Pão Por Deus

SmoothGallery is not installed on this website, you need to install it manually.

Encontro Intergeracional

Este projeto, intitulado “Encontro Intergeracional, uma partilha de experiências” tem como principal objetivo proporcionar aos alunos da Escola Básica c/ Pré-Escolar das Figueirinhas e a um grupo de utentes da Santa Casa da Misericórdia do Caniço, momentos de convívio intergeracional e partilha de experiências.

Realização do Encontro Intergeracional

Data: 4 de junho de 2014

Local: Pavilhão da Escola

Horário: das 9h 30m às 17h:30m

Programa do Encontro Intergeracional

*   9h 30m- 10h 15 m

Receção de boas vindas aos idosos do Lar /Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia do Caniço, com danças de roda pelos alunos das Prés;

*   10h 15m-11h 00m

Lanche convívio no pátio coberto;

*   11h 00m-12h 00m

Realização de uma gincana intergeracional pelos alunos do 1º ano;

*   12h 00m-13h00m

Dramatizar ou contar/ouvir histórias pelos alunos do 2º ano;

*   13h 00m-14h 30m

Almoço convívio no pátio coberto;

*   14h 30m-15h 30m

Realização de jogos tradicionais pelos alunos do 3º ano;

*   15h 30m-16h00m

Lanche convívio no pátio coberto;

*   16h00-17h00m

Visualização de um pequeno filme com poemas e cartas dirigidas aos avós, feito pelos alunos do 4º ano;

*   17h00m -17h 30m

Atuação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo do Caniço

Parcerias do Encontro Intergeracional:

* Santa Casa da Misericórdia do Funchal; Escola Básica C/ Pré-Escolar das Figueirinhas; Junta de Freguesia do Caniço; Casa do Povo do Caniço; Padaria Flor do GarajauPastelaria Doce CantinhoPastelaria Doce SatisfaçãoFirma António Nunes NóbregaBarraca do CaniçoSnack-bar Assomada; Comunidade escolar.

SEMANA REGIONAL DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Clique aqui para mais informação acerca da semana Regional da Pessoa com NE

SEMANA REGIONAL DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS

2 a 11 de Dezembro

No âmbito da Semana Regional da pessoa com necessidades especiais, realizou se no dia 2 de dezembro, no auditório do salão paroquial de Santa Cruz um espetáculo alusivo ao 50 anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira.

Este evento contou com o envolvimento de algumas escolas do concelho e dos centros de atividades ocupacionais de Santa Cruz e da Camacha.

Foi um momento único, diferente, de sensibilização, partilha e reflexão.

No dia 3 de dezembro, decorreu no pavilhão da nossa escola uma gincana que contou com a participação e o envolvimento de todas as turmas.

Foi um dia de alegria, interação, convivência e diversão, em que todos foram sensibilizados e “levados” a refletir sobre esta problemática e sobre o papel que cada um de nós deve ter para ajudar a minimizar as diferenças.

Nos dias 6, 9 e 10, foram apresentadas histórias alusivas à diferença sobre a problemática do autismo, a todas as turmas do 1º ciclo, que posteriormente serão extensivas ao pré-escolar.

O nível de adesão, interesse e participação dos alunos, variou de turma para turma, de aluno para aluno. Somos todos diferentes! Todos temos vivências, culturas, saberes e motivações diferentes. É isso que nos distingue.

No entanto, todos demonstraram curiosidade, gosto por saber mais sobre o tema e sensibilidade face á diferenças.

Os objetivos a que nos propusemos, foram atingidos.

Mas não podemos deixar de dizer que o mais importante são os momentos, as vivências que levamos e guardamos na nossa memória.

“O tempo pode voar, e levar com ele as horas, os dias e até os anos. Mas os momentos, esses ninguém conseguirá levar. Nem o tempo.”

Alexsandra Zulpo

A equipa responsável.

A Feira do Livro já está na nossa escola. De 13 a 21 de fevereiro venha comprar um livro!

Visit this page to for download link and installation instructions.

Ação de sensibilização "Precisamos falar acerca do cancro".

EB1/PE das Figueirinhas