BREVE HISTÓRIA DA ESCOLA

Até ao ano de 1998 a Escola das Figueirinhas funcionou em edifícios distintos, um deles no sítio do Boieiro, no rés-do–chão de uma moradia, ocupando duas salas separadas entre si por uma pequena passagem, sem condições para ministrar o ensino. O recreio dos alunos era feito no passeio da estrada. Servia uma população de 52 alunos.

Em 28 de setembro de 1998 esta escola foi inaugurada, sob a tutela da Secretaria Regional da Educação, funcionando inicialmente em regime duplo e a meio do ano letivo a tempo inteiro.

CARACTERIZAÇÃO DO MEIO ENVOLVENTE

A escola localiza-se na Rua da Escola, sítio da Abegoaria, na cidade do Caniço, confrontando a norte com a freguesia da Camacha e a leste com a freguesia de S. Gonçalo. Esta localidade possui vários núcleos residenciais, incluindo o Estabelecimento Prisional do Funchal.

O Caniço concentra a maioria da população do concelho, sendo a que possui o maior quantitativo populacional. Em 2011, a freguesia do Caniço, com 23.368 habitantes, representava mais de 50% da população residente no concelho.

A nível económico destaca-se por ser o segundo maior polo de desenvolvimento turístico do arquipélago.

A atividade comercial, também está muito desenvolvida evidenciando-se mais na zona centro com a instalação de vários estabelecimentos comerciais. O Caniço alberga também zonas industriais (limite poente da freguesia) muito próximo da escola.

A nível cultural, existem algumas instituições que desenvolvem esta cidade, Associação Cultural e Musical Sons da Tradição; Banda Filarmónica do Caniço e Eiras; Conservatório Escola das Artes, núcleo do Caniço; Grupo Musical e Cultural dos Reis Magos e ainda a Biblioteca, Museu e Casa do Povo do Caniço, que dinamizam os interesses culturais.

PARCERIAS

A escola estabelece parcerias, sempre que tal ajude a instituição na satisfação de necessidades suscitadas pelo seu Projeto Educativo ou contribua para a realização de estratégias pedagógicas/administrativas. Entidade Protocolo/Parceria

Associação de Pais (APAIS) - Apoio a atividades escolares/Angariação de fundos

Junta de Freguesias do Caniço - Apoio a atividades escolares/Apoio de materiais de higienização e desgaste

Câmara Municipal de Santa Cruz -Manutenção do edifício escolar/Parcerias em projetos /Apetrechamento tecnológico

Centro de Saúde do Caniço e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) -Proteger os direitos da criança

Direção Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Dinamização de ações de formação/Parcerias em projetos

Liga Portuguesa Contra o Cancro - Dinamização de ações de formação/Apoio às famílias

Recursos materiais e físicos

O edifício escolar apresenta uma área bruta de construção com 1110 (mil cento e dez) metros quadrados.

O edifício é constituído por rés-do-chão e 1º piso.

Salas: salas de aula curriculares, salas do Pré-Escolar, salas das AEC`s e salas de apoio.

Salas específicas: gabinete de direção, gabinete administrativo, sala de informática e sala de Ed. Musical e Dramática, sala da educação especial e sala de professores.

Espaços comuns: cantina, cozinha e casas de banho.

Espaços desportivos: ginásio, balneários e campo de jogos.

Espaços exteriores: espaço de recreio e espaços cobertos.

Recursos materiais: Computadores, tabletes, quadros interativos, Active Board Promethean, projetores multimédia, meios audiovisuais, impressoras, livros, cartazes, quadros brancos, televisores, Leitor de DVD e CD, diverso material para as ciências experimentais e robótica

EB1/PE das Figueirinhas