Ação de sensibilização

Minimizar

Realizou-se, no dia 26 de setembro, pelas 18:30, a ação de sensibilização "Como motivar o seu filho para a aprendizagem" proferida pela Professora Dr.ª Margarida Pocinho. 

 

Clique para aceder ao conteúdo da formação.

Ação de Formação

Minimizar

 

Ação de Sensibilização

 

Cada vez mais os pais/encarregados de Educação sentem a necessidade de alguma ajuda/orientação para poder ajudar os seus filhos na entrada para a escola. Partindo da premissa da necessidade que estes sentem para motivar e envolver os seus educandos no processo de ensino aprendizagem, nomeadamente na realização dos trabalhos de casa, na leitura, na escrita, na interpretação de situações problemáticas, entre outras, surgiu a necessidade de proporcionar este momento de debate/reflexão sobre uma temática que, regularmente, afeta o normal desenvolvimento pessoal e académico de algumas crianças.

  

Neste sentido, é com muito prazer que a equipa de formação da EB1/PE das Figueirinhas dinamizará no próximo dia 26 de setembro, pelas 18h:30, na cantina da escola a ação de sensibilização proferida pela Professora Dr.ª Margarida Pocinho com o tema: “Como motivar o seu filho para a aprendizagem”. 

Como motivar o seu filho para a  aprendizagem

Data:  26 de setembro de 2016

Horário:  18h 30m

Local: EB1/PE das Figueirinhas 

Duração: 2h

 

Programa

 

18h30m- Receção aos Participantes

18h:40m - Apresentação da oradora

18h:45m- Exposição da temática “Como motivar o seu filho para a aprendizagem”, tendo como oradora a:

Prof.ª Dr.ª Margarida Pocinho

19h:45m - Debate sobre a problemática apresentada

20h:30 - Encerramento

Ação de Formação sobre problemas comportamentais

Minimizar

27 de maio de 2015

 

Ação de formação sobre problemas comportamentais

 

 

 

As crianças manifestam os seus sentimentos face ao mundo que as rodeia através do seu comportamento.

Os pais, educadores e professores têm um papel fundamental a este nível. Para que todos tenham plena consciência do seu papel enquanto educadores responsáveis a EB1/PE das Figueirinhas irá realizar uma ação de formação sobre Problemas comportamentais, no dia 27 de maio de 2015, das 18h às 20h, no refeitório da escola, com os seguintes Oradores:

               Dr.ª Marina Ganança Pereira, Dr.ª Isabel Camacho e  Dr.ª Teresa Carvalho.

Este “encontro” visará para alem de outros aspetos alertar a comunidade educativa para a importância da criação de comportamentos adequados na criança e no adulto e seus benefícios tanto ao nível da saúde como do desenvolvimento.

             Por isso, a vossa presença será para nós fundamental, deste modo teremos oportunidade de refletir sobre esta temática que a todos preocupa e diz respeito.

Para mais informações consulte o documento acerca desta ação de sensibilização.

Formação sobre a importância do sono na criança e no adulto

Minimizar

 

2 de Abril de 2014

 Importância do sono no desenvolvimento da criança e do adulto” 

Se o sono é tão importante para o ser humano na fase adulta, imagine o quanto é importante para a criança que está em fase de crescimento e de desenvolvimento.

                 

 

Devido a essa preocupação a EB1/PE das Figueirinhas irá realizar uma ação de formação sobre a” Importância do sono no desenvolvimento da criança e do adulto”, no dia 2 de Abril de 2014, das 18h às 20h, no refeitório da escola, com os seguintes Oradores:

               Dr.ª Teresa Rebelo Pinto e Dr.ª Ana Cardoso de Oliveira.

             

Este “encontro” visa alertar a comunidade educativa para a importância da criação de rotinas e hábitos de sono na criança e no adulto e dos seus benefícios tanto ao nível da saúde como do desenvolvimento.

 

Por isso, a vossa presença será para nós fundamental, deste modo teremos oportunidade de refletir sobre esta temática que a todos preocupa e diz respeito.

 

A formação terá como objetivos gerais:

 

*      Compreender a importância do sono na qualidade de vida do ser humano;

*      Demonstrar a relação existente entre os bons hábitos e os bons comportamentos e as aprendizagens;

*      Informar a comunidade educativa para a necessidade de serem criados hábitos e rotinas de sono para promover o sucesso educativo;

Implementar estratégias facilitadoras da aquisição de hábitos de sono.

