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Por eb1pesantana Em 16/09/2014 11:11

 Aqui ficam as estratégias encontradas pelo 4º ano para resolverem o problema proposto.

 

Por eb1pesantana Em 27/06/2014 21:09

Os alunos do 1º ano desenvolveram a atividade "Quadrado Mágico"

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Por eb1pesantana Em 23/06/2014 12:54

 Aqui fica a solução ao problema proposto aos alunos do Ensino Recorrente.

 

 

Por eb1pesantana Em 23/06/2014 11:45
 PROBLEMA DA SEMANA

 

Os Pães

 

O Pedro come por dia 3 pães.

A Catarina come 4.

Ao fim de uma semana, quantos pães come a Catarina a mais que o Pedro?

 

  

 

 

 

R: _____________________________________________________

...
Por eb1pesantana Em 23/06/2014 11:22
 O Relógio de Sol

 

         Embora a origem do relógio de sol seja desconhecida, o seu funcionamento é fácil de explicar.

         O sol incide sobre o relógio e a sombra da haste indica a hora. Para funcionar corretamente, ele precisa estar perfeitamente orientado de forma a ficar paralelo ao eixo de rotação da Terra. Ao longo do ano, a hora solar pode ser um pouco diferente da hora marcada nos relógios convencionais. Isso acontece porque o movimento da Terra em torno do Sol não é uniforme – pode ser mais rápido ou mais lento conforme a época do ano.

         O relógio de sol foi muito usado pelos gregos e romanos antigos, principalmente durante a Idade Média. Naquela época, quase todas as catedrais e igrejas tinham um relógio de sol para regular o momento das orações. Com o aparecimento dos primeiros relógios mecânicos, os relógios solares começaram a cair em desuso.



Por eb1pesantana Em 20/06/2014 20:54

 O Parque de Diversões

 

Por eb1pesantana Em 20/06/2014 11:39

 Aqui fica a resolução do problema proposto os alunos do 3º Ano.

Por eb1pesantana Em 16/06/2014 12:41
 PROBLEMA DA SEMANA

 

A Rita mede 1 m e 40 cm e a sua mãe mede 1 m e 57 cm.

Quantos centímetros faltam à Rita para atingir a altura da mãe?

 

 

 

 

R: _____________________________________________________

...
Por eb1pesantana Em 12/06/2014 14:38

 Aqui fica o Problema do Mês resolvido pelas crianças do Pré-Escolar.

 

Por eb1pesantana Em 12/06/2014 14:28

 Da observação da amplitude do ângulo e do comprimento dos lados os quadriláteros podem classificar-se em trapézios ou não trapézios e os trapézios classificam-se em paralelogramos, retângulos, losangos e quadrados.

Por eb1pesantana Em 12/06/2014 14:08

 

Aqui ficam algumas das atividades desenvolvidas pela turma do 3º ano. 

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Por eb1pesantana Em 21/05/2014 11:16

 SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

 

TEOREMA DE EULER

(clique para a ceder ao documento)

Por eb1pesantana Em 09/05/2014 11:06
 Problema da Semana

 

            A Sofia demorou 10 segundos a escrever a palavra "MATEMÁTICA".

         Quantas vezes escreverá a palavra "MATEMÁTICA" durante 1 minuto se mantiver sempre a mesma velocidade na escrita? E durante 1 hora?

...
Por eb1pesantana Em 05/05/2014 21:37
Este jogo destina-se a crianças do Pré-Escolar. Apesar de estar em Inglês é muito intuitivo.



 

Temática: Contagem Idade: 4-6 anos Breve descrição: As crianças devem contar o número de peixes que estão a nadar e de seguida, clicar no número correspondente. O jogo apresenta 3 níveis de dificuldade. Para avançar para o próximo nível a criança deve responder corretamente pelo menos a 70% das questões.



(clica na imagem para acederes ao jogo)

 



...
Por eb1pesantana Em 02/04/2014 14:44
Aqui fica a sugestão deste jogo que é uma ótima maneira de aprenderes a multiplicação e de te divertires ao mesmo tempo.



