15 de maio de 2024 ..:: Notícias ::.. Entrar
Comunidade Educativa da Calheta certifica-se nas Competências Básicas em TIC

11-07-2008 | Secretaria Regional de Educação e Cultura

Escola Básica e Secundária da CalhetaSerão 115, os adultos do concelho da Calheta que receberão do Secretário Regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, o Diploma de Competências Básicas em TIC. A cerimónia será no próximo dia 14 de Julho na sala de sessões da Escola Básica e Secundária da Calheta e tem início às 19h30.

Este processo de certificação, teve como objectivo principal, dar mais uma oportunidade de formação à comunidade educativa. Assim sendo, as nove sessões de avaliação foram todas realizadas em horário pós-laboral. O processo de aplicação dos Diplomas de Competências Básicas (DCB´s) foi implementado na Escola Básica e Secundária da Calheta, durante este ano lectivo – 2007/2008. No entanto, e devido aos resultados alcançados, a escola prevê a continuação desta actividade para o próximo ano lectivo -  2008/2009.

O que é o DCB?

Os 115 calhetenses que passam a dispor deste diploma no seu currículo, comprovam o seu contacto com as novas tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente no tratamento de texto, criando pastas no ambiente de trabalho e guardando documentos nessas mesmas pastas, na criação de e-mail com envio e recepção de mensagens incluindo anexos.

Outras curiosidades!

Em termos de habilitações adquiriram o diploma, adultos com a 4ª classe antiga até licenciados.

No que concerne a profissões abrangidas: agricultores, domésticas, motoristas, empregados de hotelaria, electricistas, desempregados, empregados de balcão e até licenciados em enfermagem, biologia, ensino, entre outros.

A cerimónia contará com a presença do Secretário Regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes.