A nossa Escola pertence à freguesia de Santa Maria Maior, Município do Funchal e a sua construção de raiz tem, aproximadamente, 20 anos. Até ao ano letivo 1999/2000 funcionaram neste edifício as instalações da EB23 dos Louros, tendo passado para sede da EB1 Louros no ano letivo 2000/2001, com a construção da nova Escola de 2.º e 3.º Ciclo e a criação deste Projeto de Currículos Diferenciados, pela SRE, para crianças a frequentarem o 1.º Ciclo.

O edifício da Escola é constituído por dois pisos. No superior existem as salas de aula, uma biblioteca e uma sala de atividades da vida diária. No piso inferior temos a cozinha, a cantina, despensa, sanitários, sala de convívio, gabinete de direção, secretaria e oficina.

Os espaços exteriores constam de um pátio coberto, um campo de jogos e jardins.

É uma escola de funcionamento a tempo inteiro, sendo que as atividades curriculares funcionam no turno da manhã, das 08h15m às 13h15m, e as de enriquecimento do currículo decorrem no turno da tarde, das 14h15m às 17h30m.

A população desta escola é constituída por grupos de crianças em que foram detetadas caraterísticas como:

- Comportamentos de risco/desviantes e ou de foro psiquiátrico.
 - Insucesso escolar.
 - Dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
 - Indisciplina e/ou agressividade.
 - Historiais relacionados com absentismo escolar.

- Problemas de adaptação social e escolar.

A escola acolhe cerca de 20 alunos que são distribuídos por 3 turmas, onde não são definidos os anos de escolaridade.

A cada aluno, no início do ano letivo, é proposto uma avaliação de diagnóstico a fim de serem definidas as linhas pedagógicas orientadoras do ensino/aprendizagem desse mesmo aluno, que irão servir de base para a adaptação de um currículo diferenciado.

EB1 dos Louros - C. D.