Atividades de Biblioteca

Minimizar
Histórias às avessas - 22 de maio de 2013

 Continuando com as metas curriculares do português foi selecionado para as turmas do quarto ano a obra "Seis histórias às avessas", de Luísa Ducla Soares. Os leitores do 4ºA escolheram o conto "O Monstro" e o 4º B "A menina dos cabelos de ouro". Em ambos os casos chegamos novamente à conclusão que não importa o nosso aspeto físico mas sim os nossos sentimentos.

 ler mais ...

Chegou a primavera! - 22 de maio de 2013

 Após  a visualização do filme "Adivinha o quanto gosto de ti, campo de flores", os pequenos leitores do primeiro ano fizeram um reconto oral e uma ilustração sequenciada do mesmo. No final, construíaram o seu campo de flores.

Os leitores do segundo ano deram asas à sua imaginação  e a partir de imagens criaram a sua própria história em "Bem vinda primavera".

 

 ler mais ...

A Maior Fllor do Mundo - 22 de maio de 2013

Os leitores do terceiro ano leram e exploraram a obra "A maior flor do mundo" de José Saramago, obra indicada nas metas curriculares do português.  Antes da leitura do texto, visualizaram um pequeno filme alusivo ao mesmo. Após a leitura do texto no seu suporte original foi levantada a questão: "Quem é a maior flor do mundo?". Como resposta a maior parte dos leitores indicou o menino que ajudou a flor a crescer, porque segundo alguns, nomeadamente a Mariana do 3º B "O mais importante são os sentimentos e não o aspeto físico".

 

 ler mais ...

O íncrivel rapaz que comia livros - 22 de maio de 2013

Era uma vez um menino que comia livros. Pensava ele que assim seria mais inteligente. Aos poucos percebeu que não era esta a solução, mas sim ler o livro. Lá iz o ditado "Um bom leitor, será sempre um bom aluno".

 

 ler mais ...

Educando - 20 de maio de 2013

No passado dia 16 de maio, as alunas Verónica Milene e Dulce Juliana, representaram a nossa escola no programa "Educando", da rádio Jornal da Madeira, inserido no projeto "Baú de Leitura". As alunas fizeram a leitura dos poemas "Volta a Portugal em asneira" de Luísa Ducla Soares, bem como da versão realizada na escola pelos colegas do quarto ano "Volta em asneira pelos lados de São João". Aqui ficam algumas fotos.

 

 ler mais ...

A Formiga Horripilante - 5 de março de 2013

 A Formiga Horripilante era mesmo feia ou nem por isso, tal como comprovaram os leitores do pré-escolar e primeiro ano. Novamente relembraram que a aparência não é o mais importante. 

 ler mais ...

O casamento da gata - 5 de março de 2013

 O Dom Gato e a Dona Gatinha decidiram casar a sua filha. Mas foi uma gande aventura arranjar o noivo, os padrinhos, os músicos, a cozinheira, a costureira, as bailarinas e o padre. Mas, quando já estava tudo pronto para o casamento algo aconteceu e a Gata não casou! Que terá sido? Queres descobrir? Então lê o livro "O casamento da gata" de Luísa Ducla Soares. Mas entretanto, podes matar a tua curiosidade com os trabalhos dos leitores do segundo ano.

 ler mais ...

Baú Biblioteca Municipal da Ribeira Brava - 5 de março de 2013

 A Biblioteca Municipal da Ribeira Brava criou um baú de leitura para circular entre as escolas do primeiro ciclo do concelho. Os leitores terão acesso a outros livros e poderão realizar trabalhos alusivos aos livros requisitados que depois estarão em exposição naquela biblioteca. O baú já esteve na nossa escola e foi bem aceite pelos nossos leitores que realizaram alguns trabalhos para a referida exposição. Esta estará patente na Biblioteca Municipal em meados de Março. 

Alguns dos trabalhos realizados pelos nossos artistas...

 ler mais ...

