Minimizar

Um dos objetivos transversais do Clube Código será promover as Ciências da Computação nos diferentes contextos educativos. Pelo que será importante oferecer um programa de desenvolvimento profissional à comunidade educativa, nomeadamente aos professores, enquadrando ainda melhor esta temática.
Nesta perspetiva, e a partir de janeiro de 2020, será possível enquadrar uma proposta formativa que explorará os Fundamentos das Ciências da Computação, numa colaboração com a parceria internacional Hora do Código, do projeto Code.org.
O curso de formação, nesta primeira fase, será para todos os docentes da Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo e 2.º Ciclo. As datas para a realização serão posteriormente divulgada às escolas.

 

Semana Europeia da Programação – CodeWeek

Minimizar
Semana Europeia da Programação – CodeWeek
A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa popular, que decorre de 7 a 22 de outubro, e que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa. Aprender a programar ajuda-nos a entender o mundo em rápida evolução, a expandir o nosso conhecimento sobre o funcionamento da tecnologia e a desenvolver competências e capacidades para explorar novas ideias e inovar.
Na nossa escola, propusemos duas atividades: Criar Atividades no Wordwall e Construir e programar o WeDo 2.0, BricQ e o SPIKE.
Na primeira atividade os alunos do 3º e 4º ano, através da utilização da plataforma Wordwall, criarão atividades (Palavras Cruzadas e Verdadeiro ou Falso) para publicar na plataforma, sobre o Corpo Humano.
Na segunda atividade, todos os alunos do 1º ciclo terão oportunidade de construir e programar os diversos robôs, durante este evento.

 

Os alunos do 1º Ciclo da Escola EB1/PE da Ajuda participaram nesta edição do CodeWeek 2023.

O 1º e 2º ano, construíram o Lego Education – BricQ.

O 3º e 4º ano, criaram atividades interativas no WordWall.

EB1/PE da Ajuda