22 de abril de 2024 Entrar
Alunos Finalistas dos cursos profissionais de Teatro e Dança prestam Provas de Aptidão Profissional

11-07-2008 | Secretaria Regional de Educação e Cultura

Os alunos finalistas dos Cursos Profissionais de Teatro e Dança do Conservatório – Escola das Artes apresentam as suas Provas de Aptidão Profissional (PAPs) no Centro das Artes na próxima semana. Cada PAP tem cerca de trinta minutos de duração, a entrada é livre.

Na segunda-feira, 14 Julho, das 15h00 às 18h00, serão prestadas Provas de Aptidão Profissional dos alunos finalistas do Curso Profissional de Teatro, com os seguintes trabalhos:
Homem Mau, de Rui Guilherme Lopes – O formando Francisco Arraiol irá interpretar uma peça portuguesa contemporânea (escrita em 2000) que tem a particularidade do autor deixar ao critério do intérprete a pontuação do texto. Segundo o autor “o texto parte de uma interrogação acerca da capacidade de o homem ser extraordinariamente violento com os outros homens”. O texto mostra-nos a perspectiva de um assassino sobre a vida criminal, focando a vida social, os problemas e obstáculos com que estes se confrontam.
Gebo e a Sombra, de Raul Brandão – O formando Daniel Nascimento irá fazer uma adaptação do terceiro acto com um monólogo cujo protagonista é o Gebo, uma personagem pobre e humilde, que tem trabalho numa Companhia pela caridade e piedade que lhe prestam. Esta personagem é um escravo do dever e da honra, pronto a todos os sacrifícios.
Eróstrato, de Pedro Barbosa – O formando Ilídio Teixeira irá interpretar um palhaço/actor que espera incansavelmente pela fama, aparece em cena, para realizar um rito teatral na esperança de conseguir os feitos de Eróstrato (piromaníaco grego) sendo estes a fama e a eternidade. Mas será que um palhaço deformado consegue alcançar os seus objectivos?

Na Terça-feira, 15 Julho, das 9h45 às 12h00, as Provas de Aptidão Profissional de Teatro prosseguem com os seguintes trabalhos:
Dias Felizes, de Samuel Beckett – O formando Mário Rodrigues interpreta Winnie, no primeiro acto da peça escrita por Beckett. Winnie é uma mulher com cerca de cinquenta anos, que cria o seu presente a partir de fragmentos de uma existência anterior.
Eu Patty Diphusa, a partir do texto original de Pedro Almodóvar – O formando Valério Fernandes irá apresentar uma adaptação do livro de Pedro Almodóver Patty Diphusa e outros textos editado em 1991. Segundo Almodóver, este livro tem como natureza representativa a década de oitenta e a actividade frenética que a caracterizou. O tema da adaptação incide sobre um actor que está ensaiando para um papel feminino, Patty Diphusa, e é convidado por um jornalista a falar sobre a sua personagem.

No sábado, 19 Julho, pelas 18h00, serão apresentadas as Provas de Aptidão Profissional dos alunos finalistas do Curso Profissional de Dança.

Na concepção das coreografias os alunos recorreram a técnicas de dança moderna, clássica, afro-jazz, flamengo e contemporâneo.

EB1/PE DE SÃO ROQUE