DIPLOMA DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC

Introdução:

Hoje, mais do que nunca, é imprescindível que camadas tão amplas, quanto possível da população, adquiram, logo a partir do Ensino Básico, um conjunto de competências básicas em tecnologias da informação que lhes permitam, em última análise, um exercício pleno dos seus direitos de cidadania.

A Direção Regional de Educação, através da Direção Serviços de Tecnologias Educativas, entidade acreditada como instituição de certificação, informa que se torna pertinente a validação das competências básicas mínimas em TI.

Objetivos:

- Promover o Diploma de Competências Básicas nas escolas;

- Propor a realização dos DCB para Pais/ Encarregados de Educação;

- Dotar os alunos do 4º ano do 1º ciclo, alunos do 2º e 3º ciclos e outros agentes da comunidade educativa da RAM com as competências Básicas em TI.

Destinatários:

A certificação de Competências Básicas em Tecnologias de Informação destina-se aos alunos do 4º ano do 1º ciclo (inscritos na Atividade de Enriquecimento Curricular - TIC), alunos 2º e 3º ciclos e Secundário e outros agentes da comunidade educativa da RAM.

Duração do exame:

O DCB é obtido através da aprovação do exame, exclusivamente, prático, com uma duração máxima de 60 minutos.

Aos candidatos que obtenham aprovação deve ser atribuído o DCB, após a conclusão do exame de certificação.

Organização do DCB:

A organização da certificação em cada escola é da responsabilidade do Coordenador TIC.

Calendarização:

A atribuição do DCB decorrerá entre17/05/2012 e 30/05/2012-

O exame visa avaliar as seguintes competências:

- Escrever, imprimir e guardar um texto;

- Pesquisar informação na Internet;

- Receber e enviar correio eletrónico.

Conteúdos:

- Criar e nomear uma pasta;

- Digitar, gravar e imprimir um texto;

- Aceder à World Wide Web;

- Entrar num motor de busca;

- Pesquisar sobre um tema dado e imprimir páginas;

- Entrar na caixa de correio eletrónico;

- Ler uma mensagem e imprimi-la;

- Enviar uma mensagem, anexando o texto.

Todos os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição.

Para esclarecimento de dúvidas poderão contatar a Escola através do telefone: 291 241 127|fax: 291 241 128, do e-mail: eb1louros@madeira-edu.pt ou diretamente o Coordenador TIC.

EB1 dos Louros - C. D.