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Projetos
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Atualmente a imagem constitui um dos elementos bastante determinantes na vida do indivíduo, principalmente dos mais jovens. Estes recebem grande quantidade de mensagens que são transmitidas através dos diversos meios de comunicação, que por sua vez utilizam a imagem como elemento persuasivo e motivador. Por conseguinte, é emergente que a escola faça uso dos meios de comunicação e das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Perante este panorama é necessário formar os mais jovens, para que possam compreender e assimilar relativamente ao que significam e ao que representam, os meios de comunicação e as tecnologias, permitindo-lhes adquirir uma atitude crítica perante o poder que este exercem na sociedade.
Objetivos:
- Favorecer a análise crítica de filmes através de guias curriculares e debates coletivos.
- Compreender a linguagem audiovisual mediante a análise dos respetivos códigos.
- Permitir que os alunos produzam as suas próprias mensagens, através da manipulação de imagens e sons utilizando os meios necessários.
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Direção de Serviços de Tecnologias Educativas (DSTE) está credenciada para a certificação do Diploma de Competências Básicas (DCB) em Tecnologias de Informação e Comunicação.
A DRE integra-se assim no "... sistema de validação de competências básicas cujo principal objetivo é favorecer a mais rápida familiarização da população com as tecnologias de informação e o incremento acelerado e generalizado do uso da Internet na ótica do exercício da cidadania e na prossecução de uma estratégia de maior coesão social e de combate à info-exclusão...", conforme descrito no DR nº 96, I Série A, de 24 de Abril de 2001 que cria o Diploma de Competências Básicas.
Caso esteja interessado em obter esta certicação, contacte o coordenador TIC da escola. Esta certificação é dirigida para alunos, pais, professores e funcionários da escola.
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No presente ano letivo nossa a escola mantém a participaçao no programa Eco-Escolas. O projeto é realizado em colaboração com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e outras entidades oficiais ligadas ao meio ambiente.
A organização responsável pela sua coordenação é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE / FEE Portugal) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), que visa a Educação Ambiental e/ou Educação para a Sustentabilidade, através da divulgação e incentivo de boas práticas.
Visitar blogue do programa Visite o site oficial do programa
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A invenção dos meios de transporte terrestre, do automóvel, designadamente, veio alterar significativamente o quotidiano das pessoas, passando estas, seja qual for o estatuto enquanto utentes das estradas, a sentir a necessidade de assumirem comportamentos defensivos, de adaptação. Pouco a pouco, o parque automóvel foi crescendo e apesar dos aperfeiçoamentos tecnológicos associados à construção desses sistemas de transporte terrestre e aos traçados rodoviários, bem como a publicação de medidas legais repressivas, entre outros fatores, têm conduzido a uma subida vertiginosa dos valores da sinistralidade rodoviária, não obstante a feliz circunstância de nos últimos anos se ter verificado uma redução das vítimas mortais na sequência dos acidentes nas estradas portuguesas...
Desta forma, é necessário despertar os mais novos para a educação rodoviária!
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O projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos tem como objetivoResultado de imagem para educação para a segurança e prevenção de riscos Resultado de imagem para educação para a segurança e prevenção de riscos
contribuir para que seja proporcionada aos alunos uma área de formação vocacionada para o desenvolvimento pessoal e social e, por via disso, para a sua realização como cidadãos conscientes, reflexivos, responsáveis e participantes na respetiva comunidade de integração. Neste contexto, visa fomentar-se a construção de sociedades fundadas em princípios éticos que as tornem mais justas, mais solidárias e, consequentemente, mais sustentáveis.
A escola, para além de se assumir como um espaço de apreensão de conhecimentos, apresenta-se como veículo de integração social e com um objetivo transformacional do indivíduo na sua sistemática preparação para o exercício ativo da cidadania.
Pretende-se, com este projeto, incentivar a adoção consciente de atitudes que evitem comportamentos de risco, que minimizem a exposição a diversos tipos de acidentes e que consciencializem e treinem alguns procedimentos de prevenção e emergência face aos riscos.
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O projeto “Estreitar Laços” visa proporcionar aos alunos que irão transitar para o quinto ano de escolaridade, uma melhor e mais fácil adaptação a uma nova realidade escolar. Deste modo, os alunos da EB2/3 do Estreito de Câmara de Lobos irão apadrinhar os colegas de 4º ano, para que estes se sintam familiarizados e melhor preparados para frequentarem o estabelecimento de ensino anteriormente referido.
