Instalações

A Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Pena, localizada na Freguesia de Santa Luzia, no Funchal, está integrada num meio tipicamente urbano, onde existem alunos de todas as classes sociais. Está situada nas proximidades de outras escolas de diversos níveis de escolaridade, do Centro de Saúde "Bom Jesus", do Centro de Segurança Social, da Delegação Escolar, do Centro de Equipamento Social, do Centro Cívico, de um Lar de 3ª Idade, da Igreja de Santa Luzia e da Junta de Freguesia de Santa Luzia. Esta escola funciona como Escola a Tempo Inteiro.

Ao nível físico, a escola encontra-se dividida da seguinte forma: dois edifícios do tipo urbano.

Edifício 59:

• 3 Salas de ensino
  • 1 Gabinete da Diretora
  • 1 Sala de Informática
  • 1 Sala de Estudo
  • 1 Gabinete de Apoio Administrativo
  • 1 Sala de Professores/A.A.E.
  • 1 Biblioteca

Edifício 60:

• 1 Sala de ensino
  • 3 Salas de Pré-Escolar
  • 1 Sala de Expressão Plástica
  • 1 sala de Expressão Musical e Dramática
  • 1 Cantina
  • 1 Cozinha
  • 1 Despensa
  • 1 Sala para Auxiliares da Ação Educativa

Balneários convertidos em:

• 1 Sala de Apoio Pedagógico
  • 1 sala de Inglês
  • 1 Arrecadação

Para além destes espaços, a escola conta ainda com dois campos desportivos descobertos.

EB1/PE da Pena