A Biblioteca Escolar é essencial para a ampliação e aprofundamento do conhecimento e na promoção social e interpessoal dos alunos. Esta deve ser um espaço agradável, atrativo, de modo a poder cativar os alunos para o mesmo e, simultâneamente, através de formas diversificadas de aprendizagem, desenvolver o gosto pela leitura e criar uma maior afinidade entre os livros e os alunos.
Na Biblioteca pode-se estudar, ler, ver/ouvir histórias, reescrevê-las, criar novas histórias, ou seja, este espaço tem como ponto de partida o livro, que deve ser visto como um amigo, uma fonte de saber e também de prazer.
É através da utilização dos livros, e de todo o trabalho que pode ser feito à sua volta, que se pode promover a interdisciplinariedade de saberes e competências da comunidade escolar, aumentar a capacidade de expressão através da leitura e praticar a leitura como um meio de desenvolver a compreensão na escrita.
Uma vez que os livros e as histórias não devem ser elementos estanques, também na Biblioteca são trabalhadas as dramatizações das mesmas, dando, assim, uma visão mais lúdica da escrita e contribuem para desenvolver as capacidades vocais e corporais das crianças.
Na Biblioteca deve-se valorizar todo o empenho demonstrado pelos alunos, relativamente ao livro e à sua utilização, através da divulgação em exposições temáticas, de trabalhos realizados a partir das leituras efetuadas.