Programa Educamedia

o programa EDUCAMEDIA Assenta na vertente "Educação para os media” e apresenta-se como veículo de promoção da inclusão social e exercício da cidadania, procura melhorar a qualidade do ensino nas escolas e a qualidade de vida das comunidades nas quais se insere. Visa também introduzir novos métodos pedagógicos na sala de aula, promover novas técnicas de ensino e formas alternativas de aprendizagem ativa, através do contacto com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com os media e com o audiovisual.

O programa é composto, atualmente, por nove projetos, a saber: “TV escola”, “Cinedesafios”, “Aprender com o Cinema”, “Webradio”, "TICultura", "Certificação Escola Educamedia", "Madeira Curtas", Festival de Audiovisual e Cinema Escolar", "Educamedia - Aprende Online". Os mesmos possibilitam a melhoria da qualidade de comunicação e convergem para auxiliarem o processo de conhecimento, criando novas alternativas, por forma a estimular a melhoria da qualidade da educação e das condições de trabalho dos profissionais envolvidos no processo de ensino–aprendizagem, como também contribuem para a construção de valores, fomentando no educando mais segurança e facilitando-lhe uma maior integração face às questões sociais.

Filmes - Ano Letivo 2018-2019

1º Período 2º Período   3º Período

Honestidade

Trabalho em Equipa

Família

Pinóquio

Madagáscar 3

Brave, Indomável

Aprender com o cinema

O projeto "Aprender com o Cinema" tem por base a projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.

Para cada um dos filmes a projetar, foi elaborado um guia didático e uma ficha de trabalho para que os professores possam desenvolver um trabalho transdisciplinar que tem como ponto de partida a sétima arte. Desta forma, o professor terá disponíveis diversas atividades que podem ser desenvolvidas em diversos momentos.

Antes da projeção, é essencial proporcionar ao aluno elementos chave que o ajudarão a compreender melhor o que vai ver, sem desvendar muito o desenrolar da história. Neste caso, atividades de investigação sobre os aspetos mais relevantes da película, como por exemplo, a análise da ficha técnica.

Por outro lado, o próprio visionamento numa sala de cinema, torna necessário que o professor dialogue com o aluno sobre o comportamento correto a adotar numa sala de cinema, como por exemplo: saber sentar-se, esperar o início da projeção, estar em silêncio para ouvir os diálogos, o uso dos alimentos e bebidas durante a projeção, a limpeza do seu lugar, etc.

Finalmente, através das atividades posteriores ao visionamento, pretende-se que em contexto de sala de aula, seja explorado o nível de compreensão do filme, a análise dos personagens, bem como o desenvolvimento de atividades relacionadas com as diferentes áreas do currículo.

(in http://educamedia.educatic.info/)

Filme 1º Período 2018-2019