Notícias - Escola Azul

Minimizar
Somos Escola Azul - 17 de novembro de 2022

Dia do Mar na EBSSC

 

Somos Escola Azul - 17 de novembro de 2022

Trabalhos realizados pela turma do 5.ºA, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica, no âmbito do Dia Nacional do Mar.

 

 

Somos Escola Azul - 17 de novembro de 2022

 Apresentação do hino da Escola Azul da EBSSC.

No âmbito do projeto Escola Azul que pretende distinguir as escolas que trabalham o Oceano e participam decisivamente na formação de jovens com maior Literacia do oceano, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz desafiou o professor Tomás Fernandes a escrever um hino para o projeto da Escola Azul.
Para a composição da música o desafio foi feito à docente Susana Abrantes, ao seu marido, César Abrantes e ao seu filho, Tomás Abrantes. O desafio foi aceite por todos e o resultado é este:

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

Lançamos o desafio à professora Filipa Felgueiras para que esta elaborasse uma coreografia, no dia Nacional do Mar, para a música “Dança do Mar.” 

Muito obrigada a todos. Mais um excelente trabalho do grupo de ginástica da EBSSC.

 

 

Palestra Ilhas Selvagens - Dia Nacional do Mar - 16 de novembro de 2022

No dia 16 de novembro, inserida nas atividades do Dia Nacional do Mar, realizou-se na nossa escola a palestra Ilhas Selvagens, com o orador Dr.º Nélio Jardim. O nosso muito obrigado pela sua disponibilidade. 

As Ilhas Selvagens constituem o território português mais a sul, estão localizadas a sudeste da ilha da Madeira, são de origem vulcânica e constituídas por duas ilhas: a Selvagem Grande, onde se localiza a Estação principal de apoio à área protegida, e a Selvagem Pequena, por uma série de ilhéus, sendo o principal o Ilhéu de Fora, e por toda a área marinha adjacente. Estas Ilhas são as primeiras representantes de um leque de áreas protegidas na Região Autónoma da Madeira, tal como as primeiras a serem classificadas como Reserva a nível nacional, em 1971.

A Selvagem Grande (245 hectares), de forma pentagonal, é caracterizada por uma extensa zona planáltica, que cai abruptamente sobre o mar em agrestes falésias vulcânicas resultantes da erosão. Este planalto eleva-se a cerca de 100 metros de altitude, e o ponto mais alto é atingido no Pico da Atalaia, a 163 metros, seguido do Pico dos Tornozelos, com 137 metros.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

Exposição realizada por alguns professores da escola no âmbito do Projeto Escola Azul.

Nosso OCEANO,
Nosso Futuro,
Nossa Educação Responsável. 

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

𝓑𝓲𝓸𝓭𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 𝓭𝓸 𝓜𝓮𝓻𝓬𝓪𝓭𝓸 𝓭𝓮 𝓢𝓪𝓷𝓽𝓪 𝓒𝓻𝓾𝔃

𝓤𝓶 𝓜𝓐𝓡 𝓭𝓮 𝓟𝓔𝓘𝓧𝓔𝓢

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 O mar desde sempre fascinou quem o contempla. Para assinalar o Dia Nacional do Mar, as turmas A, B e C do 10.º ano lembram a estreita ligação entre o mar e a literatura, numa atividade orientada pelas professoras Felisbela Teixeira e Mónica Pereira.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

“Dar Mais Vida ao Mar”
Exposição no âmbito do Programa Bandeira Azul 2022 que tem por objetivo reutilizar lixo caseiro e proveniente de recolhas da orla costeira e transformá-lo em peças de arte. Os trabalhos foram realizados pelos utentes dos CACI da RAM- Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e estarão em exposição no piso 1, da nossa escola, de 14 a 18 de novembro.
As peças estão disponíveis para venda ao público e a receita reverte para os CACI’s - Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 Nesta visita de estudo virtual, os participantes vão descobrir os segredos reais dos animais, plantas e algas que fazem do Oceanário a sua casa. Explorar e descobrir são as palavras de ordem. Porque existe um peixe chamado lua? Será que há um tubarão cheio de pinta, que todos conhecem por zebra? No surpreendente mundo marinho, os papagaios falam através de cores, existem dragões e unicórnios e até ovos que entram em parafuso!

