Minimizar

Semana Europeia da Juventude

A Semana Europeia da Juventude, dinamizada pela Direção Regional da Juventude e Desporto, escolheu a nossa escola para o seu arranque. A ação teve como objetivo divulgar os programas regionais, nacionais e europeus destinados aos jovens no âmbito da primeira experiência de trabalho, do voluntariado e do prosseguimento de estudos.

A novidade é a criação do programa juvenil “Colombo”, exclusivamente dedicado aos estudantes porto-santenses.

    



Dia Mundial do Livro

Dezenas de alunos da escola secundária do Porto Santo celebraram o Dia Mundial do Livro de forma inédita. Os estudantes distribuíram poemas de intervenção de conhecidos autores portugueses e estrangeiros a toda a comunidade escolar. Percorreram vários parques de estacionamento onde também deixaram flyers poéticos nos carros. A iniciativa terminou com a declamação pública de alguns destes poemas.
 
Através da poesia o objetivo dos alunos foi chamar a atenção para os problemas que mais afetam as sociedades modernas: a pobreza, a desigualdade, a injustiça, a corrupção, o desemprego, a preservação do meio ambiente, a inclusão, a economia sustentável, entre outros. Estes problemas sociais, culturais e políticos inserem-se nos 17 "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável" definidos pela ONU para serem concretizados por todos os países do mundo até 2030. 
 
 

 

 #SomosTodosMoçambique

Os alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural da nossa escola, manifestam a sua solidariedade com o povo de Moçambique, com a elaboração destes trabalhos que foram divulgados nas redes sociais.

       

      

      

Estes trabalhos inserem-se nos 17 "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável" definidos pela ONU para serem concretizados por todos os países do mundo até 2030


 

No dia 22 de março, realizou-se a Reunião da Comissão na Assembleia Legislativa da Madeira, o projeto de recomendação do aluno, Francisco Dias, do 9.° B, foi o mais votado para a XIX Sessão do Parlamento Jovem Regional.

O aluno e restante equipa eleita na 5°reunião preparatória estão de parabéns!

 

   


        

Os alunos Francisco Dias e Guilherme Sousa do 9.° B, representaram a nossa escola no Projeto Parlamento Jovem Regional.

Foi aprovada uma das medidas propostas assim como a questão subordinada ao tema "Salvar os oceanos".

O aluno Francisco Dias foi eleito Deputado para a Reunião da Comissão. 

 


 

 

A aluna Iara Silva do 6.º B venceu o concurso “O Descobrimento no olhar das crianças”, evento organizado pela CMPS.

O trabalho da nossa aluna, dinamizado pelo professor António Iglésias, foi o mais votado pelos visitantes da exposição durante duas semanas.


O desenho será agora transformado em puzzle para ser oferecido aos alunos do primeiro ciclo no Dia da Criança.



    

 


 


Exercício de Emergência à Escala Total do Aeroporto do Porto Santo

Seis dezenas de alunos da nossa Escola (cinco turmas) participaram no “Exercício de Emergência à Escala Total do Aeroporto do Porto Santo”. Este ensaio mobilizou todas as forças de socorro e de segurança da ilha.

O simulacro teve lugar na pista do aeroporto e criou um cenário de um acidente de avião com vários tipos de feridos. Os nossos alunos fizeram a parte da figuração dos acidentados, o que em muito contribuiu para dar um maior realismo ao Exercício.

Tudo foi pensado, incluindo a emissão de bilhetes de embarque com o nome de cada aluno. Parte deles realizaram o “papel” de familiares dos passageiros que aguardavam ansiosamente a sua chegada na aerogare.

  

  


II Encontro Internacional de Poesia - Porto Santo 2018

Vários alunos das escolas do Porto Santo recitaram poemas no “II Encontro Internacional de Poesia - Porto Santo 2018”, evento que durante três dias juntou dezenas de poetas regionais, nacionais e estrangeiros no Hotel Pestana.


O recital dos estudantes portossantenses foi coordenado pelo professor José Campinho e fechou o evento com “chave d’ouro”.

 


 

 

Minimizar

 


 Decorreu na nossa escola uma Palestra sobre a “Valorização do Património Natural para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Porto Santo” - destinada aos alunos do 7.º ano, turma C, proferida pela prof.ª Gina Brito Mendes, no âmbito dos projetos que estão a ser desenvolvidos pelos alunos da respetiva turma, com a orientação do prof. Francisco Abreu e da prof.ª Filipa Abreu. Esta atividade está integrada na formação – “Articulação da Cidadania Global com o Currículo." Esta atividade pretendeu sensibilizar os alunos para a importância da valorização e da preservação do património natural e para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS. 
   
   
   

 


Ação de sensibilização relacionada com o tema – “Bullying e Indisciplina Escolar” - destinada aos alunos do 7.º ano, turma C, proferida pela Dr.ª Leila Pedro e pelo prof. Paulo Almeida, no âmbito dos projetos que estão a ser desenvolvidos pelos alunos da respetiva turma, com a orientação do prof. Francisco Abreu e da prof.ª Filipa Abreu. Esta atividade está integrada na formação – “Articulação da Cidadania Global com o Currículo." Esta atividade pretendeu sensibilizar os alunos para estes assuntos muito atuais e que vão de encontro aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.
 
   

 


 

Missa do Parto

A tradição continua e no passado dia 15 de dezembro, decorreu a missa do para professores e funcionários das escolas da nossa ilha. Aqui fica o registo desse momento.

 


 


 


 

"Nós Propomos - Porto Santo"


Apresentação Pública do Projeto "Nós Propomos - Porto Santo", que consistiu na apresentação de diversos trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo 2017/2018, pelos alunos que frequentam o 2.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Básica e Secundária Professor Doutor Francisco de Freitas Branco, sob a coordenação do Prof.º Francisco Abreu.

Os trabalhos que foram apresentados enquadraram-se nas seguintes temáticas:

1 - Aplicação da Taxa Turística na Ilha do Porto Santo;
2 - Propostas alusivas à Comemoração dos 600 Anos;
3 - Propostas apresentadas à Câmara Municipal do Porto Santo;
4 - Projetos Submetidos ao Orçamento Participativo Portugal.

Município do Porto Santo, 19 de outubro de 2018

 





Presepios

Minimizar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo