A Escola tem como patrono Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, retratado no painel de azulejos afixado numa das fachadas do edificio.

Funcionou como escola feminina antes de se ter anexado à escola Básica dos Louros e posteriormente à de São Filipe.

Anexa à escola do Magistério Primário facultou, desde sempre, o estágio a professores em formação.

Com a criação da U.M.A. (Universidade da Madeira) e através de um protocoloassinado pela D.R.E., a U.M.A. e os órgãos directivos do estabelecimento, a escola continuou com o seu papel prático/pedagógico na formação dos professores.

Teve, desde sempre, a integração dos alunos do ensino especial, nomeadamente do S.T.E.D.A., do Centro polivalente do Funchal e do patronato de Nossa Senhora das Dores.

No ano lectivo 2005/2006 o núcleo onde esta escola estava inserida, foi reorganizado, passando cada uma das escolas a ter o seu órgão directivo.

Para que tal pudesse acontecer foram realizadas obras de beneficiação e construção de novos espaços como 2 salas de aulas, 3 gabinetes, 1 cozinha e 1 Refeitório.

Neste momento a EB1/PE Aspirante Mota Freitas é composta por:

- 4 salas de aula (2 salas para curricular 1º ciclo; 2 salas para Pré-Escolar;

-1 sala para Expressão e Educação Plástica, Expressão e Educação Musical e Dramática e Estudo; 1 sala para Informática, Inglês e Biblioteca)

- 1 Sala de Professores;

- 1 Gabinete Direcção;