Esta sessão tem a duração aproximada de 1 hora, com início às 11h00, e tem participação limitada a 1000 ligações. Todas as Escolas Azuis estão convidadas e podem aceder a partir do seguinte link, com o cuidado de terem microfone e câmara desligados. 

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

Valor Nutricional do PEIXE 

Clica na imagem e conhece os valores.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

  🅳🅸🅰 15 🅳🅴 🅽🅾🆅🅴🅼🅱🆁🅾

No dia 15 de novembro, a EBSSC proporcionou uma atividade diferente, divertida e educativa a alos seus alunos. Assim, durante a manhã e tarde desse dia, o ginásio foi ocupado por um "objeto estranho" e insuflado onde decorreu a "Odisseia Imersiva". Aqui os alunos foram "levados numa viagem" a vários universos, desde o espaço lácteo até ao planeta Terra, penetrando em florestas e mares. Houve também um regresso ao passado onde puderam visualizar a origem da terra e da vida, passando ainda pelos descobrimentos portugueses. Outra das temáticas abordadas foi a sensibilização para a conservação e proteção do nosso planeta, sob o tema - A minha casa é um planeta.
 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 Para ler a história do livro "Maria do Mar e o misterioso desaparecimento da Sereia Guerreira" todos tiveram que mergulhar na piscina. Que divertido que foi ...

 

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 No âmbito do Dia da Criatividade, 17 de novembro, a turma do 7.ºA foi desafiada a criar cartazes publicitários, tendo como mote o programa educativo Escola Azul. Para além disso, realizaram e declamaram um poema em homenagem a este dia. Eis o resultado do trabalho dos nossos alunos. 


 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 🅳🅸🅰 14 🅳🅴 🅽🅾🆅🅴🅼🅱🆁🅾

Após a realização da palestra do dia 14 de novembro, os alunos foram para a piscina e tiveram o privilégio de conhecer a história do livro "Maria do Mar e o misterioso desaparecimento da Sereia Guerreira", contada pela autora. Esta história é um relato quase autobiográfico da Sónia Sousa Ell e da sua luta diária pela preservação do planeta, aqui preconizada pela pequena Maria do Mar e a sua busca pela Sereia Guerreira desaparecida.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

🅳🅸🅰 14 🅳🅴 🅽🅾🆅🅴🅼🅱🆁🅾

No dia 14 de novembro, as turmas do 5.ºA. 5.ºB e 5.ºC, bem como uma turma do 4.ºano, do Externato São Francisco de Sales, e uma turma do 4.ºano, da Escola do 1.ºCiclo de Santa Cruz, no âmbito do projeto Escola Azul, assistiram à palestra “Literacia Digital e o Lixo Marinho.”, apresentada pela mergulhadora Sónia Sousa Ell. Nesta palestra, falou-nos do seu projeto “Quando +1 é = -1”.
Mostrou-nos fotos de momentos preciosos dos seus mergulhos à volta do mundo, ensinando também factos sobre algumas espécies marinhas e também os vários problemas do mundo moderno, neste caso concreto a presença do plástico nos oceanos. Sensibilizou-nos para esta problemática, para a qual a escola irá trabalhar para fazer a diferença!
Foi um momento esclarecedor para todos e ajudou-nos a aprender mais sobre o assunto e os problemas ambientais que temos de enfrentar.
A EBSSC agradece a Sónia Ell a sua disponibilidade!
Esta palestra foi realizada em parceria com a Associação Oceânica, que promoveu a interação dos vários alunos com o mundo subaquático, no ambiente de piscina, onde puderam ter a experiência de ver o fundo como os mergulhadores e respirar debaixo de água, realizando várias atividades.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 🅳🅸🅰 04 🅳🅴 🅽🅾🆅🅴🅼🅱🆁🅾
𝓐𝓽𝓲𝓿𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 4 - Atividades Náuticas
Realizaram-se por último as atividades náuticas, com o objetivo de promover uma maior literacia sobre os Oceanos, um contacto mais intimo com o mar, e a adoção de estilos de vida saudáveis.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 No âmbito do Dia da Criatividade, 17 de novembro, a turma do 7.ºA foi desafiada a criar cartazes publicitários, tendo como mote o programa educativo Escola Azul.


