Mês Europeu da Cibersegurança

Minimizar
O Mês Europeu da Cibersegurança é comemorado, com diversos eventos e atividades, em toda a Europa, desde 2012.
Todos os anos, esta campanha promove, não só, a utilização mais segura da Internet nos cidadãos europeus, mas também incentiva todas as entidades que fornecem o conhecimento e as ferramentas a fazerem-no.
 
Na nossa escola, durante esta campanha, teremos as seguintes atividades:
- Debate na sala de aula;
- Criação de cartazes de divulgação;
- Visualização de Vídeos;
- Exposição num mural os comportamentos de risco na Internet;
- Atividades interativas sobre a Cibersegurança; 
- Palestra sobre Cibersegurança.
 

"A Terra Treme" na Escola

Minimizar

No passado dia 9 de novembro, às 11horas e 9 minutos a EB1/PE da Ajuda participou no evento nacional “A Terra Treme”, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que visa sensibilizar a população em geral, e as nossas crianças em particular para as medidas de autoproteção, antes, durante e depois de um sismo.

 

Todas as crianças demonstraram saber os três gestos (baixar, proteger e aguardar) que prontamente aplicaram ao ouvir o sinal divulgado nas sessões de sensibilização.

"A Terra Treme"

Minimizar

Amanhã na nossa escola, e por todo o país, a terra vai tremer...

"A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo."

 

 

Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos

Minimizar

Uma das missões da escola é, segundo o Quadro Estratégico de Cooperação Europeia, “a promoção de uma cidadania ativa”. Por outro lado, as catástrofes associadas à ocorrência de riscos naturais, tecnológicos e mistos podem acarretar consequências significativas, mais ou menos gravosas para as pessoas e bens. Neste contexto torna-se, então, imprescindível dotar os alunos dos conhecimentos e competências essenciais a uma cidadania ativa e responsável face à segurança e aos riscos.
Pretende-se com este projeto a dinamização do Plano de Prevenção e Emergência das escolas (sensibilização acerca do PPE, realização simulacros, entre outras) e o desenvolvimento de conteúdos temáticos na área da segurança que serão desenvolvidos por um Delegado de Segurança nas escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Este projeto da Secretaria Regional de Educação conta com a parceria do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, da Associação Insular de Geografia, do Instituto de Administração da Saúde e do Serviço de Defesa do Consumidor. 

EB1/PE da Ajuda