A área de Expressão e Educação Plástica tem sido frequentemente tratada como secundária na formação da criança ou apenas como momentos de diversão. No entanto, a prática de actividades expressivas contribui claramente para a expressão da personalidade, para a estruturação do pensamento e para a formação do carácter.
A criança tem necessidade de desenvolver o imaginário, e transpor plasticamente as suas sensações.
A Expressão Plástica, foi deste modo criada com a intenção de alargar o campo de experiência das crianças de forma a que possam desenvolver a sua sensibilidade, imaginação e sentido estético.
A manipulação e experiência com os materiais, com as formas e as cores permite que, a partir de descobertas sensoriais, as crianças desenvolvam formas pessoais de expressar o seu mundo interior e de representar a realidade.
A exploração livre dos meios de expressão gráfica e plástica não contribui somente para despertar a imaginação e a criatividade dos alunos, como lhes possibilita o desenvolvimento da destreza manual e a descoberta e organização progressiva de volumes e superfícies.
As actividades de expressão e educação plástica devem privilegiar o contacto com a natureza, o conhecimento da região, organizar e visitar exposições, bem como, a participação em datas festivas, dando assim a oportunidade de enriquecer e alargar a experiência dos alunos e desenvolver a sua sensibilidade estética.
Valter Martins Fernandes