A Restauração da Independência - 30 de novembro de 2023
A Restauração da Independência
A Restauração da Independência foi um Golpe de Estado que teve lugar a 1 de dezembro de 1640, chefiado por um grupo de nobres. Estes prepararam a revolta em segredo (conspiração) para derrubarem o governo de Filipe IV de Espanha (III de Portugal). O nosso país esteve sob o domínio filipino durante 60 anos – de 1580 a 1640.
No dia 1 de dezembro os nobres invadiram o Palácio Real (Paço da Ribeira) que se localizava no Terreiro do Paço, prenderam a Duquesa de Mântua , representante do rei espanhol em Portugal, obrigaram-na a dar ordens às duas tropas para se renderem e mataram D. Miguel de Vasconcelos, secretário de estado. Este acontecimento dá início à 4ª Dinastia Portuguesa – a Dinastia de Bragança – com a aclamação de D. João IV nas Cortes de Lisboa.

11 de Novembro Dia de São Martinho - 9 de novembro de 2023
11 de novembro Dia de São Martinho
Lenda de S. Martinho
Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando se deparou com um mendigo cheio de fome e frio.
O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a capa que envergava e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade.
Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.
Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar "verão de S. Martinho".

Autor do Mês - 8 de novembro de 2023
Autor do Mês
Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. Prosador. Às vezes poeta. É membro da União dos Escritores Angolanos. Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, swahili e polaco. Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004; Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» C. M. de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com os da minha rua; o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra); Prémio FNLIJ (Brasil 2010, 2013 e 2014); prémio JABUTI (Brasil 2010), na categoria Juvenil, com AvóDezanove e o segredo do soviético (romance); e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, com a bicicleta que tinha bigodes. Em 2013, com os transparentes, ganhou o Prémio José Saramago.
Vence o prémio Literário Vergílio Ferreira 2023 da Universidade de Évora.

Prevenir o Desperdício Alimentar - 6 de novembro de 2023
Prevenir o Desperdício Alimentar
Esta ação realizou-se no dia 3 de novembro de 2023, entre as 11:40 e as 13:10 na biblioteca da escola. Participaram as turmas 10ºB e 11ºA acompanhadas pelas professoras Teresa Quintal Antunes e Sónia Barreto.
O orador foi Duarte Correia da Associação Asa – Associação de Desenvolvimento de Santo António (Instituição Particular de Solidariedade Social). Esta atividade teve como principais objetivos: alertar para as dificuldades no acesso à alimentação, reduzir o desperdício alimentar e promover a participação cívica..

Pão-por-Deus - 31 de outubro de 2023
Pão-por-Deus
Em Portugal, no dia de Todos os Santos (1 de novembro), era tradição as crianças saírem à rua para pedir de porta em porta o “Pão por Deus”. Recitavam versos ou cantavam e em troca recebiam pão, bolos ou frutos secos, que colocavam nos seus sacos.

Semana da Biblioteca Escolar - 31 de outubro de 2023
Semana da Biblioteca Escolar
A semana da Biblioteca Escolar decorreu entre os dias 23 e 26 de outubro. Realizaram-se ao longo desta semana várias atividades que foram de encontro ao programa apresentado tais como: vinda da escritora Andreia Baptista, sessão de cinema com o filme “Com Quase Nada” além de um power point sobre as atividades realizadas na biblioteca ao longo do ano e uma exposição de livros.

Mesa Redonda - 3 de outubro de 2023
Mesa Redonda
Decorreu, no espaço da biblioteca, no dia 27 de setembro do corrente ano, uma mesa redonda sobre o tema da emigração com a convidada Fatima Teles Maciazek, a qual vive atualmente nos USA, mais precisamente no estado do Texas. A atividade foi organizada pela professora Lisete Neto, moderada pela professora Teresa Quintal e participou a turma do 10º ano acompanhada pela professora Arlinda Vieira. Os alunos questionaram na língua inglesa a oradora sobre o tema em questão e mostraram-se bastante entusiasmados com a profícua atividade.

Visita Online à Casa de Fernando Pessoa - 20 de setembro de 2023
Visita Online à Casa de Fernando Pessoa
Decorreu no dia 20 de setembro, das 10:00 às 11:25, no espaço da biblioteca, uma visita online à Casa de Fernando Pessoa, organizada pela professora Lisete Neto para os alunos do 12º C. Foram abordados vários aspetos da vida e obra do poeta que proporcionaram um maior conhecimento acerca do mesmo.

Bom Ano Letivo - 13 de setembro de 2023
Bom Ano Letivo
A equipa da biblioteca deseja a todos um bom ano letivo.

Autor do Mês - 13 de setembro de 2023
Autor do Mês
Virginia Woolf
Virginia Woolf nasceu em Londres a 25 de janeiro de 1882, filha de Sir Leslie Stephen, escritor e historiador ilustre da Inglaterra vitoriana. Desde cedo ligada a grupos de intelectuais, casou em 1912 com Leonard Woolf e com ele fundou a editora Hogarth Press, responsável pela revelação de autores como Katherine Mansfield e T. S. Eliot e pela publicação das suas próprias obras. Reconhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo britânico, destacam-se entre os seus trabalhos os romances Mrs Dalloway (1925), Orlando (1928) e As Ondas (1931), assim como o ensaio Um Quarto que Seja Seu (1929). Após sucessivas crises depressivas e não suportando o isolamento provocado pelo agravar da Segunda Guerra Mundial, suicida-se a 28 de março de 1941, em Lewes.

