26 de abril de 2024 ..:: Página Inicial ::.. Registo  Entrar

Sarau de Poesia_EBPC

05-07-2022 | Escola Básica do Porto da Cruz

Ao sabor de doces versos

No passado dia 25 de maio, quarta-feira, a Escola Básica 1,2,3/PE do Porto da Cruz acolheu atividades inéditas por estas paragens. Realizou-se um Sarau de poesia, levado a cabo pelo Baú de Leitura, a par de um Lanche Multilingue, promovido pelo Departamento de Línguas.

Alunos, professores e funcionários deixaram-se, primeiramente, contagiar pela arte das palavras, saboreando a leitura performativa de poemas, em português, pelos alunos de vários anos de escolaridade. A seleção de poemas revelou-se bastante eclética, compreendendo os de escritores como Camões e Almeida Garrett, clássicos da nossa literatura, ou então outros contemporâneos, como Luísa Ducla Soares, Alice Vieira e Jorge Sousa Braga, havendo, inclusive, espaço para a declamação de poemas inéditos da autoria um dos nossos alunos.

A música também esteve presente, como não poderia deixar de ser, já que o vínculo existente entre ambas as expressões de arte são quase indissociáveis, remontando já desde a antiguidade clássica. A abertura e o fecho deste fantástico momento, em que a escrita em verso se corporizou, realizaram-se ao sabor da simbiose música/ voz, perante uma plateia embevecida.

Seguiu-se um convívio, em que comes e bebes típicos dos três países que se converteram em disciplinas de estudo regular nas nossas escolas, Portugal, Inglaterra e França. Assim, foram servidas iguarias que deliciaram miúdos e graúdos, proporcionando-se um momento aprazível de partilha e união, em prol de um bem comum: a harmonia em ambiente escolar.

A dinâmica impressa nesta manhã de quarta-feira revelou-se de extremo valor, em que a palavra e a cultura extrapolaram a sala de aula. A satisfação era evidente entre todos os presentes e uma certeza ficou: estas são atividades a repetir!

As dinamizadoras do Baú de Leitura