Banda desenhada
Minimizar

As cores da vida

 

Era uma vez uma criança chamada Sebastião, mas todos os seus amigos o chamavam Sebas. Ele era alto e magro, tinha cabelo ruivo, pele branca com sardas e tinha olhos castanhos. O Sebastião era uma criança simpática, mas era muito medroso.

Vivia na Cidade da Escuridão, que era muito escura e todos os seus habitantes só conheciam a cor preta. Deslocavam-se para outros sítios com a ajuda do tato, do cheiro e da audição e tinham uma vida bastante agradável, prática e feliz.

Certo dia, o pai do Sebastião arranjou um emprego muito bom na Cidade da Claridade e toda a família se mudou para lá.

Quando chegou à cidade mal conseguia a abrir os olhos com tanta claridade. Alguns dias depois, ele descobriu como «fugir» da claridade: evitava sair à rua e dentro de casa fechava as janelas e apagava as luzes, porque tinha muito medo da claridade. Aos poucos o Sebas apercebeu-se que, usando óculos de sol, conseguia ver melhor as coisas e assim as cores não lhe «feriam» os olhos.

Nesta cidade, o menino aprendeu muito sobre o mundo: as cores que não conseguia ver, a ver melhor e até descobriu o seu reflexo no espelho, mas, o mais importante desta mudança foi superar os seus medos e arranjar novos amigos que, por final, eram muito coloridos.