Triatlo Literário - 2º fase, fial concelhia - 21 de fevereiro de 2013

No passado dia 19 de fevereiro realizou-se na Biblioteca Municipal da Ribeira a segunda fase do concurso Triatlo Literário, inserido no projeto Baú de Leitura. Trata-se de um concurso que alia três componentes: leitura, escrita e prova de cultura. "O Segredo do Rio" de Miguel Sousa Tavares foi a obra selecionada para esta prova e a nossa escola foi muito bem representada pela aluna Ana Carolina, do 4º B. Aqui ficam algumas fotos.

 

 ler mais ...

A Bela e o Monstro - 20 de fevereiro de 2013

No dia 14 de fevereiro comemorou-se o dia de São Valentim e para assinalar esta data os leitores do 1º ciclo  visualizaram o filme "A Bela e o Monstro". O  filme também é uma história e com ele também podemos aprender. Com este filme os nossos leitores destacaram a importância dos sentimentos: "a aparência não é importante mas sim os sentimentos", dito pela Mariana do 3º B. 

Após a visionamento do filme realizaram-se algumas atividades. Os leitores do  terceiro ano realizaram o reconto coletivo em poema, o quarto ano ocupou-se com o convite e ementa do casamento e o segundo e primeiro ano fizeram algumas ilustrações.

 

 ler mais ...

O Segredo do Rio - 15 de fevereiro de 2013

 Durante os meses de janeiro e fevereiro os leitores do quarto ano leram e exploraram  a história "O Segredo do Rio", de Miguel Sousa Tavares. Realizaram vários trabalhos de ilustração e escrita criativa e construíram uma pequena banda desenhada alusiva à história. Aqui ficam alguns dos trabalhos.

Fotos brevemente...

 ler mais ...

O inverno chegou - 31 de janeiro de 2013

 Os pequenos leitores do primeiro e segundo ano, leram e ouviram os contos "A Senhora da Neve" e "A Rainha das Neves". Exploraram as imagens dos mesmos, colocaram hipóteses e até criaram a sua própria versão. O conto "A Princesa da Chuva" foi explorado pelos leitores do terceiro ano.

 

 ler mais ...

Visita à EB1/PE do Estreito da Calheta - 12 de dezembro de 2012

 

No âmbito da Feira do Livro da EB1/PE do Estreito da Calheta, os alunos do 3º ano foram convidados a apresentarar a peça "O Caldo de Pedra". Foram recebidos num ambiente de alegria contagiante que os motivou para uma apresentação muito animada. Aqui ficam as fotos...

Agora ficamos à espera da visita dos pequenos artistas desta escola.

 

 ler mais ...

Exposição dos trabalhos dos nossos artistas - 30 de novembro de 2012

 

 

 ler mais ...

Histórias (en)contadas - parte II - 30 de novembro de 2012

 

 

 ler mais ...

Feira do Livro - 30 de novembro de 2012

 

No dia 28 de novembro realizamos a nossa festa dos livros e aprensentamos algumas peças de teatro, cantamos e dançamos. Também tivemos a honra de receber a visita do escritor José Viale Moutinho.

 ler mais ...

Histórias (en)contadas - parte I - 27 de novembro de 2012

 

 

 ler mais ...

Escrevendo sobre o... outono! - 23 de outubro de 2012

 Os leitores do 3º ano, após a leitura de alguns poemas alusivos ao outono, criaram algumas quadras e frases sobre esta estação.

 ler mais ...

Vamos ler o... outono - 23 de outubro de 2012

Após a leitura e exploração do poema "O outono chegou", os leitores do 2ºano ilustraram o mesmo sem esquecerem as cores predominantes desta estação. 

 ler mais ...

Trunfas, o espantalho - 23 de outubro de 2012

 Na biblioteca comemorou-se a chegado do outono. Os pequenos leitores do 1º ano ouviramo conto "Trunfas, o espantalho" e ilustraram uma imagem alusiva ao mesmo.

 ler mais ...

Login - Login

Secretaria Regional de Educação e Cultura