Atividades 2022.2023

Minimizar

 

PROJETO GOLFE NA ESCOLA

Teve lugar no passado dia 21 de janeiro o primeiro "Torneio Pitch &Putt Challenge" no âmbito do Projeto ""Golfe na Escola", dinamizado pela Professora Elisabete Sousa em colaboração com o Porto Santo Golfe, na pessoa do Diretor Técnico e Profissional de campo, Alfredo Cunha.
A competição teve lugar no percurso "academy course" num percurso de 4 buracos.
Os vencedores foram:
Competição Masculina:

  • 1º classificado geral: Rafael Brito
  • 1º classificado CHIPS: Alcino Drumond
  • 1º Classificado PUTTS: Tomás Câmara

Competição feminina:

  • 1º classificada geral: Rosalina Rodrigues
  • 1º classificada CHIPS: Ana Raquel Maia
  • 1ª classificada PUTTS: Regina Dias

Um agradecimento especial ao Porto Santo Golfe, na pessoa do Diretor e Profissional de Campo, Alfredo Cunha pela colaboração prestada, ao Miguel Pereira, à Fátima Pereira, ao João Pedro Paixão, ao Paulo Correia e ao Professor Bruno Santos, pela ajuda imprescindível na organização do evento, à Câmara Municipal do Porto Santo pela cedência do transporte e à D.ª Paulina pelo lanche com que nos presenteou.

   

  

 


 

Ação de sensibilização - SIM À DIFERENÇA

 No dia 20 de janeiro, através do Programa Escola Segura, a PSP, dinamizou uma ação de sensibilização, no âmbito da não discriminação em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem, bem como em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais e no combate a todas as formas de violência contra as mulheres.

Esta ação tem como objetivo principal, a prevenção de todas a formas de discriminação e da prática de crimes motivados por ódio, incutindo nas crianças e jovens visados (alunos do ensino básico do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário) o respeito pelas diferenças e pelos direitos humanos, celebrando simultaneamente a efeméride do dia mundial da liberdade (23JAN) criado pela ONU e proclamado pela UNESCO.

 

 

 

 


 

Na terça-feira, 17 de janeiro, dois alunos do 12.º ano CT, por intermédio da disciplina de Biologia e do Projeto Escola Azul, participaram na 5.ª Campanha de Monitorização da Qualidade Química e Ecológica das Massas de Águas Costeiras da RAM, acompanhados pelo Prof. Emanuel Almada.


Um programa de monitorização segundo as disposições da Diretiva-Quadro da Água (DQA), que estabelece o enquadramento para a gestão sustentável da água, destacando-se como principal objetivo ambiental o de se alcançar o Bom estado de todas as massas de água superficiais. 

 

 

 


 

EUGÉNIO DE ANDRADE - 100 ANOS

O “Baú de Leitura” homenageia Eugénio de Andrade, assinalando o centenário do nascimento do poeta (19/01/1923 - 2023) com uma exposição na Escola BS PE C Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo. A mostra “Eugénio de Andrade” revela uma coleção de retratos criados pelos alunos do Curso de Artes do Ensino Secundário e ilustrados com versos deste grande poeta português. Percorrendo a exposição, há oportunidade de poder desfrutar da leitura dos seus poemas. Agradecemos a colaboração das docentes de Artes Visuais do Ensino Secundário e dos respetivos alunos. 

 
 
 
 
 

 
Aproveitando os festejos do "varrer dos armários" e a vontade de abraçar um novo ano, os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) do ensino básico, secundário (certificação escolar e técnico de geriatria) marcaram presença num jantar convívio, no dia 13 de janeiro, com os respetivos professores, coordenadora do Ensino Recorrente Maria José Vital e funcionários do período noturno. Um encontro que possibilitou conversas e gargalhadas num ambiente descontraído, para além de um saboroso menu a cargo do "+Sabor".
Um feliz ano para todos!
 