 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 🅳🅸🅰 04 🅳🅴 🅽🅾🆅🅴🅼🅱🆁🅾
𝓐𝓽𝓲𝓿𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 3 - 𝓟𝓸𝓻 𝓾𝓶 𝓶𝓪𝓻 𝓼𝓮𝓶 𝓵𝓲𝔁𝓸!
Os alunos realizaram uma ação de recolha de lixo na praia das Palmeiras.
Esta iniciativa insere-se no projeto "𝓔𝓼𝓬𝓸𝓵𝓪 𝓐𝔃𝓾𝓵", que visa consciencializar os alunos sobre a importância da 𝓹𝓻𝓮𝓼𝓮𝓻𝓿𝓪çã𝓸 𝓭𝓪 𝓷𝓪𝓽𝓾𝓻𝓮𝔃𝓪 𝓮 𝓭𝓪 𝓫𝓲𝓸𝓭𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 𝓮 𝓸 𝓹𝓻𝓸𝓫𝓵𝓮𝓶𝓪 𝓭𝓪 𝓹𝓸𝓵𝓾𝓲çã𝓸 𝓶𝓪𝓻í𝓽𝓲𝓶𝓪, nomeadamente a problemática dos microplásticos.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 🅳🅸🅰 04 🅳🅴 🅽🅾🆅🅴🅼🅱🆁🅾
𝓐𝓽𝓲𝓿𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 2 - 𝓐çã𝓸 𝓭𝓮 𝓼𝓮𝓷𝓼𝓲𝓫𝓲𝓵𝓲𝔃𝓪çã𝓸 sobre a 𝓑𝓲𝓸𝓭𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓷𝓱𝓪 𝓭𝓪 𝓜𝓪𝓭𝓮𝓲𝓻𝓪
Para a realização desta palestra contámos com a 𝓓𝓻.ª 𝓐𝓭𝓻𝓲𝓪𝓷𝓪 𝓐𝓵𝓿𝓮𝓼 𝓭𝓪 𝓓𝓲𝓻𝓮çã𝓸 𝓡𝓮𝓰𝓲𝓸𝓷𝓪𝓵 𝓭𝓸 𝓜𝓪𝓻. Os alunos demonstraram muito interesse nesta temática.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

🅳🅸🅰 04 🅳🅴 🅽🅾🆅🅴🅼🅱🆁🅾

No passado dia 04 de novembro demos início a um conjunto de atividades, no âmbito do Projeto Escola Azul, que tiveram como principal objetivo promover a Literacia do Oceano junto dos alunos da nossa escola. O dia começou com a realização da 𝓪𝓽𝓲𝓿𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 1 - 𝓟𝓮𝓭𝓭𝔂 𝓹𝓪𝓹𝓮𝓻, que envolveu todas as turmas do 5.ºano.
Neste Peddy paper nós Cantámos, pescámos, realizámos puzzles, jogámos ao jogo da memória e realizámos diferentes Quizes sobre os peixes da Madeira, as caraterísticas da água, entre outras atividades.

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

O que é a 🅻🅸🆃🅴🆁🅰🅲🅸🅰 🅳🅾 🅾🅲🅴🅰🅽🅾?