Sugestão de Leitura - 19 de julho de 2023
Sugestão de Leitura
O Último Olhar de Miguel Sousa Tavares
Pablo tem 93 anos, viveu a Guerra Civil Espanhola, viveu os campos de refugiados da guerra em França, viveu quatro anos no campo de extermínio nazi de Mauthausen. E depois viveu 75 anos tão feliz quanto possível, entre os campos de Landes, em França, e os da Andaluzia espanhola. Inez tem 37 anos, é médica e vive um casamento e uma carreira de sucesso com Martín, em Madrid, até ao dia em que conhece Paolo, um médico italiano que está mergulhado no olho do furacão do combate a uma doença provocada por um vírus novo e devastador, chegado da China: o SARS-CoV-2. Essa nova doença, transformada numa pandemia sem fim, vai mudar a vida de todos eles, aproximando-os ou afastando-os, e a cada um convocando para enfrentar dilemas éticos a que se julgavam imunes.
Último Olhar marca o aguardado regresso de Miguel Sousa Tavares ao romance. Uma história sem tréguas nem contemplações, onde o passado cruza o presente e o presente interroga o futuro que queremos ter. Da primeira à última página, até decifrarmos o que se esconde atrás do título.

Boas Férias!
Leituras Recomendadas para Férias - 14 de julho de 2023
Leituras Recomendadas para Férias
Porque és uma Rapariga Maravilhosa-María Garcia
Porque és um Rapaz Incrível-María Garcia
O Rapaz de Pijama ás Riscas-John Boyone
A Pérola-John Steinbeck
Sul Viagens-Miguel Sousa Tavares
Uma Cana de Pesca para o meu avô-Gao Xingjan


Autor do Mês-Miguel Sousa Tavares - 10 de julho de 2023
Autor do Mês-Miguel Sousa Tavares
Miguel Sousa Tavares nasceu no Porto. Depois de se ter licenciado em Direito, exerceu advocacia durante 12 anos, atividade da qual abdicou para se dedicar em exclusivo ao jornalismo, uma paixão que lhe tem valido diversos prémios.
Estreou-se na televisão em 1978, na RTP, onde foi o rosto do programa de entrevistas Face a Face, a sua primeira experiência como apresentador. Nos anos 90 ingressa na SIC, canal onde conduziu programas como Crossfire, 20 Anos 20 Nomes e Terça à Noite. Já no final da década transfere-se para a TVI e assina formatos como Em Legítima Defesa e Jornal Nacional, aqui como comentador fixo semanal.
Em 1989, foi um dos fundadores da revista Grande Reportagem, publicação da qual se tornou diretor no ano seguinte, um cargo que ocuparia durante 10 anos. Para além da experiência enquanto diretor da revista Sábado, também se destacou na imprensa portuguesa como cronista em publicações como o jornal Público, o jornal desportivo A Bola, a revista feminina Máxima, o jornal online Diário Digital e o semanário Expresso.
Miguel Sousa Tavares tem vários livros publicados, de crónicas a contos, romances, livros de viagem e infantojuvenis. O primeiro, Sahara, a República da Areia, foi editado em 1985. Estreou-se no romance em 2003, com a obra Equador, editado em 30 países e adaptado a série televisiva. Destacam-se ainda os seus livros Rio das Flores, No Teu Deserto, Madrugada Suja ou Cebola Crua com Sal e Broa.

Autor do Mês-Luís Vaz de Camões - 14 de junho de 2023
Autor do Mês-Luís Vaz de Camões
Luís de Camões (1524-1580) foi um poeta português. Autor do poema Os Lusíadas, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do Classicismo Português.
Luís Vaz de Camões nasceu em Lisboa, Portugal, por volta de 1524. Era filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, aparentada com a casa de Vimioso, da alta nobreza portuguesa, e sobrinho de D. Bento de Camões, cônego da Igreja de Santa Cruz de Coimbra.Em 1544, com 20 anos, deixou as aulas de teologia e ingressou no curso de filosofia. Já era conhecido como poeta. Nessa época, compôs uma elegia à Paixão de Cristo, que ofereceu a seu tio. Seus versos revelam que ele estudou os clássicos da Antiguidade e os humanistas italianos.
Inspirado nas conquistas ultramarinas, nas viagens por mares desconhecidos, na descoberta de novas terras e no encontro com costumes diferentes, escreve o primeiro canto de sua imortal poesia épica, Os Lusíadas.

10 de Junho Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 9 de junho de 2023
10 de Junho Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Porttuguesas
Esta efeméride comemora-se no dia 10 de junho e vem relembrar a importância do grande poeta Luiz Vaz de Camões para a língua portuguesa. De forma a assinalar esta data, fez-se uma exposição no placard da biblioteca com informação alusiva ao tema.

|