 
 

 
 
O projeto Assembleia Municipal Jovem iniciou os seus trabalhos, com as turmas do 9.º ano de escolaridade, no dia 12 de janeiro, contando a Senhora Presidente da Assembleia Municipal, educadora Fátima Silva, e os docentes responsáveis pelo projeto, Roberto Nascimento e Emanuel Almada, com a colaboração da gestora da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, professora Licínia Soares, uma vez que as propostas a apresentar inserem-se no âmbito desta temática.
Foi apresentado aos alunos o que é uma Reserva da Biosfera, como também, outras particularidades da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, nomeadamente, a área compreendida e zonamento, as suas funções, os eixos estratégicos e objetivos do Plano de Ação, o património natural e cultural, entre outras especificidades.
Esta ação de sensibilização sobre a Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo teve como principal finalidade dar a conhecer aos discentes algumas particularidades do seu território, como também consciencializar os mesmos para a importância desta classificação da UNESCO e da sua contribuição no que diz respeito à preservação, conservação e valorização do património natural e cultural.
O nossos alunos terão, assim, a oportunidade de participar ativamente com as suas ideias e propostas, soluções para os problemas e desafios, em prol de uma Reserva da Biosfera mais sustentável e que contribua para melhorar a qualidade de vida de todos os porto-santenses.
 
 
 

 
“REGRESSAM AS TRADIÇÕES… VARRERAM-SE OS ARMÁRIOS NO PORTO SANTO”

Com o fim da época natalícia foi tempo de comemorar uma tradição regional: Santo Amaro, também conhecida como “o varrer dos armários". Por estes dias é habitual pequenos grupos organizarem-se para visitarem as casas de amigos e vizinhos para cantarem e verem as “lapinhas”, usando acessórios como vassouras e pás e serem brindados com as últimas iguarias que ficaram dos dias da Festa.
Associada a esta tradição regional, as instituições locais convidam as escolas para Cantar o Santo Amaro, onde os seus representantes máximos a todos recebem com alegria e oferecem uns doces e miminhos. Munidos de vassourinhas e instrumentos musicais, os nossos alunos do 1° Ciclo e do Ensino Recorrente estiveram na Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Gabinete da Administração Pública e, em jeito de agradecimento, cantaram canções alusivas à festividade.
A turma do 4° ano e os alunos do Ensino Recorrente foram, ainda, convidados para visitarem o Lar de Idosos, que aos poucos e com segurança se volta a abrir ao Mundo, onde cantaram e levaram um pouco de alegria a quem vive o inverno da vida e a quem deles cuida com esmero. Deixaram uma pequena lembrança e receberam uns lindos aventais, recheados, feitos por mãos enrugadas, mas cheias de sabedoria.
Todos os alunos e docentes agradecem a tarde que lhes foi proporcionada, que permitiu voltar a encher de vida o centro da cidade, após um interregno de dois anos, devido à pandemia. Bem-haja e votos de um ano com saúde e muitas realizações em prol da nossa ilha!
 
 
 
 
 
 

 “À DESCOBERTA DOS SENTIDOS NA SALA SNOEZELEN”

Crianças das salas dos 3/4 anos da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco Freitas Branco, sob o mote, “à descoberta dos sentidos” participaram, no passado dia 6 de janeiro, no projeto dinamizado pelo Centro de Recursos Educativos Especializados do Porto Santo (CREE), na Sala Snoezelen. Recorde-se que a Sala Snoezelen está equipada com material para estimulação sensorial e é uma forma de intervenção avançada que permite que sejam estimulados vários sentidos num espaço seguro e cativante. Fica situada no Centro Comunitário da Ilha Dourada e pertence à administração pública regional.

A dinamização desta atividade tem em conta que o desenvolvimento das crianças é feito de experiências e por esse motivo é benéfico proporcionar o maior número de sensações possíveis, o mais precocemente possível. O projeto do CREE foi dinamizado pela psicóloga Sara Peixe, psicomotricista Joana Gonçalves e terapeuta da fala Catarina Mendonça, tendo participado ainda as educadoras da sala dos 3/4 anos.
Este projeto visa, globalmente, proporcionar diversas experiências multissensoriais para todas as crianças, com idades compreendidas entre os 6 meses e os 5 anos de idade e realizar-se-á ao longo do ano letivo 2022/2023.
 