A 𝕃𝕚𝕥𝕖𝕣𝕒𝕔𝕚𝕒 𝕕𝕠 𝕆𝕔𝕖𝕒𝕟𝕠 é a compreensão da influência do
Oceano em nós e da nossa influência no Oceano
Mais do que sensibilizar a sociedade, é 𝖎𝖓𝖈𝖊𝖓𝖙𝖎𝖛𝖆𝖗 𝖙𝖔𝖉𝖔𝖘 𝖔𝖘 𝖈𝖎𝖉𝖆𝖉ã𝖔𝖘 𝖊 𝖘𝖙𝖆𝖐𝖊𝖍𝖔𝖑𝖉𝖊𝖗𝖘 𝖕𝖆𝖗𝖆 𝖆𝖘𝖘𝖚𝖒𝖎𝖗𝖊𝖒 𝖆𝖙𝖎𝖙𝖚𝖉𝖊𝖘 𝖎𝖓𝖋𝖔𝖗𝖒𝖆𝖉𝖆𝖘 𝖊 𝖗𝖊𝖘𝖕𝖔𝖓𝖘á𝖛𝖊𝖎𝖘 𝖘𝖔𝖇𝖗𝖊 𝖔 𝕺𝖈𝖊𝖆𝖓𝖔 𝖊 𝖔𝖘 𝖘𝖊𝖚𝖘 𝖗𝖊𝖈𝖚𝖗𝖘𝖔𝖘.
Literacia do Oceano vai para lá do conhecimento.É também comunicar, agir e decidir. É 🄲🄾🄼🄿🅁🄴🄴🄽🄳🄴🅁 🅀🅄🄴 🅃🄴🄼🄾🅂 🅁🄴🅂🄿🄾🄽🅂🄰🄱🄸🄻🄸🄳🄰🄳🄴🅂 🄸🄽🄳🄸🅅🄸🄳🅄🄰🄸🅂 🄴 🄲🄾🄻🄴🅃🄸🅅🄰🅂 🄿🄰🅁🄰 🄲🄾🄼 🄾 🄾🄲🄴🄰🄽🄾.
𝐔𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚 𝐥𝐢𝐭𝐞𝐫𝐚𝐭𝐚 𝐧𝐨 𝐎𝐜𝐞𝐚𝐧𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐞𝐠𝐮𝐞:
➡ Compreender a importância do Oceano para o Homem
➡ Comunicar sobre o Oceano de forma consciente e informada
➡ Agir, intervir e decidir para promover uma sociedade mais azul.

Os alunos do 5.ªA já estão a 𝖆𝖌𝖎𝖗. O desafio foi lançado, pelos coordenadores da escola Azul, e o resultado foi este vídeo, que alerta para que se proteja o MAR.

 

 

Somos Escola Azul - 16 de novembro de 2022

 

A 🄴🅂🄲🄾🄻🄰 🄰🅉🅄🄻

🦈🦭🐳🐋🐟🐠🦀🦐🦪🦞🦑🐙🦎🐍🐢🌊é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como missão 𝓹𝓻𝓸𝓶𝓸𝓿𝓮𝓻 a 𝓛𝓲𝓽𝓮𝓻𝓪𝓬𝓲𝓪 𝓭𝓸 𝓞𝓬𝓮𝓪𝓷𝓸 na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.

Procura-se estimular a comunidade escolar 𝓪 𝓬𝓸𝓶𝓹𝓻𝓮𝓮𝓷𝓭𝓮𝓻 𝓪 𝓲𝓷𝓯𝓵𝓾ê𝓷𝓬𝓲𝓪 𝓭𝓸 𝓞𝓬𝓮𝓪𝓷𝓸 𝓮𝓶 𝓷ó𝓼 𝓮 𝓪 𝓷𝓸𝓼𝓼𝓪 𝓲𝓷𝓯𝓵𝓾ê𝓷𝓬𝓲𝓪 𝓷𝓸 𝓞𝓬𝓮𝓪𝓷𝓸, motivando as escolas a trabalhar o 𝓞𝓬𝓮𝓪𝓷𝓸 𝓭𝓮 𝓾𝓶 𝓶𝓸𝓭𝓸 𝓮𝓼𝓽𝓻𝓾𝓽𝓾𝓻𝓪𝓭𝓸, 𝓲𝓷𝓽𝓮𝓻𝓭𝓲𝓼𝓬𝓲𝓹𝓵𝓲𝓷𝓪𝓻 𝓮 𝓿𝓮𝓻𝓽𝓲𝓬𝓪𝓵, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros.

Vídeo realizado pela nossa ilustradora Margarida Freitas, 10.ºC.


 


 
 
CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia