Projeto Educativo

Minimizar

           Os projectos analisam os processos sociais. Permitem apreender o modo como os seus indivíduos lidam com as suas relações estruturais, o modo como exploram elementos de escolha entre normas alternativas de acordo com os desafios de qualquer situação particular.
            Neste projecto em particular, existem objectivos muito bem definidos, é através dele que as pessoas conseguirão ver a vida de um modo diferente, é através dele que cada um se sentirá melhor consigo mesmo, terá ambições, desejos, vontade de mudar…
Foram muitos os motivos que levaram a comunidade escolar a optar pelo tema “Educar para a Cidadania”, como base para o Projecto Educativo de Escola. Uma das principais razões foi a notória falta de valores que a maioria dos alunos demonstra. Nota-se igualmente que esta ausência de atitudes socialmente aceites, provêm do próprio ambiente familiar.
 A educação para a cidadania é um assunto actual que deverá estar presente em toda e qualquer actividade na escola. O desenvolvimento desta temática requer uma participação activa de toda a comunidade envolvente, parecendo-nos que a concretização do projecto apenas na escola é insuficiente. Para tal é necessário sensibilizar os encarregados de educação, de modo a muni-los de valores e atitudes correctas a transmitir aos seus educandos.
             A educação para a cidadania passa ainda por ensinar à criança a expor as suas ideias, saber escutar os outros e desenvolver condutas de tolerância. Só assim conseguirão adoptar atitudes democráticas, ou seja, o saber dizer não ao consumismo desenfreado, de serem capazes de escolher livremente e de não responderem à violência ainda com mais violência.
              Em suma, a educação para a cidadania não se justifica simplesmente pelo facto dos alunos passarem a maior parte do seu tempo activo na escola. Justifica-se, porque estamos a formar futuros cidadãos, que terão nas suas mãos o futuro da sociedade. É fundamental, as nossas crianças, crescerem num meio que privilegie a sua dignidade como seres humanos, livres, tolerantes e íntegros.
             

Clica aqui para consultar o Projecto Educativo da Escola.