 
 
 
 

ALUNOS DO 1.º CICLO EXPERIMENTAM O PADEL


         Realizou-se no passado dia 4 de janeiro, no Hotel Vila Baleira, a Atividade Padel da Escola, promovida pela Direção de Serviço do Desporto Escolar, da Direção Regional de Educação que juntou as turmas dos 3. ° e 4. ° Anos e os professores de expressão Físico-motora das Escolas EB1/PE com Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco e do Externato Nossa Senhora da Conceição, Rui Beleza e Vânia Morgado. Os alunos divertiram-se imenso deste novo contato com a modalidade de Padel, mostrando grande interesse, empenho e alegria, desejando que esta atividade se volte a repetir. Bem-haja a todos os participantes e colaboradores.

 

  

 


 

     “Plástico: da solução ao problema”

     É o mote da Atividade Integradora do curso EFA-Secundário que, ao longo do presente ano letivo, se irá debruçar sobre a problemática dos plásticos de utilização única e suas repercussões no ambiente e na nossa saúde. De forma a sensibilizar os formandos para o tema, foram dados a conhecer três projetos de diferente dimensão, tendo ficado patente a existência de um esforço coletivo para uma maior sustentabilidade do nosso planeta.
     No dia 3 de janeiro foi apresentado o projeto local “Porto Santo sem lixo marinho”, tendo sido apresentadas as atividades desenvolvidas e respetivos resultados.

     Por sua vez, no dia 5 de janeiro, os formandos conheceram o projeto ibérico “Mares circulares” que também tem vindo a implementar ações locais relacionadas com a redução de plásticos nos oceanos.

     Finalmente, no dia 10 de janeiro, a LIPOR - Associação de Municípios para Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, proporcionou-nos uma apresentação das diversas iniciativas levadas a cabo no âmbito da Educação Ambiental nos oito municípios integrantes relativamente à problemática em causa, nomeadamente com o projeto “Há rio e mar, há lixo para transformar”.
     Para além da componente (in)formativa, estas sessões permitiram consciencializar os formandos para a necessidade de alteração nas nossas opções diárias, estando nas mãos de cada um de nós reduzir a utilização de plásticos descartáveis e procurar alternativas mais amigas do ambiente para um futuro mais sustentável.
     Um agradecimento a todos os parceiros envolvidos nos projetos apresentados, em particular às dinamizadoras das sessões Sofia Lopes, Rita Alves e Ana Machado
.

   

 

  

 


 
Síntese dos Regulamentos dos concursos do Baú de Leitura
 
 
 

 
Venham conhecer os ecossistemas na Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo”

No dia 15 de novembro, no âmbito do projeto “Reservas da Biosfera: Territórios sustentáveis, comunidades resilientes”, a equipa da Universidade de Coimbra, em colaboração com a entidade gestora, dinamizou a ação de sensibilização “Venham conhecer os serviços dos ecossistemas na Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo” aos alunos das turmas do 3.º e 4.º anos.
Esta ação de sensibilização teve como principal intuito capacitar estas faixas etárias sobre os serviços dos ecossistemas da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, a biodiversidade e a conservação da natureza como elementos-chave para o desenvolvimento sustentável.
Foram desenvolvidas algumas atividades que permitiram dar a conhecer alguns dos serviços dos ecossistemas, isto é, os benefícios que obtemos da natureza e o seu mapeamento de forma lúdica e interativa.
A ação realizou-se, no dia 15 de novembro e esteve presente, além dos docentes de AEC´s, a prof. Licínia Soares, gestora municipal da Reserva da Biosfera da “Ilha Dourada.
 
 

 
OFICINAS PORTA 33 “PAISAGENS DE LUZ”

A oficina "Paisagens de luz" foi um espaço de criatividade para a infância, dinamizado por Catarina Claro, da Porta 33, e foi dirigida aos alunos do infantário e 1.º ciclo, da EBS/Pré e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco. A oficina realizou-se na antiga Escola da Vila [Porta 33] e contou com o apoio dos docentes das atividades de enriquecimento curricular, do 1.º Ciclo, daquela escola. Na ocasião, os alunos foram convidados a explorar e recontar uma história associando diversas paisagens de luz, com o recurso a um “antigo” retroprojetor, articulando com o espaço físico e utilizando técnicas de recorte e colagens, como demonstram as fotos. Os momentos foram dinâmicos, criativos, divertidos e fora da caixa. 
 
