PROGRAMA ECO-ESCOLAS
O que é:
O Eco-Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996, que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Como participar
O Programa pode ser adoptado por qualquer escola, que se inscreva e que siga a sua metodologia. São por isso condições de participação:
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Manifestação por parte da escola da vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa, em qualquer das suas fases;
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Concordância de adesão ao programa por parte do(a) director/presidente da escola;
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Declaração do interesse do Município em colaborar com a escola.
Como se desenvolve
Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa.
A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras.
O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.
Uma escola reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas demonstrou ter seguido a metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de acção, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código); concretizando pelo menos 2/3 do seu plano de acção e realizando actividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano, (biodiversidade ou floresta ou mar).
O plano de acção é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-escolas.
Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.
Coordenação e apoios
O Programa é coordenado a nivel internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objectivos, metodologias e critérios comuns que respeitam, no entanto, a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas actividades.
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