Temática: Multiplicação

 

Idade: 7-10 anos

 

Breve descrição: Este jogo apresenta 3 níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil). O objetivo é pescar o resultado correto para cada multiplicação apresentada.

 

Link: http://www.multiplication.com/games/play/fish-shop

 

 



Podes clicar na imagem e acederes diretamente ao site

 

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Por eb1pesantana Em 02/04/2014 14:18

 Adição de Frações decimais

 

Por eb1pesantana Em 02/04/2014 14:04

 

 Aqui ficam as atividades desenvolvidas pelo grupo do Pré-Escolar durante a semana da Matemática. 

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Por eb1pesantana Em 31/03/2014 14:13
 Curiosidades sobre os sólidos geométricos 

 

         O maior sólido geométrico feito pelo Homem foi a pirâmide de Quéops, no Egito. Esta pirâmide quadrangular também é conhecida como a Grande Pirâmide, sendo a maior e a mais antiga das três pirâmides de Gizé.



         Esta construção é uma das "Sete Maravilhas do Mundo" que chegou quase intacta aos nossos dias. Tem 138 m de altura e a base quadrada tem cerca de 230 m de lado. Cobre uma área de 54000 m2 e foi feita com mais de dois milhões de blocos de pedra, pesando cada um deles, em média, 2,5 toneladas.                                           

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Por eb1pesantana Em 27/03/2014 16:09

 A turma do 3º ano mediu e calculou os perímetros dos canteiros da horta biológica da escola. 

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Por eb1pesantana Em 21/03/2014 16:02

 Este foi o Problema que as crianças do Pré-escolar resolveram em conjunto com os seus familiares.

             

      Grupo dos 4 anos                                            Grupo dos 5 anos

Por eb1pesantana Em 14/03/2014 15:51




Problema da semana

 

 

O pai da Alice é agricultor. Ele cria galinhas e vacas. Neste momento, tem vacas e galinhas num total de 40 animais, que possuem, em conjunto, 110 patas. Então, ele tem... (Marcar a resposta certa com X).

10 galinhas e 10 vacas;

20 vacas e 20 galinhas;

15 galinhas e 25 vacas;

25 galinhas e 15 vacas.

Explica como resolveste.

 



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Por eb1pesantana Em 28/02/2014 15:53

 Este foi o problema da semana proposto aos alunos do 4º ano.

Por eb1pesantana Em 25/02/2014 16:14
Divisão
 
Numa divisão inteira, o dividendo é sempre igual à soma do resto com o produto do quociente pelo divisor. Esta é a propriedade fundamental da divisão inteira e permite verificar se a divisão está correta.
 
dividendo = quociente x divisor + resto
 
O resto é sempre menor do que o divisor. Quando o resto de uma divisão inteira é zero, dizemos que é uma divisão exata.
 
dividendo  =  quociente x divisor 
Por eb1pesantana Em 25/02/2014 15:46

 Aqui fica a solução encontrada por uma aluna da turma do 3º ano.

Por eb1pesantana Em 21/02/2014 15:31

 Aqui fica o problema proposto aos alunos do 3º ano.

Por eb1pesantana Em 19/02/2014 15:06
Temática: Localização Espacial

Idade: 7-10 anos Breve descrição: O Tangram é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Neste jogo devem seguir-se duas regras: usar todas as peças e não sobrepôr as peças.

Link: http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/



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Por eb1pesantana Em 18/02/2014 15:44

 Aqui fica a solução encontrada para o problema que foi proposto.

 

 

Por eb1pesantana Em 14/02/2014 15:39

 Este foi o problema proposto aos alunos do 2º ano.

 

Por eb1pesantana Em 11/02/2014 10:08

 Aqui fica a solução do problema da semana encontrada por uma das alunas.

Por eb1pesantana Em 07/02/2014 10:04

Aqui fica o Problema da Semana que os alunos do 1º ano levaram para casa para resolverem no fim de semana.