 

 
MULTIATIVIDADES DESPORTIVAS
Os alunos do 1.º Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, no Porto Santo participaram, no passado dia 11 de novembro, no Estádio José Lino Pestana, nas multiactividades desportivas, modalidade atletismo jogado. Na ocasião os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de trocar experiências com jogadores profissionais de futebol, no Clube Desportivo Portosantense e foram recebidos pelo administrador do Clube, Jorge Machado e o respetivo treinador. Os alunos foram acompanhados pelos seus docentes titulares.
A Direção de Serviços do Desporto Escolar, em articulação com as escolas, planifica e organiza um conjunto de atividades para os alunos do 1º CEB, (curriculares e de enriquecimento do currículo) e integra uma pluralidade de conteúdos e solicitações, geradoras da aquisição de aptidões, capacidades e habilidades de cariz motor fundamentais nesta fase, nunca desintegradas das restantes áreas de aprendizagem. A implementação deste projeto, no 1.º Ciclo, no concelho do Porto Santo, está a cargo dos professores Rui Beleza e Vânia Morgado.
Os programas propostos para o 1º Ciclo implicam (...) a realização de experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras que garantam o direito ao sucesso”.
 
 
 
 
 

 
 
No âmbito do Projeto "GOLFE NA ESCOLA", tem decorrido, todas as sextas-feiras, atividades de golfe no campo de golfe do Porto Santo.
 
 

No dia 11/11/2022 ocorreu na nossa Escola uma Feira com informação sobre o acesso ao Ensino Superior dinamizada pelo Projeto Inspiring Future (https://inspiring.future.pt/). Durante o evento ocorreram Sessões informativas sobre o Acesso ao Ensino superior com destaque para oportunidades nacionais e estrangeiras que os jovens do Porto Santo poderão beneficiar, particularmente para aqueles que seguirão uma formação académica no ensino superior. Estiveram representadas 16 instituições do Ensino superior.
Os alunos do Ensino Secundário da nossa escola participaram ativamente na Feira e em todas as sessões.

 

 
 CELEBRAÇÃO DO DIA DE SÃO MARTINHO
Os alunos das turma do 6.º ano, A e B, assinalaram o dia de S. Martinho com a elaboração de poesia alusiva à época bem como o Professor António Duro. Os discentes receberam duas castanhas por cada quadra elaborada. No final houve recitação e colocação da poesia no placar das salas 31 e 32. Para além da abordagem à lenda de S. Martinho, foi organizado, também, um roteiro virtual acerca da castanha. Os alunos observaram o castanheiro e os seus ouriços e o processo de apanha quer manual quer mecânica. Durante este evento, os alunos foram descascando e degustando as castanhas. Para a maioria este foi o primeiro contacto com o fruto. Uma experiência enriquecedora, inesquecível e elucidativa, concluíram os alunos. Também as professoras do Ensino Especial, Isabel Oliveira e Filipa Roma, contribuíram com as suas belíssimas quadras.
Prof. António Duro
 

 
 
Simulacro de um tremor de terra na Escola BS PE C Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo!
 
 
 A terra também “tremeu” no Infantário. As nossas crianças portaram-se muito bem!
 
 
“BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR”
A TERRA TREME NO 1.º CICLO DO PORTO SANTO

O edifício do 1.º Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, no Porto Santo, aderiu ao exercício nacional “A TERRA TREME”, sob a supervisão do Serviço Municipal de Proteção Civil, do Município do Porto Santo.
Esta iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, é dinamizada e implementada na Região Autónoma, através do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia e o Serviço Regional de Proteção Civil. No referido exercício estiveram presentes o responsável, pelo referido projeto de educação, prof. Rui Beleza e o coordenador do 1.º Ciclo, prof. Élvio Sousa.
Este exercício, que se realizou, no dia 9 de novembro, às 11h09, com a duração de apenas 1 minuto, teve por objetivo alertar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples de proteção a adotar nessa situação. Os alunos do 1.º Ciclo executaram na perfeição os gestos que salvam:
BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

 Fotografias: Município do Porto Santo
 
 
 

CLUBE EUROPEU

O Clube Europeu comemorou a 8 de novembro o "Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis" com uma pequena exposição alusiva à Dieta Mediterrânica. Não faltou a divulgação das receitas de diferentes sopas de tomate e saladas e de outras iguarias saudáveis dos países mediterrânicos da U.E. com QR code, coladas nas mesas da cantina/bar.