Este projeto tem como objetivos primordiais:
• Promover uma melhor integração das crianças num novo ciclo de escolaridade;
• Proporcionar um melhor acompanhamento dos alunos.
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O Baú de Leitura é um projeto escolar, implementado na Região Autónoma da Madeira em 2001, Resultado de imagem para baú de leituracujo objetivo principal é promover hábitos de leitura e escrita, junto dos alunos de todos os níveis de ensino. O Projeto Baú de Leitura é tutelado pela Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos - Direção Regional de Educação, mais especificamente, pela Divisão de Gestão de Projetos.
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Este é um projeto-piloto de iniciação à programação e é uma iniciativa da DGE que tem como objetivo promover o ensino da programação em Portugal e aumentar os níveis de literacia digital dos alunos da nossa escola. A principal finalidade deste projeto é que os alunos não só aprendam a programar, mas aprendam programando.
Objetivos:
- Promover a aplicação dos princípios e conceitos fundamentais das ciências da computação;
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de planificação de um projeto de forma estruturada;
- Desenvolver o pensamento computacional;
- Desenvolver competências nas diferentes áreas da componente do currículo, bem com nas áreas transversais, por exemplo, no âmbito da educação para a cidadania.
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O plano de atividades deste projeto está dividido em três áreas: Autoconhecimento, Exploração, Educacional e Ocupacional e tomada de decisão.Este Clube pretende ajudar as crianças a entenderem ou tomarem consciência das escolhas possíveis, formas de as planear e antecipar, e das relações entre elas e o que as crianças pretendem ser no futuro.
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O Projeto da Convivialidade Escolar, projeto de intervenção que tem como principais objetivos: promover em cada aluno do 1º ciclo a aquisição de processos através dos quais as crianças aplicam eficazmente o conhecimento, as atitudes e as competências necessárias para compreender e gerir emoções; fixar e alcançar objetivos positivos; sentir e mostrar empatia em relação aos outros; estabelecer e manter relacionamentos positivos e tomar decisões responsáveis, assentes numa combinação de 3 dimensões: emocional, cognitiva e comportamental.
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Este projeto é operacionalizado pela Técnica superior de Biblioteca Isabel Medeiros. Foi proposto pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos a todas as escolas do concelho e iniciou no ano letivo 2015/2016.
Objetivos:
- Explorar e desenvolver o autoconhecimento: a consciência das potencialidades individuais.
- Ajudar na autorrealização: a concretização de projetos.
- Trabalhar a empatia: a perceção ativa do sentimento do outro.
- Compreender a assertividade: a autoafirmação na relação interpessoal.
- Despertar para o empreendedorismo: a arte de ser empreendedor.
- Motivar para a liderança: a influência positiva.
- Entender a resiliência: o fortalecimento através das crises.
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Este projeto é desenvolvido no âmbito do programa Eco-escolas, com participação dos formandos do Ensino Básico Recorrente, bem como dos alunos do 1.º ciclo e da Educação Pré-escolar.
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Projeto Gerir e Potenciar o Sucesso do Aluno (GPS-Aluno) visa promover e proteger o superior interesse do aluno em situações de vulnerabilidade socioeducativa;otimizar o processo de ensino-aprendizagem, bem como, incrementar a cooperação institucional promovendo a equidade e a justiça social, envolvendo a família no sucesso educativo do aluno.
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A Semana Regional das Artes promove uma iniciativa cultural com apresentações artísticas em vários momentos e locais da região, envolvendo as escolas regionais.
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O Campeonato Regional de Jogos Matemáticos desenvolve dinâmicas que se constroem através de jogos de tabuleiro e que propiciam a concentração, a reflexão, em contexto lúdico de ocupação de tempos livres e recreio.
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A Escola do Estreito para além da atividade física regular, lecionada na disciplina de educação física e das atividades dinamizadas pela Direção de Serviços do Desporto Escolar, decidiu criar o clube DespoEstreito, para poder proporcionar aos seus alunos mais vivências desportivas, experienciarem várias modalidades e contribuir, também, para que o trabalho de base realizado possa ajudá-los, na sua caminhada futura, em qualquer outra modalidade desportiva.
Este projeto será desenvolvido durante o ano letivo e algumas das modalidades a abordar são: Ténis, Ténis de mesa, Badminton, Golf, Esgrima, Patinagem entre outras....
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