Acerca do projeto Escola Azul

Minimizar

A Escola Azul é um Programa Internacional da responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental, coordenado a nível Nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a nível Regional pela Secretaria Regional do Mar e Pescas, através da Direção Regional do Mar, em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, destinado a todos os graus de ensino (da educação pré-escolar ao ensino secundário) que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.

Este programa educativo do Ministério da Economia e Mar tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.

O programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, ONG's, universidades e outras entidades com papel ativo em Literacia do Oceano.

O nosso Projeto intitula-se “Que Oceano em 2030?”. Este, procura estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano, motivando a escola a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros.

O programa Escola Azul integra ainda ações de educação marinha multidisciplinares numa rede de parceiros diversificada dirigida às Escolas Azuis.


Consulte aqui o projeto completo

Exposição de trabalhos

Minimizar

A Escola das Figueirinhas, durante o biénio 2022-2024, irá participar no Projeto Escola Azul, Programa Educativo do Ministério da Economia e do Mar. Algumas atividades ligadas ao mar serão preparadas para todos os alunos.

A equipa responsável realizou uma exposição com os trabalhos elaborados pelas crianças e os pais, com material reciclado. 

Todos os animais marinhos estão expostos junto à secretaria da escola. 

Um obrigado a todos os que se dedicaram para que a exposição fosse realizada.

 

Ver apresentação

 

 

EB1/PE das Figueirinhas