Manipulação de tangrans e geoplanos - 30 de abril de 2013

    

 ler mais ...

Texto do mês de abril - 30 de abril de 2013

 A maior flor do mundo    

                                                    

         Era uma vez um menino ruivo que se sentia triste e sozinho porque não tinha ninguém para brincar. Então, passava o tempo a tentar apanhar o único bicharoco que havia lá na sua terra. Era tudo deserto, seco, sem árvores, sem animais…

               Quando ele conseguiu finalmente agarrar o bicharoco, este fugiu. O menino desiludido, decidiu ir atrás dele, afastando-se assim de casa até chegar ao rio. Sabendo que o bicharoco passou para o outro lado da margem, ficou indeciso mas arriscou e atravessou o rio.

                Nesse lugar tudo era lindo, verdejante, coberto de flores, árvores e borboletas. O menino estava entusiasmado e maravilhado; tudo era novidade.

                Mais à frente, encontrou uma montanha deserta com uma única flor, mas murcha. Ao ficar com pena da flor, o menino voltou atrás até ao rio e enchendo as suas mãos com água regou a flor várias vezes, andando para a frente e para trás. Como magia, a flor começou a florescer muito depressa, ficando numa flor gigante.

                Como passaram várias horas, o menino ficou cansado e com sono e adormeceu. A flor como se tivesse sentimentos, fez sombra e abafou o menino com uma das suas pétalas.

                Os pais ficaram preocupados e foram à procura do seu filho. Quando o encontraram, abraçaram-no e ficaram surpreendidos ao verem aquela flor enorme no meio de um deserto.

             A partir daquele dia, o menino ficou famoso pois todas as pessoas acharam que ele tinha feito magia. E assim as pessoas passaram a dar maior importância às plantas e nunca mais as cortaram.

                                            

 

 ler mais ...

Prenda e postal do dia do Pai - 19 de março de 2013
História coletiva do mês de março - 16 de março de 2013

 O mistério do ovo

   Era uma vez um coelhinho que estava em casa com os seus três irmãos. Sentia-se aborrecido, sem ter nada por fazer e decidiu ir brincar para o jardim. Durante a brincadeira, o coelhinho encontrou um ovo grande e colorido e chamou os irmãos mas estes não se importaram, pensaram que fosse mentira.

    Então, o coelhinho, feliz e curioso, apercebeu-se que era um ovo especial, pois era mágico. Ao abri-lo viu uma fada em miniatura que falava e concretizava desejos. Emocionado, o coelhinho pediu milhares de ovos iguais àquele para distribuir por toda a aldeia. 

    Domingo de manhã, o coelhinho levantou-se muito cedo e escondeu todos os ovos por todo o lado. Quando as crianças acordaram receberam um mapa da caça ao ovo e assim o coelhinho ficou conhecido como o Coelhinho da Páscoa!

 ler mais ...

Trabalhos individuais de português - 3 de março de 2013

 

Estes são alguns dos nossos trabalhos acerca de palavras que já sabemos escrever!

Estes são alguns dos nossos textos e respetivas ilustrações.

 ler mais ...

Texto coletivo do mês de fevereiro - 2 de março de 2013
Simetria de reflexão - 2 de março de 2013
Materiais para tornar a matemática mais fácil! - 2 de março de 2013

As barras de cuisenaire têm sido nossas amiguinhas na realização dos cálculos...

E agora que aprendemos a dezena, utilizamos muito o ábaco!

Também já utilizamos as figuras geométricas para construir outras figuras; desenhos geométricos...

 

 ler mais ...

Biblioteca - 28 de fevereiro de 2013

   

Com algumas das nossas histórias, conseguimos fazer uma pequena biblioteca de turma. Podemos requisitar livros, levá-los a casa para os nossos pais nos lerem e depois fazermos um trabalho sobre a história ouvida.

 

 

 ler mais ...

Carnaval - 27 de fevereiro de 2013
O Natal!!! - 27 de fevereiro de 2013

Com ajuda dos encarregados de educação, elaboramos um cartaz com  as tradições de Natal na nossa ilha.

 

 ler mais ...

História coletiva - novembro - 26 de fevereiro de 2013

A Folhinha Vaidosa

   Era uma vez uma folhinha que vivia numa árvore muito colorida e bonita. Essa folhinha chamava-se Bela e era tão vaidosa que achava-se a mais linda do mundo. As suas amigas folhas convidavam-na para brincar mas ela nunca queria para não se sujar e nem se estragar. Passava o dia todo a olhar-se no espelho, a perfurmar-se e a maquilhar-se. Quando chegou o outono, a folhinha sentiu-se cansada e ao ver-se no espelho assustou-se pois estava a mudar de cor; estava a ficar velhinha. Envergonhada, decidiu esconder-se das suas amigas até que teve a ideia de saltar para dentro de um balde cheio de tinta verde. Ficou novamente bonita mas quando a chuva apareceu a sua tinta escorreu e as suas amigas gozaram dela, pois ela agora era uma folha velha e feia. O vento soprou e a folhinha que um dia foi vaidosa caiu da árvore e nunca mais voltou.

 ler mais ...

Mostrar e Contar - 25 de fevereiro de 2013

 

         

Todos os dias, o chefe do dia é o responsável por apresentar um trabalho no: "Contar e Mostrar". Podemos mostrar um brinquedo, uma fotografia, aquilo que quisermos, ou então contar uma história lida pelos nossos pais, uma adivinha, uma anedota...São feitas perguntas e comentários sobre a nossa apresentação.

Esta é uma atividade para desenvolvermos a expressão oral, a criatividade e a responsabilidade...

 

 ler mais ...

A nossa sala... - 24 de fevereiro de 2013

O Noddy acompanha-nos o ano todo, começando pelos nossos aniversários. Para que não nos esqueçamos de festejar nenhum, temos a foto de cada um de nós, no mês em que se comemora mais um ano de vida!

Diariamente, temos tarefas a fazer: desde o registo do comportamento, do tempo e do calendário!

 ler mais ...

Quem somos... - 23 de fevereiro de 2013
A turma do 1º ano - 22 de fevereiro de 2013

....................estás aqui!


Professora Elsa

Contactos

Minimizar


[ Ribeira Brava ]

Cód. Escola: 3107107

Telf.: 291 957 498    |     Fax: 291 957 499

eb1pelsjoaorb@madeira-edu.pt

Sítio do Lombo de São João
9350-141      Ribeira Brava

Login - Login

Secretaria Regional de Educação e Cultura