SESSÃO PRÁTICA DE JOGOS MATEMÁTICOS
“O JOGO É UM TIPO DE ATIVIDADE QUE ALIA O RACIOCÍNIO, ESTRATÉGIA E REFLEXÃO COM DESAFIO E COMPETIÇÃO DE UMA FORMA MUITO LÚDICA.”

No último dia 4 de novembro, decorreu no edifício do 1. ° Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, uma Sessão Prática de Jogos Matemáticos com a duração de 90 minutos, para alunos do 3.º e 4.º anos.
Foram desenvolvidos três jogos: "Semáforo", "Gatos & Cães" e "Rastros", com a duração de 90 minutos (30 minutos para cada jogo).
A sessão foi dinamizada por professores Henrique Flores e Márcia Temtem, da Comissão Organizadora do 7.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [7CRJM] e decorreu na Sala TIC.
Os alunos estiveram acompanhados ainda pela docente Dina Lourenço.
 
 

 
TODOS CONTAM, PORQUE JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
 
Alunos, professores e funcionários do Edifício do 1. ° Ciclo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, desenvolveram, no dia 27 de outubro, algumas ações, sob o mote “todos contam, porque juntos somos mais fortes” que visaram sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção e combate ao cancro da mama, no âmbito do movimento, conhecido por "outubro Rosa - pink october".

 

 


PÃO-POR-DEUS
 
Hoje, dia 27 de Outubro, no edifício do infantário, foi realizada a motivação para a vivência de uma das nossas tradições: o Pão-Por-Deus.
A equipa responsável pelas atividades do primeiro período decidiu realizar um teatro de fantoches, em dois momentos: um para a Creche e outro para Jardim-de-Infância. Neste último contámos com a interpretação feita, em Língua Gestual Portuguesa, pela docente Patrícia Marques
 
  
 
 
🎼"Vem aí o Pão-por-Deus

Dia de muita alegria..."🎼
Hoje, com os nossos educandos mais novos (creche e jardim-de-infância), foi o dia de reviver a tradição de Pão-por-Deus: a PARTILHA dos frutos trazidos de casa e também alguns doces...

Agradecemos a TODAS as famílias que generosamente contribuíram, com frutos da época para vivenciarmos não só este dia, mas.... uma época futura!🐴👸🏇

 
 

 
No âmbito do Mês Europeu da Cibersegurança, os alunos do 6.º ano, turmas B e C, na disciplina de TIC, produziram um vídeo de como estar segura na Internet. Estas atividades vai de encontro ao Projeto Erasmus+ Online School_space for educational innovation.eu.
 
 
 
 
 

 
ALGORITMO DANÇANTE

Vídeo no âmbito da atividade "Programar uma dança" relativo à disciplina Ciências da Computação - Desafio "Algoritmo Dançante".
Núcleo do Campo de Baixo e do Infantário (Pré-Escolar - 5 anos).

 
 
 

  
HALLOWEEN - REALIDADE AUMENTADA
 
Entre os dias 8 a 23 de outubro de 2022 as crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo da EBS/PE e Creche do Porto Santo, participaram na Semana Europeia Da Programação - #CodeWeek. Esta atividade teve a articulação disciplinar TIC/Inglês. A professora de Inglês fez a introdução do tema de Halloween guiando os alunos a desenhar figuras relacionadas com o tema na folha de atividade fornecida. A Professora TIC, através da app Quiver, orientou as crianças a utilizar a aplicação dando “vida” às suas criações utilizando a Realidade Aumentada uma tecnologia, que combina elementos do mundo real com elementos virtuais em 3D, permitindo a interatividade entre objetos (reais e virtuais) em tempo real.
#ClubeCodigo EBS/PE e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco #GMTE #CAP3R #CodeWeek 
 
 
  
 
 
 
 

 
 
SEMINÁRIO TRAZ ESPECIALISTA INTERNACIONAIS AO PORTO SANTO
 
 
No dia 20 de outubro de 2022, decorreu um seminário com especialistas internacionais no Porto Santo, este seminário, que é antecidido pela exposição "Mariscos da Madeira", com vídeos e imagens realizados por alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, que integra o projeto Escola Azul, termina com mergulhos para observação dos mariscos do Porto Santo.
 