Por eb1pesantana Em 02/02/2014 15:13
Padrões

       O estudo de padrões proporciona a oportunidade para aprender a estabelecer e reconhecer relações, a fazer generalizações e previsões sobre o mundo que nos rodeia.

       É importante investigar um padrão de uma forma organizada e sistemática.

Andando em círculos

       Os alunos do quarto ano criaram desenhos geométricos a partir de padrões encontrados em tabelas da multiplicação. Para isso precisaram de registar os múltiplos de um número, circundaram nos mesmos os algarismos da ordem das unidades e a partir daí descobriram qual o padrão.

       Numa circunferência, com os números de zero a nove assinalados, os alunos desenharam segmentos de reta, ligando os números do padrão encontrado.

         O desenho geométrico resultante corresponde a um padrão numérico específico formado pelo algarismo da ordem das unidades dos múltiplos do número escolhido.



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Por eb1pesantana Em 31/01/2014 14:14

 Aqui fica o Problema do Mês que as crianças do Pré - Escolar resolveram em casa com a suas famílias.

    

    

Por eb1pesantana Em 28/01/2014 12:12

 Os alunos do 3º ano realizaram o jogo da batalha naval quando trabalharam as coordenadas.

 

Por eb1pesantana Em 28/01/2014 12:07
 Aqui ficam algumas das ati idades matemáticas dinamizadas pela turma do 1º ano. 

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Se estiverem interessados em saber como se joga o "ANTES E DEPOIS" consultem as regras abaixo apresentadas.

 

Regras do Jogo "ANTES E DEPOIS"

São colocadas 4 cartas centrais, todas com uma árvore, onde contamos 5 flores, 5 borboletas, 5 maçãs e 5 passarinhos; as restantes cartas são distribuídas pelos alunos que deverão colocar o número anterior ou posterior ao que se encontra na mesa.

 

Descubram ainda a história dos NÚMEROS AMIGOS.

 

O nosso amigo 10 faz anos e convidou os seus amigos para a festa, com uma condição: nenhum poderia ir sozinho.

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Por eb1pesantana Em 28/01/2014 10:05
 Aqui fica o Problema da Semana proposto na turma do Ensino Recorrente.





 

Quatro irmãs, a Mariana, a Teresa, a Fátima e a Rita vivem no mesmo prédio. A Mariana mora dois andares por cima da Fátima. A Teresa mora oito andares por baixo da Mariana. A Rita mora no 6º andar, a meio caminho entre a Fátima e a Teresa. Em que andar mora cada uma delas?

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Por eb1pesantana Em 24/01/2014 09:49
Aqui ficam as três estratégais de resolução do Problema da Semana encontradas pela turma do 4º Ano.

1ª estratégia

   

 

2ª estratégia

  

 

3ª estratégia



 

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Por eb1pesantana Em 21/01/2014 17:45
 Aqui fica o Problema da Semana que os alunos do 4º ano levaram para casa para resolverem no fim de semana.



Um clube de futebol dispõe de 32 jogadores. Do equipamento destes jogadores constam: meias pretas e meias azuis, camisolas amarelas, vermelhas e verdes, calções pretos e azuis.

De quantas formas diferentes se podem equipar os jogadores? E quais são essas maneiras?

 









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Por eb1pesantana Em 17/01/2014 10:00

 Aqui fica a solução encontrada pelo 3º ano para o problema que lhes foi proposto.

 

Por eb1pesantana Em 14/01/2014 17:19

 Aqui fica o Problema da Semana que os alunos do 3º ano levaram para casa para resolverem no fim de semana em conjunto com a sua família.

Por eb1pesantana Em 14/01/2014 17:15

 Aqui fica a solução do Problema da Semana encontrada pela turma do 2º Ano.

Por eb1pesantana Em 12/12/2013 16:51

 O grupo dos 5 anos do Pré-Escolar já resolveu o enigma. Aqui fica a solução por eles encontrada.

   

 

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