1.º Período

" Ponyo à Beira Mar "

de Hayao Miyazaki

SINOPSE

Certa manhã, quando brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce... Sosuke liberta o peixinho do frasco, a quem dá o nome de Ponyo e promete protegê-lo para sempre. Mas, o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, força o pequeno peixe a regressar às profundezas. Decidida a tornar-se humana, Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha, acidentalmente, uma poção mágica pelo oceano, transformando as suas irmãs em ondas gigantes que ameaçam inundar a aldeia de Sosuke.

O amor e a responsabilidade, o oceano e a vida, num mundo fantástico onde a magia também faz parte das coisas naturais do dia a dia.

2.º Período

2.º PERÍODO

Tema / Problemática a desenvolver: LITERATURA/ DIFERENÇA

Público-alvo:
Pré-escolar, 1.º, 2º Ciclo

"
 O Patinho Feio e Eu "
de Michael Hegner e Karsten Kiilerich

SINOPSE

Esta é a história desconhecida da relação do Patinho Feio e da sua mãe, ou melhor do seu pai, ou melhor do seu pai adotivo. Baralhados? Ratso é um rato que por mero acaso estava no local quando o pequeno Patinho Feio furou a casca e o Patinho identificou-o imediatamente como sendo a sua mãe. Ratso ficou preso à responsabilidade, pois seria incapaz de explicar ao bebé que não só ele não era a sua mãe como, ainda por cima, era apenas um pai adotivo! A partir daí a vida dos dois é um carrossel de atribulações. Porque criar um filho ao mesmo tempo que se foge de um gang de ratos da cidade malvados não é nada fácil!

"O Patinho Feio e Eu" é um divertimento espetacular para toda a família e uma excelente lição de vida, de tolerância e de respeito pelos outros. O filme é uma adaptação do já existente conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen que se chama “O Patinho Feio”.

EB1/PE/Creche da Ponta do Sol