Enter Title

Projeto “Plantar o Futuro”

No âmbito do projeto "Plantar o Futuro", os alunos das turmas do 10.º ano da nossa escola, estiveram envolvidos numa ação de plantação de árvores, iniciativa conjunta da Secretaria da Educação e do Ambiente.

Os 50 alunos plantaram dragoeiros no Pico Castelo e comprometeram-se em cuidar de cada uma das novas árvores, as quais foram numeradas (correspondendo cada número a um aluno) e foram marcadas as suas coordenadas GPS.

BAÚ DE LEITURA

No dia 19 e  27 de fevereiro, foi dinamizada um teatro de fantoches relacionado com a obra "A Menina do Mar".

Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, e no âmbito do projeto “Bridging the Gap” - Universidade da Madeira/Centro de Química da Madeira, a nossa escola recebeu o Dr. Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação Ciência e Tecnologia, o Prof. Dr. João Rodrigues, coordenador científico do CQM e a Dra. Carla Alves, coordenadora do projeto Bridging the Gap para uma palestra e dinamização de atividades experimentais nas áreas da Química e Bioquímica.

No dia 11 de fevereiro,  a nossa escola assinalou o Dia da Internet + Segura com a diamização de algumas atividades. Foram realizadas exposições de trabalhos dos alunos, cartazes da SeguraNet para debate de ideias e visualização de vídeos sobre os perigos da Internet.

No dia 31 de janeiro, o projeto Baú de Leitura, assinalou o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, com uma sessão de leitura em voz alta no átrio da nossa escola.

No passado dia 30 de janeiro, a escola assinalou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz.

Uma vez que a educação para a paz, a promoção de valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência contribuem para uma Escola sem Bullying. Escola sem Violência a nossa escola diamozou algumas atividades sobre esta temática.

Com a iniciativa e coordenação do professor Nelio Carvalho, no passado dia 16 de dezembro os alunos de Português - falantes de outras línguas (PFoL) organizaram um convívio cultural natalício, com o objetivo de mostrar a estes alunos de origem estrangeira algumas tradições gastronómicas de Natal do nosso arquipélago. O evento contou com uma prova do bolo de mel rico, das broas de mel e do sumo de maracujá regional.

A nossa escola assinalou hoje, dia 15 de Novembro, o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa com a dinamização de ações de sensibilização para os alunos do 2 ciclo.

A atividade foi dinamizada pelas professoras Joana Moura e Nádia Duarte. Os grupos de educação especial e LGP agradecem a colaboração de todos.

Durante três dias a nossa Escola  esteve envolvida no projeto MARES CIRCULARES, iniciativa da Liga para a Proteção da Natureza (LPC) em pareceria com a CMPS e que visa a promoção da sustentabilidade ambiental.

O projeto desenvolveu duas ações de sensibilização para os alunos do 7.º e 8.º anos e culminou com uma ação de limpeza da praia, a qual contou com a participação dos alunos do 9.º ano e dos cursos profissionais.

Em pouco mais de um hora foram recolhidos 126 kg de resíduos diversos.

Atividades do Baú de Leitura, no âmbito do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen

Iniciativa Onda Rosa

A Comunidade Educativa da nossa escola, manifestou no dia 29 de outubro solidariedade para com a iniciativa Onda Rosa da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Palestra "A importância da palavra"

No dia 24 de outubro, pelas 10.00, recebemos na nossa Escola o deputado Edgar Silva para uma palestra sobre o Padre António Vieira e a ação parlamentar.

O objetivo foi proporcionar a todos os alunos do 11º a oportunidade de ouvirem alguém experiente falar sobre a importância da argumentação e do poder da palavra.

Dia Mundial da Alimentação

No dia 18 de outubro a Enfermeira Mónica Simões, do Centro de Saúde do Porto Santo, realizou uma ação de sensibilização sobre o tema “Alimentação Saudável”, no âmbito dos Projetos RBES e Eco-Escolas comemorando assim o dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). Foram realizados também alguns trabalhos pelos alunos do 6º ano que se encontram em exposição na sala 26. Um agradecimento especial ao Professor Magno Velosa e à Liga Portuguesa Contra o Cancro por ter aceitado o nosso convite!

No âmbito da disciplina de TIC, o primeiro contacto dos alunos do 6.º ano com os robôs da Lego.

Dia 27 de setembro - Greve Climática Global
#ecoescolasfazpeloclima #globalactiondays
Bandeira Verde Eco-Escolas a meia haste!

Bandeira Verde a meia haste até à próxima 2ªfeira, (entre o dia 27 e o dia 30 de setembro), como símbolo de pesar e de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas.

Text/HTML

ESCOLA MAIS é uma Newsletter mensal do Projeto "“Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar”-

Mês de junho

Revista Ponto e Vírgula de fevereiro

Podem encontrar os trabalhos dos nossos alunos na página 10 ( Helena Almeida, 11.º AV, "Vício") e na página 14 (Clube Tiro com Arco, Mariana Correia e Catarina Silva)

Dia 14 de fevereiro

No dia 14 de fevereiro foram várias as atividades dinamizadas pelo "Baú de Leitura" para assinalar o dia de São Valentim, desde a exposição de postais criados pelos alunos, músicas e cartas para libertar as emoções.

Clica para acederes às atividades que serão dinamizadas no último dia de aulas.

Revista Ponto e Vírgula janeiro

Podem encontrar os trabalhos dos nossos alunos na capa, na página 12 e 13.

Revista Ponto e Vírgula dezembro

Podem encontrar os trabalhos dos nossos alunos na página 4 (conto) e página 7 (reportagem).

Enter Title

Jogar XADREZ desenvolve habilidades cognitivas, estimula a autoestima, a competição saudável, o trabalho em equipa, a socialização!

"O xadrez é a ginástica da inteligência" - Johann Wolfgang Von Goethe

Suplementos da revista Ponto e Vírgula

Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo