ArteTerapia

Minimizar

A Arte-Terapia apresenta-se como um processo educativo e um método de tratamento psicológico que utiliza mediadores artísticos através de propostas orientadas, na interação entre o sujeito (Criador), o objeto de arte (Criação) e o arte-terapeuta.

Integra conhecimentos advindos da Psicologia e das atividades artísticas, trabalhando com o potencial terapêutico pedagógico e de crescimento pessoal contido em todas as formas de arte.

O processo é desenvolvido pelo recurso à imaginação e ao simbolismo, auxiliando assim a comunicação da expressão emocional. Possibilita aprofundar o conhecimento interno, libertando a capacidade de pensar e a criatividade.

Facilita o conhecimento, a perceção, a inter-relação da pessoa consigo mesma, com os outros e com o mundo em que vive.

Promove: autocompreensão, autoconhecimento e autoestima; pensamentos e atitudes assertivas; discernimento nas escolhas; liberta emoções e experiencias traumáticas, etc. Pode levar ao equilíbrio, à catarse reparadora, à capacidade de adaptação…a uma melhor qualidade de vida.

Os diferentes tipos de linguagem criativa são utilizados como mediadores, que são modos de expressão criativa do mundo interno, com características diversas e técnicas próprias. Desta forma, pretende-se explorar os diversos mediadores na sua totalidade, nomeadamente: expressão corporal e dramática; expressão musical; expressão plástica e expressão escrita.

"…somente brincando a pessoa fica livre para criar – e somente sendo criativa, descobre e tem oportunidade de exprimir o próprio eu"

Winnicott

EB1 dos Louros - C. D.