Organização Escolar

Minimizar

Plano anual de escola – o documento elaborado e aprovado pelos órgãos de administração e gestão da escola que define, em função do Projecto Educativo e Projecto Curricular de Escola, os objectivos, as formas de organização e de programação das actividades e que procede à identificação dos recursos envolvidos.”

Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M (Artigo 3.º)

 

            Documentação (clique em cima para ver):

 

            Plano Anual de Atividades (em novembro de 2023)

 

 

           Calendário escolar e atendimento aos Encarregados de Educação 2023 / 2024

 

 

 

Enquadramento

            O Projeto Educativo é o primeiro grande instrumento de planeamento da ação educativa da escola, devendo, por isso, servir permanentemente de ponto de referência e orientação na atuação de todos os elementos da Comunidade em que a escola se insere, em prol da formação de cidadãos cada vez mais cultos, autónomos, responsáveis, solidários e democraticamente comprometidos na construção de um propósito comum e de uma sociedade melhor.

O presente projeto assenta num diagnóstico dos constrangimentos e potencialidades da nossa comunidade escolar, com vista a definir objetivos e metas para colmatar as fragilidades e/ou problemas identificados e desenvolver a multiplicidade de potencialidades discentes. Concomitantemente, veicula as linhas condutoras de atuação da escola e serve de referência, garantia, coerência e eficiência para o plano de ação.

Elaborado por uma equipa de docentes, designada pela diretora, compete ao Conselho Escolar “aprovar o Projeto Educativo” (artigo 13.º, número 1, alínea a) da Portaria n.º 110/2002, de 22 de junho e o ofício circular nº. 17/2012 de 16 de maio) cujo conteúdo deve salvaguardar os princípios, os valores, os objetivos e as metas que orientam a escola, aguarda a aprovação em Conselho Escolar.

Metodologia de trabalho

A sua preparação é uma atividade sistémica decorrente da avaliação do Projeto Educativo anterior, em articulação com o relatório de autoavaliação da escola, o Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.

Após análise dos resultados obtidos foram identificados problemas pertinentes e prioritários, dos quais resultou a temática “Supera-te” (aprovada em Conselho Escolar, em julho de 2021). Este tema será igualmente proposto aos encarregados de educação/pais nas reuniões de “Dia Aberto”, nos dias 2, 3, 8 e 9 de setembro de 2021.

       

            Documentação (clique em cima para ver):

      

      Projeto Educativo (em setembro de 2022)

 

     O Regulamento Interno da escola é o documento que define o regime de funcionamento da mesma, de cada um dos seus órgãos de administração e gestão, estruturas de gestão intermédia e dos serviços, bem como os direitos e os deveres dos membros da comunidade escolar, com respeito pelos princípios de fendidos no regime legal da autonomia das escolas de acordo com a Lei de Base do Sistema Educativo e mais legislação aplicável.
     É nesta prespectiva que surgue o Regulamento Interno da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Eng. Luís Santos Costa, como um intrumento regulador, colocado ao dispor de todos os elementos da comunidade educativa, bem como de todos aqueles que recorrem à escola ou a ela acedem.

 

             Documentação (clique em cima para ver):

 

        Regulamento Interno (em reestruturação...)

    
          Nota: Todos os documentos estão disponíveis para consulta na gestão da escola.

 

Apresentação aos encarregados de educação

  

 

Critérios de avaliação para o ano 2023/2024:

   Critérios de avaliação 2023/2024

 

Avaliação do 1º Semestre:

   Estatística da avaliação curricular - 1ºsemestre

 

   Estatística da apreciação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) - 1ºsemestre

 

 


 

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Eng. Luís Santos Costa