Apresentação pública do 2.º Festival de Órgão da Madeira
Sexta-feira, dia 07 de outubro de 2011, às 11h00, no auditório da Casa-Museu Frederico de Freitas - Funchal
04-10-2011 |
Secretaria Regional de Educação e Cultura
|
|
O secretário regional de Educação e Cultura vai estar na próxima sexta-feira, dia 07 de Outubro de 2011, pelas 11h00, na apresentação pública do 2.º Festival de Órgão da Madeira, no auditório da Casa-Museu Frederico de Freitas – Funchal. Uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação e Cultura inserida no âmbito do projeto 'Festivais Culturais da Madeira'.
Ao longo de mais de uma década, o património organístico da Madeira tem vindo a ser objeto de uma especial atenção no sentido da sua recuperação, sendo já sete os órgãos históricos disponíveis para tocar nas respetivas igrejas. Esse trabalho de conservação e restauro foi levado a cabo pelo mestre organeiro Dinarte Machado, que colocou ao serviço dessa causa grande dedicação e competência. Igualmente, foi responsável pela conceção e construção de raiz de um órgão novo para a Igreja do Colégio, instrumento que, pelas suas características, permite ampliar de forma considerável as possibilidades de repertório para a execução deste tipo de música na Madeira.
No âmbito deste projeto, desenvolvido em articulada cooperação com a Diocese do Funchal, e dando seguimento às orientações programáticas do Governo Regional em matéria de cultura, a DRAC sempre procurou evidenciar que a recuperação deste património singular visava um objetivo mais alargado, que passava pela divulgação desses instrumentos e, sobretudo, pela sua inclusão num programa que viesse enriquecer e qualificar de forma específica a oferta cultural da Madeira. Neste sentido, também ao longo dos anos e à medida que os instrumentos antigos iam sendo recuperados, procedia-se à gravação de CD's com repertórios musicais executados de acordo com o perfil dos respetivos órgãos, trabalho de divulgação que veio a culminar com a publicação do livro Órgãos das Igrejas da Madeira, um inventário rigoroso do património cultural organístico existente nesta Região Autónoma.
|
|