Enter Title

 

 

 

A EB1/PE dos ILHÉUS no Programa ERASMUS+

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Erasmus+ é um programa da União Europeia, cujo objetivo geral é apoiar, por meio da aprendizagem ao longo da vida, as atividades educacionais, profissionais e desenvolvimento pessoal das pessoas nas áreas da educação, formação, juventude e desporto, na Europa e fora dela.

Através da realização de atividades/projetos temáticos e visitas de intercâmbio/estágios aos países parceiros do projeto, viabiliza parcerias entre alunos e professores das escolas envolvidas, criando redes de comunicação e informação/formação muito significativas. 

Este programa contribui, assim, para um crescimento sustentável, o aparecimento de mais empregos com qualidade, a coesão social, para impulsionar a inovação e, claro, para fortalecer a cidadania ativa.

 

Estes objetivos serão prosseguidos através de três ações principais:

·     Ação-chave 1: Mobilidade para fins de aprendizagem;

·     Ação-chave 2: Cooperação entre organizações e instituições;

·     Ação-chave 3: Apoio à elaboração de políticas e à cooperação.

 

PONTO DE PARTIDA

A EB1/PE dos Ilhéus apostou numa dimensão europeia e desde 2019 está inscrita no Programa Erasmus+.

As mudanças registadas na nossa sociedade nos últimos anos e as necessidades de formação que daí decorrem, motivaram-nos a procurar formação contínua de qualidade para aumentar a eficiência da nossa escola e para diversificar formas de cooperação harmoniosa entre todos os profissionais.

Tendo como ponto de partida a identificação de uma fragilidade da nossa organização, a constatação da pouca oferta em formação em tecnologias digitais em sala de aula, pensamos que a participação em formação no estrangeiro iria contribuir para corrigir esta situação e ao mesmo permitir-nos observar e analisar novos métodos de trabalho utilizados com sucesso noutros países europeus.

Com a nossa participação no Programa Erasmus+ reforçamos a nossa comunidade colaborativa, orientada para os padrões europeus, o que nos permite promover o desenvolvimento profissional e a melhoria contínua na nossa organização.

Desde há muito tempo que percebemos a necessidade dos nossos alunos terem padrões educacionais diferenciados e das disciplinas utilizarem instrumentos modernos adaptados aos seus interesses e necessidades. Assim, chegamos às duas áreas que mais necessitam de melhoria: a gestão participativa e a cooperação entre todos os profissionais e o ensino com maior recurso à utilização de ferramentas tecnológicas modernas.   

 

 

PROJETOS EM CURSO

A escola tem a decorrer dois projetos Erasmus+, iniciados no ano letivo 2019/20 no âmbito da Ação Chave 2, projetos de parceria para o intercâmbio de boas práticas, com a duração de dois anos. Os mesmos intitulam-se “Na(e)tGEO - Complex Skill Development Using Experience Based Approaches”, coordenado por Portugal (Madeira) em parceria com escolas da Hungria, da Polónia e da Itália, e “BESST - Blended Education of Skill-SubjecTs - a Special Methodological Framework of Digital Learning” apenas com a parceira Húngria (país coordenador) após a desistência de escolas da Itália e da Croácia.  

 

     Esperamos, com estes projetos, tornar a escola mais recetiva a novas experiências, à aquisição de saberes e competências, à partilha do conhecimento, à inovação, à criatividade e às novas tecnologias.

 

A equipa ERASMUS+

 

 

LIGAÇÕES ÚTEIS:

·     Erasmus+ | Comissão Europeia

·     Programa Erasmus+ | Agência nacional Erasmus+ Educação e Formação

·     O novo Erasmus+ está aí! | Agência nacional Erasmus+ Juventude em Ação

·     Plataforma Erasmus+ [en] | Comissão Europeia

·     Portal Funding & Tender Opportunities [en]

 

EB1/PE ILHÉUS - Coordenador TIC Prof. Nelson Araújo