercâmbio Escolar com o projeto “Cultural Heritage Beyond Borders” que teve início em setembro de 2020. O objetivo principal deste projeto é encorajar a partilha de conhecimento do património cultural da Europa, aumentando a consciência da nossa história, cultura, valores comuns e reforçando o sentimento de pertença num espaço europeu comum. Os parceiros neste projeto são: Hungria, Portugal (Porto Santo), Eslováquia, Turquia, coordenado por uma escola dos Países Baixos. Esperamos uma semana repleta de partilha de conhecimentos...

Duas professoras porto-santenses, Dalila Peixe e Eugénia Miguéis, e quatro alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco (Porto Santo), estão na Turquia no âmbito do programa Erasmus+ (KA220).

Este intercâmbio escolar materializa-se através do projeto "Cultural Heritage Beyond Borders", que desta vez decorrerá na cidade de Tarso (região Sul da Turquia) entre os dias 21 e 25 de março.

“O objetivo principal do projeto é encorajar a partilha do património cultural da Europa, aumentando a consciência da sua história, cultura, valores comuns e reforçando o sentimento de pertença num espaço europeu comum”, explica uma nota envaida à redação.

A escola da Ilha Dourada é parceira com outros quatro estabelecimentos de ensino europeus da Eslováquia, Hungria, Turquia e Países Baixos, esta última escola é coordenadora do projeto.

Objetivos do Projeto

Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo