Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais 2013

SRPNE MarinheiraA SRPNE (Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais) ocorreu na Região de 2 a 11 de dezembro e teve como objetivo envolver e sensibilizar todos aqueles que lutam por um futuro melhor para a população com necessidades especiais e alcançar níveis efetivos de inclusão social.
A escola da Marinheira não podia deixar de associar-se a esta iniciativa e, nesta semana em especial, pretendemos alertar para a problemática das necessidades especiais.
Todas as atividades foram planeadas com o intuito de atrair a atenção da comunidade educativa e provocar a reflexão sobre a existência de concidadãos que poderão apresentar limitações de diferentes tipos (cognitivas, genéticas, físicas, etc.) mas que acima de tudo são alunos e seres humanos com os mesmos direitos.
Durante a semana ocorreram várias iniciativas na escola. Destacamos a realização de intervenções com os alunos sobre a temática da inclusão e da diferença, em especial os pequenos GESTOS que todos nós podemos ter como forma de ajudar quem de nós precisa.
Houve ainda lugar a uma exposição de trabalhos, teatro e à realização de uma marcha organizada pelo CAO de Câmara de Lobos e na qual participaram alunos da nossa escola.

Revista

No âmbito da SRPNE criámos uma pequena revista online com as atividades realizadas e artigos de interesse para pais e professores.

Falamos de surdez, síndrome de Down, dislexia e educação inclusiva. Apresentamos também algumas das fotos das atividades realizadas.

A revista pode ser consultada AQUI.

Em alternativa, pode consultar a versão em PDF clicando AQUI.

Pode também visionar os vídeos abaixo.

No decurso das diversas atividades realizadas com os alunos, estes deram a sua opinião sobre a diferença e as diversas formas que podemos ajudar quem precisa de nós. Esta é a sua visão!

Este e mais vídeos podem ser vistos no

Canal da Escola da Marinheira no

Os alunos da nossa escola inscritos na Educação Especial ensaiaram com as professoras especializadas e apresentaram uma pequena dramatização da obra "O som das cores" de Paula Teixeira.