10º Concurso “Presépio Ecológico” CMF 2016

A nossa escola apresentou dois trabalhos no âmbito do Concurso "Presépio Ecológico" promovido pela Câmara Municipal do Funchal. Foram premiados o da Pré B  na modalidade do Pré escolar - classificada em 3º Lugar e o 2º ano na modalidade do 1º ciclo recebeu uma menção honrosa. Parabéns a todas as crianças e alunos envolvidos, às educadoras Ana, Alda e Cláudia e à professora Ana Luísa!

Exposição Regional de Expressão e Artes Plásticas

Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a Exposição Regional de Expressão e Artes Plásticas, de 15 a 21 de junho 2015, na Avenida Arriaga e Avenida Zarco, Funchal. Os alunos dos 3º e 4ºanos participaram ativamente na construção do fantástico candelabro que podemos ver nas fotos. Acreditem que vale a pena dar um passeio ao centro do Funchal para apreciar esta bela exposição!

Criarte

No passado dia 28 de maio, três alunas do 4ºano participaram na atividade de pintura “Criarte”  que foi dinamizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Como já é habitual, este evento realizou-se no jardim do Almirante Reis. Aqui está o registo fotográfico que nos mostra como decorreu a referida atividade.

Expressão Plástica

Prendas Dia da Mãe

Como habitualmente, os alunos da RDD elaboraram prendas na Expressão Plástica para oferecer às respetivas mães no Dia da Mãe. Tendo-se em atenção as idades e capacidades dos alunos, os trabalhos feitos foram os seguintes:

1ºano – impressão de uma mão numa pega de cozinha cujo trabalho de costura foi oferecido por uma mãe. A embalagem foi elaborada a partir de um pacote de leite pintado pelos alunos.

2ºano – foi utilizada a técnica da colagem do guardanapo num sabonete que foi também oferecido à escola. A embalagem foi uma caixa de roupa interior pintada com esponja e carimbos de corações.

3ºano – pintura de cabides de madeira: a primeira mão de tinta foi com o pincel e a decoração foi com a impressão do dedo. O envernizamento foi feito por um adulto. O papel da embalagem foi decorado utilizando-se carimbos de flores.

4ºano – construção de uma flor com íman, a partir do cartão de caixa de ovos. Como embalagem foi utilizada metade de uma caixa de bolachas.

Prendas Dia do Pai

Como já é hábito, os alunos realizaram prendas na Expressão Plástica para oferecerem aos respetivos pais no Dia do Pai. Tendo como objetivo oferecer objetos que pudessem ser usados, realizaram-se os seguintes trabalhos:

- 1º e o 2ºanos decoraram chaveiros, utilizando a técnica da pintura com os dedos e a colagem. A embalagem foi um rolo pequeno de papel higiénico pintado e na decoração usou-se fitas e papéis de chocolates.

- 3º e 4ºanos pintaram um pano para o pó usando um stencil e tintas para tecido. A embalagem foi também um rolo grande de papel higiénico pintado com guaches e com a aplicação de uma alça e de uma base.

Carnaval 2015

Como é habitual, na Expressão Plástica os alunos fizeram máscaras/ viseiras para se divertirem neste Carnaval. Foram utilizados modelos diferentes, no entanto a proposta de decoração foi a mesma: aproveitamento criativo de restos de diversos papéis e um pouco de purpurina. Vejamos então as fotos destes trabalhos que estão fantásticos!

EB1/PE Ribeiro Domingos Dias