 

Objetivos específicos

*      Consciencializar os pais/Encarregados de Educação para os efeitos diretos e indiretos da falta de sono no ser humano: Irritabilidade; dificuldades de concentração; stress; doenças do foro físico e emocional; insucesso escolar entre outros;

*      Incutir nos pais/Encarregados de Educação hábitos de sono;

*      Consciencializar toda a comunidade educativa para a importância do sono no desenvolvimento integral da criança e do adulto;

*      Incutir na comunidade educativa estratégias de modelação de hábitos de sono;

*      Criar rotinas e hábitos de sono;

*      Sensibilizar os pais/Encarregados de Educação para a repercussão do sono no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos.

 

Venha e participe, aproveite as dicas, esclareça dúvidas e crie bons hábitos de sono em si e no seu filho.

A "Importância da actividade física na criança e no jovem"

Minimizar

 

A EB1/PE das Figueirinhas dinamizou duas acções de formação sobre a "Importância da actividade física na criança e no jovem" (a primeira dirigida aos pais e comunidade escolar e a segunda dirigida aos alunos de 3ª e 4ª ano), proferidas pela Drª Carolina Ferreira, inseridas no projecto das Figueirinhas Escola Solidaria, que incluiu, para além destas duas acções de formação, atividades multidesportivas e atletismo jogado pelos alunos, com entrega de prémios e lanche, culminando com uma marcha solidária.

Fotos - A "Importância da actividade física na criança e no jovem"

Minimizar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Marcha solidária

Minimizar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Formação sobre a Indisciplina na Escola

Minimizar

    

 

Tendo como grande objetivo contribuir para a diminuição da indisciplina e tornar a Escola num espaço de inclusão e aceitação de todos os alunos, sem exceção, a EB1 c/Pré das Figueirinhas promoveu, no dia 22 de Maio, pelas 17h, uma ação de sensibilização sobre esta temática e contou com a presença do Dr. Nelson Carvalho, da Dr.ª Ana Graça Cró e da Dr.ª Teresa Carvalho.

 

Síntese da Formação

Formação "Indisciplina na escola"

Minimizar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Ação de formação

Minimizar

 

A EB1/PE das Figueirinhas informa todos os pais/encarregados de educação, que no dia 22 de Maio de 2013, das 17h às 19h30, realizar-se-á uma ação de sensibilização destinada a toda a comunidade educativa, no refeitório da escolasobre a temática da indisciplinanão sendo necessária qualquer inscrição prévia.

  Com esta formação pretendemos:

·        - Educar para os valores e cidadania;

·        - Capacitar toda a comunidade educativa na responsabilização de um projeto de vida;

·        - Sensibilizar toda a comunidade educativa para a problemática da indisciplina na escola;

·         - Promover nos pais/encarregados de educação hábitos de intervenção diária nas atividades escolares dos seus educandos;

·         - Consciencializar toda a comunidade educativa para a necessidade de uniformizar práticas assertivas que minimizem os problemas de indisciplina dentro e fora da sala de aula;

·         - Sensibilizar os pais/encarregados de educação para uma intervenção mais ativa e responsável no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos;

·         - Incutir na comunidade educativa  estratégias de modelação de comportamentos;

·         - Diferenciar e diversificar estratégias de intervenção;

·         - Contextualizar saberes e experiências dos pais/encarregados de educação na vida escolar.

 

 

PROGRAMA

 

 

16:30 - Receção dos participantes

17:00 - Apresentação dos oradores

17:15 - Exposição da temática "A indisciplina na escola" pelos oradores:

  • Dr. Nélson Carvalho (Psicólogo)
  • Drª. Rita Pestana (Professora de Educação Especial)
  • Drª. Teresa Carvalho (Psicóloga)
  • Drª. Ana Graça Cró (Professora)

19:00 - Debate sobre a problemática apresentada

19:30 - Encerramento

 

Temos plena consciência que esta temática preocupa toda a comunidade educativa.

Estamos certos que os pais/encarregados de educação dos nossos alunos tudo farão para marcar presença nesta sensibilização.

O que agradecemos antecipadamente.

EB1/PE das Figueirinhas