Breve historial da escola

Escola EB1/PE da Cuz de Carvalho

É uma Escola Básica do 1º Ciclo com Pré - Escolar da Cruz de Carvalho, situada na Freguesia de S. Pedro, na parte ocidental da Cidade do Funchal, em pleno Bairro do Hospital. A nossa escola (EB1/ PE Cruz de Carvalho), data de 1981, situa-se no Bairro do Hospital, tendo como principal acesso a avenida Luís de Camões.
    No ano de 2003 sofreu obras de ampliação ficando um edifício tipo P3 onde funcionam 4 salas em regime cruzado com espaços votados ao trabalho de grupo, três salas com o Ensino Pré - Escolar; uma biblioteca inaugurada a 23 de Maio de 1991, um polivalente e um gabinete da direcção, uma sala de secretaria, uma sala de Professores um refeitório, uma cozinha, uma dispensa, 4 arrecadações, 10 casas de banho, duas pequenas salas para apoio às crianças com N.E.E., uma sala de informática, uma sala de iniciação à língua inglesa, uma sala de estudo, uma sala de expressão plástica e uma sala de expressão musical e dramática
    Este edifício está dotado de espaços exteriores adequados à prática desportiva e que serve a comunidade local.
A área onde está inserida a escola há cerca de 30 anos atrás caracterizava-se pela actividade agrícola, passando a zona residencial, após a construção do Centro Hospitalar do Funchal.
   O Bairro do Hospital situa-se na freguesia de São Pedro, junto ao Centro Hospitalar do Funchal, e integra 240 fogos de habitação concluídos em 1978.

Nesta zona existem diversos estabelecimentos sócio - culturais e económicos:

- Centro Cultural e Desportivo Luís   de Camões;
                  - Biblioteca Calouste Gulbenkian;
                  - Creche, Jardim de Infância;
                  - Escolas de 2º e 3º ciclos;
                  - Centro Paroquial da Sagrada Família.
                  - Igreja da Sagrada Família;
                  - Conservatório de Música do Funchal;
                  - Engenho de mel do Ribeiro Seco;
                  - Supermercado;
                  - Restaurantes;
                  - Fábrica de tapeçarias;
                  - Cabeleireiro;
                  - Florista;
                  - Departamento de Inspecção Regional de Educação.
                  - Centro Hospitalar do Funchal;
                  - Farmácia;

A Escola é frequentada  por crianças de vários estratos sociais de nível cultural bastante diversificado, o que motiva estratégias pedagógicas heterogéneas.
     Parte das crianças são oriundas do Bairro circundante, que apesar de bem cuidado exteriormente comporta bastantes problemas sociais.

EB1/PE Cruz de Carvalho