 
 
  
 
 
 
 
 

 
 
PREVENIR
é a melhor forma de
CUIDAR DE SI

No dia 20 de outubro de 2022, decorreu na Escola B+S Com Pré-Escolar e Creche Profº Drº Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, uma ação de sensibilização "À conversa com... " dinamizada pela coordenadora do Projeto Carta de Convivialidade e Mediação Escolar, pela profª Zulmira Ruivo e Prof.ª Filipa Abreu, que contou com a participação das oradoras: Drª Laura Faria, Drª Vânia Mendonça e Laura Neves. Esta ação foi direcionada para os alunos do 9º ano e 5ºC.
A ação foi esclarecedora. O objetivo informar, divulgar e consciencializar para a problemática do cancro da mama, foi plenamente atingido.

As coordenadoras do Projeto Carta de Convivialidade, Profª Zulmira Ruivo e Prof.ª Filipa Abreu, agradecem ao Núcleo Regional de Porto Santo na pessoa de Drª Vânia Mendonça, à Drª Laura Faria e à Laura Neves, aos alunos e professores envolvidos, pela disponibilidade, participação e colaboração. Agradecemos ao Prof.º Joaquim Carvalho pelo registo fotográfico aéreo.
 
  
  
 
 
 

 
 
 ACONTECEU…
 

Nos dias 18 e 19 de outubro decorreu a FEIRA DE EXPOSIÇÃO DE LIVROS, na biblioteca da Escola B/S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, do Porto Santo, organizada pelas coordenadoras do “Baú de Leitura” e da Biblioteca Escolar.
Durante este evento, alguns alunos dos vários níveis de ensino, tiveram a oportunidade de assistir a momentos de leitura expressiva, realizados pelas dinamizadoras, atividade esta que os entusiasmou para um contacto mais próximo com os livros. Criou-se um ambiente descontraído, onde os discentes folhearam, trocaram impressões sobre as obras, leram pequenos excertos e selecionaram uma do seu interesse.

As coordenadoras agradecem aos docentes que acompanharam os alunos das suas turmas.

Baú de Leitura
Biblioteca Escola
r
 
  
  
 
 
 
 

 
 
 
 

 
 
VAMOS CELEBRAR A MÚSICA E A LITERATURA

No dia 12 de outubro, celebrou-se a música e a literatura, na Escola B/S Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, no Porto Santo, com a declamação e a audição de poemas de autores portugueses, com o objetivo de estimular o gosto pela poesia, promovendo a criatividade e a expressividade em torno da literatura, motivar para a leitura e para a escrita e desenvolver a cultura e hábitos de leitura nos alunos.


Este momento poético foi valorizado pela participação dos alunos do 6.º ano, das turmas B e C, que acompanharam, com entusiasmo, as declamações com variadas expressões auditivas e gestuais.
Os discentes tiveram, também, a oportunidade de ouvir e ver poemas declamados por grandes vultos da cultura portuguesa.

Este evento foi organizado pelo “Baú de Leitura” e Biblioteca Escolar, com a colaboração das professoras Fátima Guerra e Judite Guerra, a quem agradecemos a sua disponibilidade.

Baú de Leitura e Biblioteca Escolar
(Professoras Luz Freire e Simone Sousa)
 
 
 
 
  
 
 

 
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

A Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, através do núcleo do 1.º Ciclo do Campo de Baixo, por ocasião do Dia Mundial dos Animais, entregou à Associação de Amigos de Animais do Porto Santo (AAMA) e à Quinta das Palmeiras, mais de 50 kg de alimentação para gatos, cães e pássaros.
A iniciativa integra-se na componente de Cidadania e Desenvolvimento e contou com a generosa participação dos encarregados de educação, dos alunos do 1.º Ciclo e da turma do Ensino Recorrente. A ocasião contou, naturalmente, com a presença de representantes da AAMA e da Quinta das Palmeiras, de todos os alunos do 1.º ciclo e de docentes daquele núcleo.
O Dia Mundial dos Animais é comemorado, internacionalmente, todos os anos a 4 de outubro. Tudo começou em Florença, Itália em 1931, numa convenção de ecologistas. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas, é celebrada mundialmente.
 
 


 
 

Dia Europeu do Desporto na Escola
Os alunos do 5º ano foram desafiados a criar a sua Eco-lancheira. A elaboração de Eco-lancheiras visa, entre outros aspetos, o envolvimento ativo das famílias, sendo o objetivo do mesmo a análise do conteúdo das lancheiras em termos de saúde (ex: nutrientes dos alimentos e das bebidas) e sustentabilidade (ex: origem, embalagens) dos produtos que as crianças trazem habitualmente para os lanches.

 

 

 


 

 

No dia 30 de setembro, a nossa Escola aderiu ao "Dia Europeu do Desporto na Escola", #BEACTIVE.
Cerca de 300 alunos e professores iniciaram o dia com uma caminhada pela cidade Vila Baleira.
Esta atividade tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa.
O
brigada a todos que colaboraram!

 

 


  

No passado dia 22 de setembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º ano – no âmbito do Módulo Geografia do Turismo; e 3º ano – na lecionação do Módulo Património Artístico e Cultural), participaram numa visita de estudo ao centro da cidade, com o intuito de analisarem um dos principais cartazes turísticos do Porto Santo – “O Festival Colombo”.
Este festival assenta num conjunto de iniciativas de animação que retratam a época em que o famoso mercador residiu na ilha do Porto Santo.
Foram analisados diversos aspetos deste festival de recreação histórica: orçamento; decoração; programa; grupos convidados; ocupação hoteleira; rentabilidade do evento; participação local; possíveis alterações; calendarização; entre outros aspetos.
A terminar, os alunos foram “convidados” a assistirem/participarem no Festival Colombo, elaborando um relatório crítico sobre o mesmo.

 

  

  

 

 


 
Nos dias 19 e 20 de setembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º e 3º ano), participaram na conferência internacional intitulada “As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – de Porto Santo ao Planeta Oceano”.

Esta iniciativa, promovida no âmbito do programa comemorativo do V Centenário da primeira Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, foi organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

A participação nesta conferência, traduz-se numa oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre Fernão de Magalhães, abordar conteúdos históricos (História Social, Política, Religiosa, Mentalidades, Arte), culturais, artísticas, literárias, geográficas, antropológicas, etnográficas e religiosas.

A terminar, os alunos destacam orgulhosamente a importância da ilha do Porto Santo, na epopeia dos descobrimentos.
 
 
 

 
José Eduardo Franco esteve na escola, no passado dia 20 de setembro, tendo feito uma palestra alusiva à "Mensagem", de Fernando Pessoa, na turma do 12° ano CT/AV.
Efetuou uma relação com o Padre António Vieira, com Camões e com Fernão Mendes Pinto, autores trabalhados no ensino secundário.José Eduardo Franco (Nasceu em 1969, na cidade de Machico, Ilha da Madeira). Historiador. Investigador-Coordenador equiparado a Professor Catedrático da Universidade Aberta e Diretor da Cátedra CIPSH de Estudos Globais (Universidade Aberta).
Coordena atualmente o programa de doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta. Membro da Academia Portuguesa da História. Doutorou-se em “História e Civilizações”, pela EHESS de Paris em Cultura pela Universidade de Aveiro, sendo mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade de Lisboa.
Concluiu com sucesso a coordenação de vários projetos de investigação de grande fôlego, entre os quais os volumes do Dicionário Histórico das Ordens, a Obra Completa do Padre Manuel Antunes em 14 volumes e o projeto Arquivo Secreto do Vaticano editado em 3 volumes.
Da sua vastíssima bibliografia destacam-se os estudos aprofundados sobre Vieira, os Jesuítas e o Marquês de Pombal.Dirigiu com Pedro Calafete o projeto luso-brasileiro chamado “Vieira Global” - que publicou a Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes e agora prepara um Dicionário do Padre António Vieira, assim como a tradução e edição da obra seleta deste autor em 20 línguas de grande circulação internacional.
É diretor com Carlos Fiolhais do projeto de investigação e edição intitulado Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, que está a ser editado pelo Círculo de Leitores em 30 volumes. Coordena ainda o projeto “Culturas em negativo”, de que resultou a publicação de um Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em negativo. A matriz deste projeto, à semelhança de outros seus, já está a ser adaptada desenvolvida noutros países.
Foi-lhe atribuída, em 2015, a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, o mais importante galardão atribuído pelo Governo Português, como reconhecimento dos serviços prestados à cultura e à ciência.
  
 

 

Escola B+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo